Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



O que devo fazer? Que carreira seguir?  
Home > Autoconhecimento
O que devo fazer? Que carreira seguir?

por Daniel Vasconcelos Martini


CASO 3 - Henrique

Henrique me procurou porque seus pais acharam necessário ele fazer um processo para decidir sobre suas decisões profissionais. Primeiro perguntei se ele realmente queria isso, fazer um processo de coaching, o que ele sabia sobre o método e qual seu objetivo.

Observou-se que ele queria ajuda para decidir sobre qual faculdade cursar, qual carreira seguir. Ele estava no meio da faculdade de Direito, ao qual cursava porque seus pais eram da área e seria mais fácil sua inserção no mercado. No entanto, ele não gostava. Não se imaginava trabalhando na área. Então, focamos o trabalho no que ele gostava, o que lhe trazia prazer, qual trabalho ele se imaginava fazendo. Ele não sabia exatamente o que ele gostaria de fazer, mas sabia que não era aquilo.

Então, o primeiro desafio foi fazê-lo descobrir suas paixões, o que mais lhe agradava fazer na vida. Era importante fazer o cliente perceber a importância de descobrir um propósito para sua vida e que sua profissão deveria dar suporte às suas realizações ou ser a própria fonte de realização.

Então, diante disso, foi feito um trabalho para descobrir suas paixões e seu propósito. Primeiramente, foi descoberto que ele adorava aprender línguas, culturas diferentes, viajar. Então, levei-o a pensar que profissão poderia estar ligada a isso. Como resultado, ele respondeu hotelaria. Nas sessões seguintes trabalhamos mais sobre a realidade e aspectos dessa área de atuação. Uma de suas tarefas era conhecer a realidade dos profissionais do ramo, assim descobrindo melhor o que realmente a profissão poderia lhe proporcionar.

Na semana seguinte, ele contou que havia entrado em contato com hotéis, mas não conseguiu agendar uma visita orientada para conhecer as atividades. Ele disse que aproveitou e estudou mais sobre o assunto e se interessou por turismo também. E pensou em fazer um intercâmbio para se integrar mais com tudo isso.

Diante disso, foram reformuladas as metas com o intuito de permitirem novas descobertas e novas percepções, já que sua atenção agora era para suas necessidades e satisfação pessoal. O trabalho deixou sua percepção focada no que agradava seu self, sua essência. Em outras palavras, o que validaria sua existência atual.

No fim do processo, Henrique se declarou pronto para tomar decisões voltadas para uma vida coerente com o que realmente é, em suas palavras “a sua felicidade”. E sabia que isso vinha com todas as consequências das escolhas que faria. Então, na sessão final, ele veio e disse que tinha falado com seus pais e decidiram que ele trancaria a faculdade assim que possível, e planejariam um intercâmbio para um país de sua preferência.

Esse foi o caso de Henrique, nem sempre o cliente acaba um processo com a resposta que imaginava que teria quando o inicia. A vida é dinâmica e tudo se modifica, por isso, é importante estar aberto às novas percepções, ao novo jeito de olhar o mundo ao seu redor.

*Este é o terceiro caso da série Casos de Coaching, composta por sete casos. Toda semana será publicado um artigo. Boa leitura! Para respeitar os critérios de confidencialidade e privacidade, os nomes dos clientes são trocados por nomes fictícios aleatórios.
Texto Revisado

Publicado em 08/09/2017



Compartilhe

Autor: Daniel Vasconcelos Martini   
Daniel Vasconcelos Martini | Coach de vida, Terapeuta Ericksoniano - Hipnoterapeuta, Terapeuta de Regressão, Analista Comportamental. Além de Administrador e Consultor. www.danielmartinicoaching.com 
E-mail: danielmartinicoaching@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 34 – TA CHUANG – O PODER DO GRANDE
O momento é favorável para tomar atitudes, mas você deve saber usar corretamente o poder de que dispõe. A verdadeira força é a que nunca se afasta do caminho da justiça.


energia
Runas: Perdhro
Ganhos inesperados, revelações agradáveis.


23
Numerologia: Expansão
Bom dia para vendas, propaganda e promoção em qualquer área. Você pode fazer sua própria sorte hoje, permita-se a ousadia e busque vantagens para sua vida. Canalize sabiamente essa energia e atue de modo decisivo.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
3. 3 estratégias para deixar um homem completamente apaixonado por você!
4. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2
5. Limão para tratar o Sistema Digestivo
6. Quem procurar quando não estou bem?
7. Não existe coincidência no universo
8. 3 hábitos que você precisa eliminar agora se deseja ser feliz no amor!


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade