Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



O espiritual na psicoterapia  
Home > Autoconhecimento
O espiritual na psicoterapia

por Flávio Bastos


Na psicoterapia de perspectiva interdimensional, a experiência regressiva busca a sintonia que mais a pessoa necessita para o acréscimo qualitativo no processo de autoconhecimento, seja através da regressão até a situação intra-uterina da vida atual, da regressão a vida(s) passada(s), ou seja por intermédio de contato ou presença espiritual.

Nessa dinâmica que é a interação terapêutica, nem sempre o que mais a pessoa precisa no momento são as informações advindas da experiência regressiva. Às vezes, e não são raras essas ocasiões em que o paciente é beneficiado (possivelmente pelo critério do merecimento) pela presença espiritual que lhe irradia energia sobre os chacras que estejam diretamente relacionados aos seus problemas de origem emocional.
Geralmente, essas experiências ocorrem com aquelas pessoas que já são espiritualizadas e que estão mais sintonizadas com os seus mentores, ou quando o indivíduo encontra-se em processo de reforma íntima através do desenvolvimento de valores ético-morais em sua vida.

Na ótica da metodologia interdimensional, ciência e transcendência caminham de mãos dadas em benefício da pessoa, sem pretensão de disputarem a "posse da verdade", pois a própria ciência como todo saber humano são conhecimentos originários da mesma Fonte de sabedoria universal.

Nesse sentido, para o terapeuta que une ciência e transcendência em sua praxis metodológica, é imprescindível estar vibrando numa sintonia compatível ao nível vibratório que seja acessível ao contato de guias e mentores espirituais. Somente assim ele estará apto a facilitar, e não intermediar porque independe dele, o contato espiritual no momento em que o seu paciente recebe o benefício energético (passe) da presença espiritual.

Em recente experiência regressiva, uma paciente recém saída de uma relação afetiva que provocou-lhe considerável nível de sofrimento, alimentado por "ingredientes" psíquicos que envolviam sentimentos de rejeição, abandono e traição, foi beneficiada naquilo que ela mais necessitava no atual momento de sua vida, ou seja, ser trabalhada energeticamente através do passe espiritual o seu chacra cardíaco, para que se restabelecesse um certo nível de equilíbrio emocional diante do "turbilhão" que virara a sua vida.

Conforme o seu relato após a experiência, isto é, a visualização de muita luz azul durante a expansão consciencial, associado à sensação de leve pressão e calor sobre o seu peito na altura do chacra cardíaco, seguido de sensação de alívio e paz interior, passou-me a certeza de que aquela pessoa havia sido beneficiada (mas não curada...) energéticamente.

Quando ocorre esse nível de experiência, o seu resultado torna-se extremamente positivo para a sequência da psicoterapia, pois enriquece qualitativamente os níveis de percepção interdimensional da pessoa, assim como ocorre, porém em menor nível, quando o indivíduo em regressão acessa informações do seu passado recente ou remoto.

Na perspectiva de abordagem interdimensional, quando há a associação do conhecimento teórico-prático com um bom nível de vibração energético-espiritual por parte do terapeuta, as percepções tornam-se mais aguçadas na relação profissional-paciente. E quando os dois agentes dessa interação vibram em níveis próximos um do outro, as percepções tornam-se ainda mais aguçadas e proveitosas no sentido de agilizar o processo terapêutico.

Na psicoterapia interdimensional, a nossa realidade de inserção na vivência ligada à matéria com todas as suas repercussões psíquicas, assim como a nossa realidade de natureza transcendental com as suas repercussões psico-espirituais, são a base da investigação terapêutica que busca, através de um melhor nível de autoconhecimento (compreensão de si mesmo), o reequilíbrio psico-espiritual da pessoa, pois não devemos negligenciar os "dois lados" da natureza humana. Nesse sentido, independentemente da origem, raça ou condição social, somos todos iguais. Portanto, com os mesmos direitos de nos autoconhecermos além do "aqui-agora" da nossa realidade imediata.

Os dois lados da nossa realidade bidimensional contemplam o que precisamos encontrar nessa linha divisória que simbolicamente representa de um lado a matéria e do outro lado o espírito, ou seja, o ponto que une essas duas linhas em uma só, chamado o ponto de equilíbrio. Motivação maior para que a "razão do viver" aconteça, interminavelmente rumo ao progresso, rumo à evolução do homem visto como um ser dotado de ilimitado potencial de criação e de (auto)cura.

Psicanalista Clínico e Interdimensional.
Atendimento consultorial e online/MSN: visite o site do autor



Texto revisado por: Cris

Publicado em 12/17/2008



Compartilhe

Autor: Flávio Bastos   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 52 – KEN – A QUIETUDE
A parada faz parte do caminho. Afaste-se da tensão e acalme-se. Só então será possível retomar a ação.


energia
Runas: Talismã dos Sonhos realizados
Positivismo é o seu milagre! Sonhos também realizam.


25
Numerologia: Espiritualidade
Dedique algum tempo para os assuntos de natureza espiritual, reflita e espere, aperfeiçoe hoje seus planos e idéias para agir amanhã. A energia não é favorável para assinar contratos ou fazer acordos legais.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Dicas para melhorar a Energia
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. 3 venenos extremamente perigosos para o amor!
5. A Oração do Perdão
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2
8. Sobre abuso emocional perverso


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade