Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



 
Home > Autoconhecimento
O ponto mais importante de um bom profissional

por Bernardino Nilton Nascimento


A velocidade da mudança no mundo chega a ser muitas vezes assustadora. Temos que ter constantemente uma mente inovadora, atualizada e criativa. Esses elementos são fundamentais para a sobrevivência nos tempos atuais, principalmente na vida profissional.

O que se vê no geral é a falta de criatividade e o medo de mudar. Muitas vezes, ignora-se o projeto e a criatividade para copiar o que já foi realizado anos atrás. O que deu certo no passado não garante mais o sucesso no presente. O importante é ficarmos atentos e termos a percepção de que a toda hora surgem novas ideias às quais não damos o devido valor.

A nossa vida muda a cada instante, o mundo muda. As dificuldades aparecem todos os dias, e com elas vêm as ideias, dezenas delas. Quem vem realizando sempre as mesmas coisas está ficando para trás, tão rápido quanto as mudanças diárias no mundo. Mudar sua visão para o novo, para o presente e visualizar o amanhã passa a ser o ponto mais importante de um bom profissional.

Não haverá mais campo para os que perdem tempo com palavras e reuniões onde as conversas ficam no ar. Não haverá mais campo para os superiores que aceitam bate-papos inconsistentes. Total perda de tempo em suas mentes pouco criativas. Esses superiores deveriam estimular a criatividade para mexer com as mentes dos seus subordinados a criar alternativas para a produtividade, a qualidade, a segurança e o meio ambiente.

Esses são pontos importantes para a sustentabilidade da empresa e durabilidade do emprego. Só os criativos vão ter essa segurança. Fazer um bom ambiente de trabalho e buscar a produtividade são pontos que motivam um bom profissional. A paixão pelo que escolheu realizar na sua vida vai lhe trazer benefícios e boas ideias.

Desenvolver a capacidade de aprender para aprender mais. Esse novo perfil do profissional é flexível, porém, sem perder a sua personalidade, adquirindo seu estilo próprio, mas aberto às ideias dos companheiros. O resultado final está na melhoria de todos.

Nesta nova visão, os cuidados com a sua saúde, com a sua vida, com a sua fé, com os relacionamentos profissionais, deverão estar em total equilíbrio. O trabalho é o melhor lugar para crescermos como seres humanos. Pessoas diferentes, ideias diferentes, vidas diferentes, alegrias e tristezas, estresses, pressão, tudo para nos ensinar a conviver com as diferenças. É no trabalho onde encontramos os fanáticos, os traidores, os bons amigos, os que nos apoiam, os que nos odeiam. É lá onde aprimoramos nosso espírito, pois Deus o fez religião para o nosso crescimento.

Faz-se necessário trabalharmos com paixão pelo que nos propomos a fazer. É dessa paixão que irá surgir as ideias, os atalhos para a produtividade, para o reconhecimento. Fazer do local de trabalho um ambiente de carinho e de amizade é colocar à disposição do próximo o que há de melhor em você. Assim, provocamos, com satisfação, um ambiente de harmonia, e como passamos mais tempo no trabalho, esse costume de estar sempre em equilíbrio vai ser levado para a nossa família, para os nossos vizinhos e amigos, numa busca constante da troca de experiência profissional e aprimoramento pessoal.

Por mais difícil ou sem saída que possa parecer uma determinada situação, nada é para sempre ou insuportável. A vida está além da dor material e do desespero. Está na paz do espírito, está na consciência livre dos medos e o coração livre para ceder, para doar-se e ensinar o que já aprendeu e aprender coisas novas com os companheiros. Ninguém vai aparecer em nossa vida se não for para nos aprimorar, e todos nós vamos conhecer pessoas que também vão precisar dos nossos conhecimentos e da nossa educação. Sejamos o espelho da boa convivência, da alegria, da produtividade, da qualidade de fazer o melhor com total segurança.

Deus nos deu um dia após o outro como uma grande oportunidade para recomeçarmos, para recarregarmos nossas energias. Ele nos mostra que é possível mudar o que aparentemente era imutável. O ser humano que esconde o feito dos outros, trazendo para si as ideias alheias é tão ladrão quanto qualquer outro ou pior, pois esconde a sua incapacidade de criar.

Prosperidade e sucesso é o equilíbrio da vida pessoal e profissional, e o nosso desafio é mostrar que somos uma só pessoa em todos os lugares e situações, e só vamos conseguir vencer com constante equilíbrio e força de vontade.

Sabemos que não somos perfeitos, como também sabemos que a perfeição mora longe e para adquiri-la se faz necessário ir muito além do que imaginamos, uma viagem ao centro do nosso interior, cheio de surpresas e armadilhas como se fosse o centro da Terra. Lá está o tesouro da perfeição. Todos nós estamos apenas buscando o tesouro do bem- viver, uma vida digna, alegre e próspera, sempre com a intenção de ser "um bom profissional".

BNN

Texto revisado




Compartilhe

Autor: Bernardino Nilton Nascimento   
-Não seja um investigador de defeitos e, sim, um descobridor de virtudes. 
E-mail: bn.nascimento@uol.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 8/21/2013

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 13 – TUNG JEN – COMUNIDADE COM OS HOMENS
A união e a confraternização trazem sucesso. Unindo-se a outros, você poderá realizar coisas importantes.


energia
Runas: Isa
Espere o momento oportuno, planos em suspenso.


18
Numerologia: Compaixão
Diga uma palavra terna, faça uma boa ação, enriqueça a vida dos que estão à sua volta com um gesto de carinho. Compartilhe generosamente seu conhecimento, seja compreensivo e ofereça ajuda.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Mães narcisistas e suas filhas
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. A Oração do Perdão
4. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
5. Quem manda em você? Descubra os 3 motivos que limitam suas escolhas!
6. Dicas para criar um nome para a sua empresa
7. Sou comprometido, mas estou a fim de outra pessoa... E agora?
8. Limão para tratar o Sistema Digestivo


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade