Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



O que é um insight e como ele surge?  
Home > Autoconhecimento
O que é um insight e como ele surge?

por Andre Lima


De vez em quando alguém me pergunta o que seria exatamenteum "insight", já que esta é uma palavra bem utilizada por muitosquando estão falando sobre autoconhecimento. Por isso vou explicar em detalhes.

Ter um insight significar descobrir ou perceber algo queantes você não percebia, sobre si mesmo, ou sobre o funcionamento da vida, domundo, do universo... Por exemplo: Em determinado momento você percebe que estáse deixando manipular por alguém, e descobre que está permitindo que issoaconteça porque se sente culpado por algo que fez; sendo assim, está tentandocompensar algo que antes nem se dava conta. Quando você percebe a situação, écomo um despertar interior. Antes havia uma cegueira, e agora as coisas ficaramclaras.

Posso dar vários outros exemplos: quando você percebe que umdeterminada coisa que irrita no seu marido/esposa é porque isso lembra algoque seu pai/mãe fazia; quando você percebe que um determinado ciclo se encerrou(um trabalho, um negócio, um relacionamento) e você precisar mudar para algonovo e sente isso com clareza no seu interior; de repente, você se dá conta queestá sabotando seu progressoprofissional (arranjando desculpas que ofazem perder oportunidades ou adiar ações, por exemplo) e sentiu que por trásdisso há um sentimento de não merecimento, enquanto que antes, você pensava que a falta de progresso era devidoao azar, ao acaso; quando você percebeque não adianta ficar lutando e se esforçando pra que uma determinada coisaaconteça ou que alguém mude, e aí você entra em um estado de paz e aceitação eresolve abrir mão do falso controle que antes pensava ter; quando você percebeque está agindo igualzinho a um padrão emocional da sua mãe, repetindo amesma história de sofrimento; quando surge uma decisão sobre o que fazer arespeito de algum assunto que antes o fazia se sentir perdido; quando vocêpercebe que está com raiva de alguém porque, na verdade, tem medo de serabandonado por essa pessoa etc..

Enfim, são muitas as formas que os insights podem aperecer,nas mais diversas áreas da nossa vida. O que existe em comum em todos osinsights, é que surge uma clareza maior do que antes. Às vezes ficamos atésurpresos por não termos percebido algo tão óbvio.

Insights podem vir à tona a qualquer momento: durante ou após ummomento de sofrimento intenso; numa caminhada; quando resolvemos relaxar; em uma conversa com alguém; num momento de reflexão; durante a leiturade um livro ou texto; num estado de quietude e silêncio...

Trabalhos terapêuticos costumam favorecer e acelerar osurgimento de insights. Durante a aplicação da *EFT (técnica para auto-limpeza emocional, vejacomo receber um manual gratuito no final do artigo), eles podemaparecer de forma espantosa, e em grande quantidade. Isso ocorre pordeterminadas razões que vou explicar a seguir.

As emoções negativas que guardamos, sejam elasconscientes ou inconscientes, provocam uma distorção na forma como vemos ascoisas e interpretamos o mundo. É fácil constatar isso quando alguém, ao sentiruma raiva intensa, fala coisas que depois se arrepende de ter falado. Épossível que, depois de mais calma, a pessoa perceba o quanto foi exagerada einjusta. Uma decepção ou sentimento detristeza pode também trazer vários pensamentos negativos sobre a vida, quedepois desaparecem quando a emoção é curada. Mas não são apenas as emoçõesintensas que provocam distorção na nossa percepção. Qualquer emoção negativa, mesmoas mais sutis, influenciam a nossa forma de interpretar o mundo. Funcionam como se fossem um filtro. Quando aplicamos a EFT, dissolvemos as emoçõesnegativas que estamos sentindo naquele momento. E quando isso ocorre, a emoçãoque filtrava a realidade deixa de existir. Nos deparamos com os fatos, com arealidade em si, sem a influência emocional. Nesse momento, enxergaremos coisasque antes eram impossíveis de se ver.

Essas percepções, ou insights, acontecem o tempo todo, deforma até corriqueira durante o trabalho com a EFT. As emoções negativas queestamos reprimindo ou escondendo por trás de outras mais superficiais vem à tona durante o processo e percebemos o que de fato estava nos incomodando. Porexemplo: ao aplicar EFT para a raiva que se sente de alguém, pode vir à tona averdadeira razão da raiva: medo de ser abandonado por essa pessoa. Antes, todoo medo ficava escondido por trás de uma máscara de raiva, que dá uma sensaçãode força e poder, quando, na verdade, escondia uma fragilidade e medo.

É comum também surgirem lembranças de fatos do passado queestavam aparentemente esquecidos, ou que a pessoa pensava já não ter maisqualquer sentimento guardado. De repente, percebemos que aquelas lembrançasainda trazem emoções que estão nos atrapalhando em determinada situação atual. Tudoisso faz parte do processo de ter insights.

Durante a minha jornada, tive diversos insights, alguns deles mais profundos, outros mais corriqueiros. Quando ainda tinha uma firma deengenharia e comecei a ingressar no caminho do autoconhecimento, chegou umdeterminado momento em que surgiu uma certeza de que eu iria trabalhar na áreade terapia holística. Depois, surgiu a certeza de que seria com EFT. E assimas coisas foram acontecendo. Quando já estava trabalhando com EFT, surgiaminsights de como explicar melhor determinadas coisas emocionais; e às vezes apercepção de que eu teria que criar um determinado curso.

O insight também pode se confundir com a intuição. Nosprocessos intuitivos, surge um saber interior sobre o que devemos fazer, masnão sabemos explicar exatamente o porquê. Fica difícil colocar em palavras eexplicar racionalmente. Mas aquilo faz sentido pra nós. Existe uma lógica e umaexplicação mais profunda, porém, às vezes não conseguimos deixar que venha à tonaplenamente. Apenas sabemos que devemos  fazer algo de determinada forma.

Bem, o assunto "intuição" ficará para um outro artigo.

André Lima - EFT Practitioner
*EFT-Emotional FreedomTechniques - É a auto-acupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear aenergia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz,proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode seautoaplicar o método com o manual gratuito da técnica aqui: http://www.eftbr.com.br/manual-gratuito.asp


Publicado em 11/20/2012



Compartilhe

Autor: Andre Lima   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 31 – HSIEN – A INFLUÊNCIA
Momento de harmonia em que todas as forças do Universo participam do mesmo impulso de atração. É bom manter-se aberto e disponível para dar e receber.


energia
Runas: Odim
Dia para meditar. Autotransformação e evolução.


29
Numerologia: Receptividade
O dia hoje é para acordos. Desculpe-se se for necessário, mantenha a mente voltada para a solução de pequenos desentendimentos. Pratique a conciliação.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. A sua vibração cria a realidade
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. Atravessar a dor sem deixar-se capturar por ela
5. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. Os nossos valores
8. Quem você pensa que é?

Faça parte do PDA

 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade