Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



O que quer a ansiedade  
Home > Autoconhecimento
O que quer a ansiedade

por Elaine da Purificação Carvalho


Quantos de nós na maior parte do tempo está em expectação? Esperando algo que não sabemos direito o que é, mas esperamos... e esta espera tem uma origem; às vezes uma notícia, telefonema, um trabalho, um encontro, uma quantia em dinheiro... felicidade; sempre está relacionado à solução de algo, como nos Contos de Fadas: "e viveram felizes para sempre", provocando aflição, angústia e se transformando em ansiedade patológica, atingindo um valor extremo de forma generalizada e em algum tempo é tão avassaladora, que recorre-se ao tratamento psiquiátrico com medicações de efeito paliativo, numa eterna dependência do comprimido "mágico".

A palavra ansiedade tem sua origem no latim "anxietas" que significa angústia, anxius = perturbado, apertar sufocar, e é exatamente isso que a ansiedade gera.
Mas onde é gerada a ansiedade? Não sou médica psiquiatra, tão pouco especializada no assunto, o que observo é que todos nós somos " bombardeados" excessivamente por ideias, padrões, notícias, regras, modas, crenças, informações, todo modo de comparações, preconceitos, que unidos formam um gigante " capacete" energético em nossas cabeças despertando um querer desenfreado de nos tornarmos o que não somos, de irmos contra a nossa natureza individual, de abandonarmos o contato com nossas forças anímicas, ondas constantes de sentimentos que nos afligem por não estarmos atingindo às expectativas "criadas" e " vendidas" de origens diversas, excluindo totalmente o individuo da sua totalidade, o espírito, as habilidades, os dons os talentos naturais que trazemos conosco ao longo da existência, e estas ondas não são nossas, mas como estamos desconectados de nós mesmos, acreditamos que tudo o que pensamos e sentimos sejam nossos, ignorando completamente os sensos individuais.
A ansiedade tem como característica principal, a espera de que algo aconteça, na maior parte dos casos, algo ruim, que traga sofrimento, tragédias, e preocupação excessiva com o que pode acontecer.

Resumindo: a mente está no futuro projetando a irrealidade. Na ansiedade, perdemos contato com a realidade. E o que é a realidade? É o que existe de fato! Expectativas andam de mãos dadas com frustrações. A frustração é um sentimento, uma emoção que ocorre quando algo que era esperado não aconteceu e quando identificamos um erro entre aquilo que planejamos e o que realmente aconteceu. Em continuidade, a expectativa e frustração nos levam às doenças físicas, enfraquecendo nossa vontade.

Planejar, organizar nossas tarefas, metas, é saudável; esquecer de que nem sempre as coisas serão como planejamos, é sinal de negligência consigo mesmo.
Estas questões todas aqui apresentadas passam também por sentimentos que na maior parte do tempo tentamos esconder de nós mesmos tais como a arrogância, orgulho, vaidade.
Quando expectamos exageradamente sobre alguma coisa que queremos, é preciso ser honesto o suficiente para discernir se o que estamos esperando é real ou fantasioso, se é um desejo infantil ou maduro, ou seja, olhar para o que está atrás de todo este querer que causa ansiedade, porque não está acontecendo no tempo que estabelecemos, desconsiderando que a vida tem seu próprio tempo ou ainda estamos agindo do modo errado, por isso, não alcançamos o que tanto queremos.
Ansiedade sempre aperta o peito e muitas pessoas têm a sensação de que vão enfartar, entram em pânico, desesperam-se.

A mente "barulhenta" é a principal causa da ansiedade tão impregnada de ondas do coletivo, cria fantasias, catástrofes, tragédias e quando depois de uma crise de ansiedade, observamos a realidade, verificamos que nada do que imaginamos, está acontecendo, nada... tudo está como é... apenas fluindo.
Minha sugestão aos ansiosos crônicos ou não, é que se ocupem de movimentar seus corpos com atividades físicas prazerosas e diárias, leituras positivas, filmes alegres e leves, conversar sobre assuntos interessantes que tragam conhecimento e positividade; orações são mantras poderosos de conexão com nosso Eu Maior, sempre que possível estar pertinho da natureza, respirar profundamente, dedicar um tempo a si mesmo exclusivamente com que lhe traz prazer e leveza, fazer parte de grupos que se ajudam mutuamente, buscar por uma terapia que o auxilie a reconectar-se com suas forças anímicas. Se ainda assim, sentir um enorme vazio, minha sugestão é que procure as Constelações Familiares e olhe para o que está oculto na ansiedade que insiste em se mostrar, num sinal claro de: "Ei, olhe para mim". Encoraje-se e olhe, a ansiedade tem muito a lhe dizer. Abraço.

Elaine Carvalho - Terapeuta

Texto revisado

Publicado em 02/06/2017



Compartilhe

Autor: Elaine da Purificação Carvalho   
Elaine Carvalho - Atendimentos individuais em terapias breves e eventos na área terapêutica. 
E-mail: lealbian@yahoo.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 54 - KUEI MEI – A JOVEM QUE SE CASA
Evite qualquer decisão ditada pela paixão.


energia
Runas: Tiwaz
Remoção de obstáculos, vitória através de lutas.


24
Numerologia: Equilíbrio
Procure estabelecer um ritmo harmônico em sua vida, evite precipitações e correrias e arrume tempo para dedicar-se aos que ama dialogue, faça trocas pratique a compreensão.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. A Oração do Perdão
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. Os quatro elementos no mapa astrológico
5. Quer alcançar seus objetivos? Invista em autoconhecimento!
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. Meu problema é que sou sincera demais!
8. A quem você deseja agradar?


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade