Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



O que fazer quando não sei o que fazer  
Home > Autoconhecimento
O que fazer quando não sei o que fazer

por José Luís Alves


Durante alguns momentos da jornada, é natural nos sentirmos confusos e sem saber muito bem o que fazer, principalmente quando as mudanças chegam.
Os momentos que vivemos hoje são de mudanças. Eu me refiro muito mais às mudanças internas do que propriamente às externas. Por experiência, sei que a atividade é praticamente 100% interior.
Neste artigo, eu vou colocar algumas sugestões e dar uma expandida no assunto. É bom ficar atento para cada caso, pois nem um caso é igual ao outro. Em alguns momentos, é hora de parar, relaxar e esperar mesmo. Já em outros casos,  é hora de agir e viver aquilo que precisa ser vivido. Para começar, faça uma pergunta para si próprio:
Quem em mim quer fazer e o que realmente desejo de verdade?
Estou conseguindo relaxar e descansar ou fico constantemente preocupado e ansioso?

Silencie por alguns minutos, ouça mais a sua voz interior, e se não estiver conseguindo, continue tentando silenciar. O silêncio e as respostas chegam na prática diária e constante e, mesmo assim, não podemos controlar os resultados. Em casos em que a pessoa está se sentindo confusa e desorientada, sem saber mesmo o que fazer, é um bom momento para investigar o que a está movendo em direção ao fazer compulsivo. Pode ser o medo da falta, da pobreza e também um fuga de algo. Como disse, cada caso é um caso.

Em outros casos, a pessoa tem ideias, planos e sente dificuldade em colocar em prática. Neste caso, eu sugiro que pare por um momento e pergunte-se:

Colocando em prática meus planos, eles servirão para o bem da humanidade?
Meus planos merecem atenção?
Muitas vezes, a dúvida é um fator limitante, porém, nosso trabalho é fazer da dúvida uma amiga, e não se sentir culpado pelo momento seja ele qual for. Um bom exemplo é: "Eu quero fazer algo novo e não sei se devo ou não fazer".

Uma pergunta que pode ajudar é:
É melhor fazer ou não fazer neste momento?
E se não der certo, o que eu posso perder?
Existe mesmo necessidade em fazer ou estou me preocupando desnecessariamente?
A experiência é sempre rica e nos proporciona ótimos aprendizados, até nos casos mais difíceis, sempre vale a pena tentar.

Costumo dizer que os momentos em que estamos passando agora estão sim muito difíceis, e que silenciar alguns minutos por dia, meditar e relaxar, estão ajudando imensamente a passarmos por esta transição. É bem comum vermos pessoas sem saber o que fazer, e neste tempo, não saber o que fazer pode sim estar se tornando uma preocupação. Agora, nem sempre não saber o que fazer sinaliza que o caminho não está certo. Às vezes, não saber o que fazer simplesmente é parte do momento.
Qual é o problema de não saber o que fazer ou não fazer neste momento? Quem em você precisa saber tudo ou estar a fazer tudo?  Se no seu caso, a preocupação estiver muito forte, eu sugiro que procure as terapias e tudo o que puder auxiliar na investigação das causas.
Na maior parte dos casos, relações abertas com o passado podem ser as raízes de uma preocupação presente, que somente pode ser desfeita com uma expansão de consciência que permite uma visão maior do momento presente. Resumindo, a investigação consciente e autoconhecimento são essenciais para quem deseja transitar da preocupação para o sentimento de calma.

Embora possa não ser um transição fácil, na maioria dos casos, eu sinto que faz parte da nossa evolução e aprendizado mesmo. Estarmos aqui encarnados neste momento é uma bênção, vista por um ângulo espiritual. Somos seres em evolução que estamos aprendendo por meio da dor, e se nos dedicarmos em buscar o amor, como meio de aprendizado, é provável que a dor seja bem menor. Cada caso é um caso, e em todos os casos, o silêncio e o autoconhecimento é o que dará as respostas no tempo certo, e aos poucos, aprendemos a agir sem estar em ação, simplesmente fazendo tudo sem fazer absolutamente nada. 

Com amor,

Texto Revisado

Publicado em 30/06/2017



Compartilhe

Autor: José Luís Alves   
Desde que cheguei neste plano, estive buscando por algo maior, Divino...Até o momento do encontro com o Mestre. Neste momento, todas as perguntas e respostas desaparecem e relembramos quem verdadeiramente somos. Atualmente trabalho com Worshops, cursos, palestras e terapias em espiritualidade. Co-fundador do Centro Mahalakshmi RS. 
E-mail: joseluisalves8@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 54 - KUEI MEI – A JOVEM QUE SE CASA
Evite qualquer decisão ditada pela paixão.


energia
Runas: Tiwaz
Remoção de obstáculos, vitória através de lutas.


24
Numerologia: Equilíbrio
Procure estabelecer um ritmo harmônico em sua vida, evite precipitações e correrias e arrume tempo para dedicar-se aos que ama dialogue, faça trocas pratique a compreensão.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. A Oração do Perdão
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. Os quatro elementos no mapa astrológico
5. Quer alcançar seus objetivos? Invista em autoconhecimento!
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. Meu problema é que sou sincera demais!
8. A quem você deseja agradar?


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade