Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



O que é a intuição e como desenvolvê-la  
Home > Autoconhecimento
O que é a intuição e como desenvolvê-la

por Andre Lima


Existem dois tipos de intuição, uma que é baseada na experiência prática e aprendizado de vida e outra que é mais sutil. Cada uma delas é desenvolvida de uma maneira diferente. Elas acabam interferindo uma na outra. E essa que é mais sutil, nós podemos acelerar muito o seu desenvolvimento. Antes de dizer como podemos desenvolver cada uma delas, vou explicar o que é a intuição dando exemplos dos dois tipos.

Intuição é um saber de alguma coisa que chega à sua mente, sem que você saiba como esse saber chegou até você. É uma informação que veio de forma inconsciente. Você não tem noção do como, nem por que você sabe daquilo. Simplesmente surge a informação na sua cabeça.

Um exemplo de intuição baseada na experiência e aprendizado é a seguinte. Você pode, por exemplo, observar alguém e sentir que essa pessoa está mentindo. Você simplesmente sabe disso, sente, mas não sabe por que você sabe. E fica parecendo às vezes uma coisa meio mágica, mística, mas tem um mecanismo que fez você perceber a mentira, só que você não ficou consciente que mecanismo foi esse.

Nesse caso da mentira, o nosso corpo, através da linguagem corporal, tom de voz, movimentos da cabeça e dos olhos, e várias outras nuances, mostra uma incongruência entre o que é afirmado verbalmente e o que o corpo afirma. Embora a maioria de nós não estude esse tema através de livros e cursos, aprendemos a ler, pelo menos até certo ponto, a linguagem corporal pela prática da vida. Só que é um conhecimento que nós não temos estruturado, é um conhecimento um tanto inconsciente.

Então, você percebe um movimento do corpo ou uma mudança sutil na voz e aquilo puxa um gatilho dentro de você avisando que a pessoa está mentindo. Aí você diz que a sua intuição está dizendo que tem algo de errado com aquela história.

Você não entendeu como essa informação chegou, mas ela veio através da leitura inconsciente que você fez da linguagem corporal. Já um estudioso desse tema, que já leu livros e participou de cursos, tem esse conhecimento da linguagem corporal bem consciente, e ele vai saber dizer precisamente quais foram os movimentos e a mudança na voz ou no jeito de falar que denunciaram a mentira.

Lembro-me de que quando era criança, eu ficava assistindo filmes na televisão com meu irmão mais velho. E quando dava o intervalo comercial na Globo, íamos para cozinha comer alguma coisa. De repente, antes do filme recomeçar, nós simplesmente sentíamos que isso ia acontecer e corríamos de volta pra sala da TV.

Eu pensava que era uma coisa mágica. Mas aí meu irmão me relevou o grande segredo que nos fazia sentir isso. Ele me disse que toda vez, sem exceção, imediatamente antes de recomeçar o filme, passava necessariamente uma propaganda de algum programa da Globo; poderia ser a propaganda da novela ou do Fantástico, por exemplo. E esses comerciais não passavam em outros momentos do intervalo, somente no final, mais precisamente, era sempre a última propaganda.

Sendo assim, eu tinha ficado inconscientemente condicionado, de que, quando acabavam as propagandas comuns de produtos e entrava um comercial de um programa da Globo, era porque logo em seguida ia fazer o "plim, plim" e o filme recomeçaria.
Confesso que eu fiquei muito triste por ver que eu não tinha nenhum tipo de poder místico que me fazia adivinhar aquilo.

As experiências do passado geram um aprendizado que muitas vezes não fica totalmente consciente. E então, em alguma situação qualquer, esse conhecimento adquirido é acionado e a informação chega à sua mente sem que você saiba como ela veio. E aí você diz: minha intuição me disse que isso iria acontecer. Então, uma das formas de você desenvolver a sua intuição é através da experiência prática de vida.
Mas cuidado! Se você guarda emocionalmente muitas experiências negativas e crenças limitantes, esse seu conhecimento é influenciado por essa negatividade e você pode sentir muitas coisas negativas que você pensa que é intuição.

Por exemplo, alguém que durante a infância foi enganado pelos pais constantemente, pode toda vez "intuir" falsamente que as pessoas estão querendo lhe enganar. É apenas um mecanismo de proteção pelo medo de ser enganado novamente. Quando limpamos nossas emoções utilizando a *EFT (técnica para autolimpeza emocional, baixe o manual gratuito aqui, fica só o aprendizado, sem a interferência negativa. Isso ocorre porque a técnica dissolve profundamente a negatividade, restando apenas a paz interior que existe na nossa essência.

Quando você pratica muito uma atividade profissional, um instrumento musical, ou um esporte, essa prática traz cada vez mais aprendizado e você começa a ficar cada vez mais intuitivo naquela área. Resumindo, praticar bastante melhora a intuição.

Agora tem o segundo tipo de intuição que é mais sutil. Ela é mais ampla e você pode desenvolver com velocidade. E isso traz mudanças incríveis, deixa você muito mais sábio e sua vida se transforma pra melhor.

Só que esse artigo está ficando muito longo. vou deixar para a semana que vem. Aguardem a segunda parte.

*EFT - Emotional Freedom Techniques - Técnica que ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse este link.



Texto revisado



Compartilhe

Autor: Andre Lima   
André Lima é engenheiro e trabalha exclusivamente com autoconhecimento desde 2006. Vem divulgando e esinando em palestras e cursos presenciais e online sobre a EFT - Emotional Freedom Techniques, uma técnica revolucionária, simples e eficaz, para limpeza e cura de todos os tipos de emoções, pensamentos e crenças limitantes. 
E-mail: andre@eftbr.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 25/02/2014

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 08 – PI – MANTER-SE UNIDO
Momento favorável à solidariedade. O isolamento enfraquece, a união faz a força. Colabore.


energia
Runas: Jera
Desfechos benéficos e resultados tangíveis para hoje.


20
Numerologia: Cooperação
O dia pede calma e tranqüilidade. Trabalhe em cooperação com os outros. Nada de agitação uma posição de quietude será benéfica hoje. Inspire outros a atingirem seu potencial máximo. Tenha cumplicidade.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. O que esperar de 2018?
3. Que tipo de amor você merece x qual atrai?
4. A Oração do Perdão
5. Por que há espíritos negativos
6. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
7. Limão para tratar o Sistema Digestivo
8. 3 sinais de que ele não está a fim de você de verdade!


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade