Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



O ego, a prosperidade e a confiança  
Home > Autoconhecimento
O ego, a prosperidade e a confiança

por Alex Possato


Não é possível existir prosperidade antes de fortalecermos nosso ego. Aquele ego que acredita, e vai atrás dos próprios sonhos. E a motivação não importa: pode ser que sejamos empurrados pela ganância. Ou pela carência. Ou pelo medo. Ou pelo orgulho. Ou até por um idealismo. Tanto faz: o ego sempre vai atrás da autoafirmação, e isso não é ruim. Todo ego funciona assim.

O único porém é que, em algum momento, nos deparamos com a limitação. O ego consegue muitas coisas, mas também fracassa em outras. Não consegue dominar o fluxo do ir e vir. Precisa se esforçar constantemente para ter as coisas, e quando menos espera, vê tudo ir rio abaixo. É o momento em que o ego pode começar a perceber que, parte dele, está ligada ao passado familiar fracassado. Aos pactos de vingança contra as dores da infância. À rebeldia que o impele a dizer: vou fazer diferente, custe o que custar.

E ele não consegue. Aprende a lutar, desenvolve estratégias, constrói habilidades. Mas fracassa. Outra e outra vez. Somente no estado de derrocada, de impotência, de fragilidade consciente, então, pode ser que ele se submeta a Algo Maior. Entendendo que tudo possui um fluxo. Talvez aprenda a abraçar carinhosamente o fracasso, sabendo que não é possível lutar contra. E nesse ponto, pode recomeçar, de um lugar humilde. Em posse de toda a experiência adquirida anteriormente. Mas reconhecendo que a prosperidade não tem a ver com conquista – mas com fluxo. Você não é próspero porque pode comprar uma casa, um carro, uma roupa, promover uma viagem, pagar cursos e regalias, ter empresas e dinheiro sobrando na conta. Você é próspero porque está dançando a dança do universo, e confia nesta dança. Curte os passos. Vê maravilhado todas as suas necessidades serem providas. Às vezes, por outras mãos, que não a sua. Mas não se ausenta da sua própria responsabilidade. Você é parte ativa da dança. E assim, contribui também para que outros encontrem o mesmo caminho. Desenvolvam o próprio ego. Deixem de uma vez por todas os apegos materiais em relação aos pais, à família, aos parceiros, às heranças, ao sistema previdenciário... Vivam somente por conta própria.

E depois... e somente aí... percebam sua impotência. Sua incapacidade de dominar a vida. Alguns não conseguirão passar por este estágio. Porque não darão conta de ver a própria carência. De lidar com os próprios medos. Com a raiva do passado. Com a sensação de desvalia e desconfiança de si mesmo. Com a falta de confiança nos outros, e em Deus. Esse ego se faz de vítima. Uns, vítimas frágeis. Outras, vítimas revoltadas e raivosas. Mas tudo vítima. Que cedo ou tarde, cairão ao chão. Necessitando de algo ou alguém para ampará-lo.

Um ego se torna forte quando combate, sem depender de ninguém. Quando vai atrás do que quer. Quando sai da zona de conforto. Enfrenta as críticas externas e internas. Faz diferente. Desafia. Mas também se torna forte quando fracassa, e sabe lidar com isso. Erra, reconhece, e tenta outra vez. Faz, faz, faz, e não vê resultados. Desconfia de tudo, mesmo assim, mantém a chama acesa.

Quando a chama, finalmente, estiver quase apagando, ele estará pronto. Pronto para a entrega. O guerreiro rendido. Derrotado. Aí, do chão, olhará para cima, e verá o Grande Rei em pé, ereto. À sua frente. Estendendo-lhe as mãos. E dizendo: agora você está pronto para me servir. E começará a aprender a sentir as primeiras brisas da prosperidade. Para a qual não é necessário esforço. Mas sim, confiança. A luta agora não é mais para conquistar algo fora. Não há mais lugar para ambição por poder, dinheiro, reconhecimento. O trabalho é manter-se um servidor. Fiel. Obediente às ordens do supremo. Usar seu corpo, seu talento, dentro do tempo pedido. Com paciência nos momentos de calmaria. E efetividade nos momentos de ação. Mantendo o ego sob controle. Porque embora rendido, ele não tardará a querer tomar as rédeas novamente.
Texto Revisado

Publicado em 02/08/2017



Compartilhe

Autor: Alex Possato   
Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica 
E-mail: alexpossato@hotmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 55 – FENG – ABUNDÂNCIA
Dia favorável para realizar coisas importantes e úteis para si mesmo e para os outros. Aproveite o momento.


energia
Runas: Berkano
Fertilidade, crescimento de situações estagnadas.


27
Numerologia: Plenitude
Dia para concluir tudo que for possível e planejar metas futuras. Combata qualquer sensação de derrota e cultive o otimismo e a autoconfiança. Aja de boa vontade e não deixe que o dia termine antes de resolver conflitos.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. A Oração do Perdão
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. Os quatro elementos no mapa astrológico
5. Quer alcançar seus objetivos? Invista em autoconhecimento!
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. Meu problema é que sou sincera demais!
8. A quem você deseja agradar?


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade