Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



O que esperar e o que não esperar de um oráculo  
Home > Autoconhecimento
O que esperar e o que não esperar de um oráculo

por Brida Kether


Derivada do latim, a palavra oráculo seria a resposta dada por uma divindade consultada por meio de artes divinatórias, mas também pode significar tanto a própria divindade que responde e orienta, quanto o local ou templo onde acontece a consulta.

Não é segredo que desde a antiguidade os oráculos exercem grande fascínio sobre as civilizações. Os povos antigos tinham em seus oráculos o sistema de predição do futuro e os consultavam antes de qualquer grande evento. Ao longo dos anos mudaram os regimes políticos, sociais, culturais e filosóficos, mas essa tradição milenar se mantém de pé. Nem as perseguições ao longo da história, nem as difamações ou a racionalidade extrema da sociedade científico-tecnológica atual conseguiu enfraquecer essa prática. Por que?

Porque ela tem cumprido uma importante função na evolução da humanidade no que tange ao esclarecimento, conforto e autoconhecimento dos consulentes. Percebo, porém, que muitas pessoas deixam de usufruir essas bênçãos por desconhecerem seus benefícios, por preconceito ou simplesmente por não saberem como aplicar as informações recebidas.

Vamos então compreender melhor para que servem os oráculos, como atuam e como podemos extrair o que cada um tem de melhor para nos oferecer.

Como funcionam?
Os oráculos "leem" nossa energia e captam fragmentos do futuro, como peças de um quebra-cabeças que tentamos encaixar e imaginar o filme todo. Mas existem diferentes tipos de oráculos e cada um tem um campo de atuação. Podemos classificá-los em dois grupos:

Os que analisam o SER:
Como um mapa da vida, esses oráculos identificam a essência do indivíduo, apontando características natas, tendências e eventos a longo prazo. São exemplos desse grupo a astrologia, a numerologia e a quiromancia, que respondem questões como pontos fortes e bloqueios, o melhor período da vida para casar, a aptidão profissional, dentre outras.

Os que analisam o ESTAR: Já esses oráculos fazem uma leitura da condição humana retratando o momento atual da pessoa. Expressam a potencialidade dos eventos do dia a dia, levando em consideração intenção, sentimento e estado atual do indivíduo. São exemplos desse grupo os búzios, I Ching, Runa e tarô, respondendo questões como: Vou mudar de emprego este ano? Vou comprar uma casa ano que vem? Terei filho em breve?

Como oráculos podem me ajudar?
Ao projetar o futuro com base no cenário atual, esclarecendo e revelando situações que sozinhos não fomos capazes de perceber, o oráculo nos permite refazer o presente para construir um futuro melhor.
E os benefícios dos oráculos vão muito além das previsões. Eles nos conscientizam sobre nossas habilidades, potencialidades e desafios a serem superados;
Também nos direcionam no mapa de nossa vida, dando-nos segurança para navegar nos mares das experiências;
Leem nossa energia, apontando o que deve ser trabalhado ou priorizado no momento;
E, como um amigo que vê do alto e mais longe, também nos incentiva a seguir adiante, mostrando que tudo tem solução, mesmo que não seja a que imaginávamos.
Mas, como tudo na vida, deve ser utilizado com equilíbrio e alguns cuidados...

O que esperar de um oráculo?
Que ele traga alertas, sobretudo quanto a episódios que podem e devem ser evitados ou atenuados;
Que ele faça uma projeção do futuro, com base no que está sendo construído no presente;
Que ele esclareça situações, desde que a revelação seja permitida pelo mentor espiritual do consulente;
Que ele traga informações ou novos elementos para uma decisão ou escolha consciente;
Que ele ofereça ao consulente mais conhecimento sobre si mesmo, sobre o ambiente e sobre o contexto;

O que NÃO esperar de um oráculo?
Não espere que o oráculo tome decisões por você. Ele pode oferecer subsídio, mas a decisão cabe somente a você;
Não espere que ele resolva sua vida ou promova milagres. O oráculo esclarece, aponta caminhos, mas os resultados dependerão da sua ação. E é importante lembrar que até a "não ação" é uma ação, e gera resultados;
Que as revelações do oráculo se cumpram a qualquer custo. Os cenários podem se modificar conforme o exercício do livre-arbítrio das pessoas envolvidas;
Banalizar essa ferramenta e ainda assim conseguir resultados produtivos. Os oráculos são instrumentos de conexão com o Sagrado, evite recorrer a eles por pura e simples curiosidade, sem um objetivo justo de crescimento pessoal ou espiritual. Acredite, não compensa.

Quando utilizado com sabedoria, sob a orientação de um profissional sério, o oráculo vai facilitar a caminhada, ajudar o consulente a compreender melhor as lições e se tornar o protagonista de sua vida. Com respeito, responsabilidade e gratidão, podemos tirar grande proveito desse Instrumento Divino colocado à nossa disposição pela Inteligência Cósmica.

Texto revisado

Publicado em 03/07/2016



Compartilhe

Autor: Brida Kether   
Jornalista, Reikiana, palestrante espiritualista e pesquisadora dos assuntos da alma. Estuda tarô, astrologia, numerologia, cabala e outras ferramentas voltadas para o autoconhecimento. Atende no tarocenter.com.br e pelo email bridakether@gmail.com. 
E-mail: bridakether@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.


energia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!


22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. A Oração do Perdão
3. Viva em sintonia com a sua verdade
4. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
5. Acabou... e agora? Será que vale a pena voltar?
6. Como lidar com a síndrome do impostor ou falso self?
7. Quem você pensa que é?
8. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2

Faça parte do PDA

 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade