Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



O Trânsito de Plutão  
Home > Autoconhecimento
O Trânsito de Plutão

por Ivan Maia Fernandes


O que é um trânsito em Astrologia? É a passagem de um planeta por um determinado signo/casa de seu mapa natal, que é fixo e imutável. Qual o seu efeito? De um modo geral, podem ocorrer grandes alterações em sua vida, crises, ativações de potenciais latentes, o despertar de uma semente adormecida, ou seja, muitas mudanças, ou até simplesmente nada. Tudo depende do que está transitando, do que existe no mapa pessoal de nascimento, dos aspectos, dos outros trânsitos e da fase de vida. O que isso nos traz de bom ou ruim? Se você conhecer, poderá aproveitar a onda, pegar um “surf” na energia e com isso tirar um bom proveito se precavendo para não dar margem para que algo de “ruim” aconteça em sua vida. Como se diz popularmente, “não dar chance para o azar”. Afinal, “os astros inclinam, mas não determinam” e nossos pensamentos criam nossa realidade.

Neste ano, o tema do X Simpósio Nacional de Astrologia, promovido pelo SINARJ, Sindicato dos Astrólogos do Rio de Janeiro, foi “Em Tempos de Plutão em Capricórnio”. Vários astrólogos apresentaram trabalhos falando sobre o que significará este importante trânsito na nossa vida. Por que essa deferência toda especial com Plutão? Não tentaram rebaixar Plutão da condição de planeta? Terá esse longínquo “planetinha” tanta importância assim?

Fique tranqüilo! Astrologicamente falando, Plutão continua mais planeta do que nunca! Apesar da questão “ser ou não ser” planeta, seus efeitos independem totalmente dessa mera formalidade. Plutão representa a morte e o renascimento, meu amigo! Será por isso então que quiseram acabar com ele? Ele rege as forças inconscientes, as ciências ocultas. Ele transita pelas sombras, pelo subterrâneo, pelo umbral. Ele representa o desapego. É tanto desapego que ele aceita até ser rebaixado e perder o seu título de planeta! Para ele não existe o impossível. "Ele faz a hora, não espera acontecer", como dizia o compositor Geraldo Vandré. Ele é o planeta mais distante do Sol, talvez por isso mesmo, o mais silencioso, misterioso e inatingível de todos. Torná-lo oculto é de sua própria natureza. Isso é plutoniano! Mas ele também é paixão, assim como apaixonante é essa discussão. E nos convida a dar um mergulho nas profundezas do assunto da casa por onde transita, a revolvermos bem no fundo, vermos o que estamos escondendo de nós mesmos, a nossa sombra, e sairmos da mentira em que às vezes vivemos.

Plutão entrará definitivamente no signo de Capricórnio no final de novembro e lá permanecerá até 2023. Os efeitos do trânsito dos planetas lentos se iniciam quando estão a aproximadamente três graus de uma determinada posição e se dão principalmente na forma de aspectos com planetas natais e nos assuntos da casa natal por onde estão passando. Verifique onde começa o signo de Capricórnio em seu mapa e qual o assunto da casa que ele estará influenciando e se prepare.

Vivemos a dualidade. Tudo tem um lado positivo e outro negativo. Precisamos vibrar positivamente atraindo as coisas boas e nos defendendo das ruins. Trânsitos de Plutão podem nos levar ao encontro com o lado mais primitivo e não regenerado de nossa natureza; nos colocará de frente para sentimentos como cobiça, inveja, raiva, ciúmes, dores, mágoas, desejos sexuais desregrados e selvagens. Você está pronto para isso?

Rilke escreveu: “Se meus demônios me abandonarem, tenho medo de que meus anjos também levantem vôo”. Não tenha medo, meu caro! É no confronto com nossa sombra que poderemos descortinar nossa luz. É na aceitação do nosso ódio que poderemos fazer a opção pelo amor. Enfrente o seu medo e abrace definitivamente o amor. Seus anjos estarão sempre ao seu lado!

Ele traz à tona necessidades de mudança compulsória, obrigando-nos a abrir mão daquilo que já não nos serve ou que impede nosso crescimento. Em contrapartida, tendemos a manifestar, nas casas e planetas ativados, impulsos de poder e de controle voltados para “manter tudo como está”. Plutão estimula manifestações dos níveis mais profundos do ser, de natureza subconsciente ou inconsciente. Durante seu trânsito poderemos nos sentir estranhos e até ameaçados. Por vezes, manifestaremos os sentimentos de forma rude, intensa e extremista. É o trânsito mais típico dos conflitos de poder, assunto que ele rege.

O efeito maior de Plutão é de transformação, transmutação, mudanças, de quebra de paradigmas. Ele retira as muletas que nos impedem de dar saltos quânticos de crescimento, tirando-nos da limitação. Ele traz poder, revolve a lama, fazendo com que venha à tona o que está debaixo dela, escondido, adormecido ou trancado, podendo também fazer o contrário, ou seja, esconder o que está visível para num futuro próximo melhor modificar. Mas a maior oportunidade que Plutão nos proporcionará é de crescimento e desenvolvimento, pois nos coloca em contato com potenciais guardados em escondidas gavetas interiores e que nós mesmos não “sabemos” que temos.

“Desde que o mundo é mundo, ninguém se convenceu que morrer é obrigatório.” Carlos Drumond de Andrade
 Morremos para o velho para que o novo possa vir.

Bom humor e pensamentos positivos, sempre!

Texto revisado por Cris



Compartilhe

Autor: Ivan Maia Fernandes   
Astrologia, Coaching, PNL, Astro Coaching, Mesa Radiônica, REIKI, EFT, Cura Reconectiva, Reconexão e Renascimento. Consultório em Curitiba-PR - tel.: (41) 99644-3111 ou (61) 99245-3574 - E-mail: esoteraph@gmail.com
E-mail: esoteraph@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.
Publicado em 26/09/2008

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 34 – TA CHUANG – O PODER DO GRANDE
O momento é favorável para tomar atitudes, mas você deve saber usar corretamente o poder de que dispõe. A verdadeira força é a que nunca se afasta do caminho da justiça.


energia
Runas: Perdhro
Ganhos inesperados, revelações agradáveis.


23
Numerologia: Expansão
Bom dia para vendas, propaganda e promoção em qualquer área. Você pode fazer sua própria sorte hoje, permita-se a ousadia e busque vantagens para sua vida. Canalize sabiamente essa energia e atue de modo decisivo.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. O que esperar de 2018?
3. Que tipo de amor você merece x qual atrai?
4. A Oração do Perdão
5. Por que há espíritos negativos
6. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
7. Limão para tratar o Sistema Digestivo
8. 3 sinais de que ele não está a fim de você de verdade!


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade