Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



O que posso fazer para melhorar esse mundo?  
Home > Autoconhecimento
O que posso fazer para melhorar esse mundo?

por Paulo Salvio Antolini


A ideia é modificarmos a linha de raciocínio e, então, buscarmos novos resultados. Muitos se perguntam que mundo é esse, visando realçar as incoerências, as injustiças, os desmandos que estão sendo praticados em todos os níveis e segmentos desse planeta.
Na pergunta “que mundo é esse?” é como se não tivéssemos participação efetiva nos acontecimentos, portanto, isentos de responsabilidades sobre os resultados que ai estão. Fomes, doenças, crimes, sujeiras, e mais desqualificações que depreciam o que estamos a viver.
Quando transformamos a pergunta para o título deste texto, promovemos um giro radical no ângulo de visão sobre o assunto. Passamos a ser não só o foco como os principais responsáveis por tudo que ocorre. Estava a olhar meu consultório e pensei em comprar uma nova estante, pois havia um acúmulo de livros que estava me incomodando.
De repente me vi recolhendo boa parte deles e levando-os para outro cômodo onde há prateleiras para isso. O ambiente do consultório ficou mais leve, bem arrumado e não precisei buscar fora nada para deixá-lo assim. Animado, fiz a mesma coisa em meu quarto e novamente me vi bem-sucedido nas “mexidas”. Ficou ótimo e aconchegante. Quantas queixas de pessoas sobre suas casas e cujas reflexões giram em torno do trocar, de mudar, mas não no mudar suas ações para modificar o que não as satisfazem mais. 
Há algum tempo citei uma jovem que dizia ser sua casa um poço de tristeza. Mostrou-me uma foto da entrada e era um mato só. Após um pouco de ações dela para com a casa, dedicando mais cuidado, fez um belo jardim, além de também transformar o interior dela em um local mais gostoso, bonito e aconchegante. Para isso gastou apenas na compra de uma capa para o sofá. Vejo empresas, escritórios onde por onde se passa o piso está brilhando, mas todo empoeirado ao redor. Escrivaninhas que os braços e mangas de camisa que as limpam, enquanto o restante é um pó só. E os teclados e telas de computadores, já repararam? Até aqui estamos falando de coisas simples e diretamente ao nosso alcance. Mas há coisas ainda mais importantes e também acessíveis.

Por exemplo, um elogio a quem fez bem seu serviço ou nos atendeu com esmero. Um não agredir aquele que por motivos desconhecidos nos responde rispidamente e sem nenhuma atenção. Ainda o não se deixar melindrar, ressentido por não ter sido o primeiro a ser avisado de algo que julga importante. Não revidar às palavras ácidas dirigidas indevidamente, esperando o outro se acalmar um pouco para então conversar sobre o assunto. Sim, há muito o que podemos fazer e não estamos fazendo. Criticamos a corrupção e nos esquecemos que somos corruptores. Basta uma simples frase para nos mostrar isso: “Poxa, eu não sabia, vê o que pode fazer por mim.” Estamos pedindo ao outro a concessão que não deveria existir. Falamos tanto de Deus e nos dirigimos a Ele apenas para pedirmos, e de tudo. Até para que castigue nossos inimigos. Dirigimo-nos aos locais de oração e fazemos doações quando precisamos de algo, esquecendo de nossos vizinhos que estão em dificuldades. Barganhamos com Deus para que Ele nos dê o que queremos, sem nem nos perguntarmos se realmente merecemos o que estamos pedindo. Lembro-me de uma pessoa que me dizia: “Xará, calado, você já está errado!”. Muito podemos fazer para melhorar esse mundo apenas ficando calados, não falando coisas que apenas irão piorar o drama já existente. Não repassando comentários que denigrem ou destroem reputações.

Há uma frase correndo pela internet: “Não se pergunte que mundo iremos deixar para nossos filhos, mas sim que filhos iremos deixar nesse mundo!”.
Eis uma responsabilidade nossa, criar bem nossos filhos. Cabe a nós passarmos os valores que eles irão praticar e não às escolas. Se comecei a dobrar o pano de prato que antes ficava jogado, a arrumar meu quarto onde antes era só bagunça, então, já comecei a fazer para melhorar esse mundo!

Publicado em 3/6/2017

Compartilhe

Autor: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.


energia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!


22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Qual o significado dos 40 dias da Quaresma?
2. Você sabe como funciona a Lei do Carma?
3. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
4. O apego aos pensamentos
5. Pode ser amor, mesmo quando parece que não!
6. O Limão na Gravidez e Amamentação
7. Limão para tratar o Sistema Digestivo
8. Relato de um amigo que se foi

Faça parte do PDA

 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade