Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Não existe você!  
Home > Autoconhecimento
Não existe você!

por Paulo Tavarez


Fale-me de você, diga-me quem é você, mas antes, devo dizer que existem algumas condições para essa resposta, por exemplo: não quero saber o seu nome, nem a sua profissão; não estou nem um pouco interessado nos seus sonhos, muito menos nos seus desejos; não me mostre nenhum documento ou foto, nada de registros ou diplomas, não quero saber quem são os seus pais ou parentes, não quero ouvir testemunho de amigos e nem me interesso por aquilo que você produziu até agora no mundo ou quais são as suas habilidades.
Pense bem, reserve alguns instantes para isso. O que sobrou?
Muito pouco não é mesmo? Aquilo que sobrou é o que você verdadeiramente é, simples assim. Não existe um ‘você’ que possa ser representado; simplesmente por que você não é um representação, você é aquele que assiste todas as representações, você é o espectador e não um personagem qualquer. O mundo acontece para você, pois você é o Sujeito, todo o resto é apenas o objeto.

O grande filósofo alemão, Arthur Schopenhauer, talvez tenha sido o mais lúcido de todos os pensadores modernos, justamente por ter percebido que só existem duas instâncias no Universo. Uma é o Sujeito e a outra o objeto. Ele deu a ambos o nome de Vontade e representação. Não é segredo que esse grande pensador bebeu na fonte do budismo, do advaita e de antigas tradições do pensamento oriental, no entanto, merece reverências pela coragem de enfrentar o paradigma judaico-cristão e apresentar uma nova perspectiva para a realidade.

Você não pode ser representado, uma vez que você não é um personagem participando de uma trama, vivendo dentro de uma pretensa realidade, você é uma testemunha, você é aquele que está sentado na poltrona, assistindo o espetáculo. Você só veio a esse mundo, parafraseando Jesus, para dar um testemunho da verdade, ou seja, você não veio participar, você veio assistir.
Todo o problema começa quando você tenta participar, mudar, lutar, transgredir e reagir ao espetáculo. Recolha-se a condição de mero espectador e deixe o espetáculo acontecer.
Você jamais conseguirá se definir usando elementos temporais e impermanentes, pois tudo aquilo com o que você se identifica é ilusório.
Esse falso eu é insignificante, barulhento, pretensioso e presunçoso. Esse falso eu, também conhecido por ego, ahankara, não atman, eu inferior, etc., não é você, pois ele pode ser definido, você não.

Nada daquilo que possa defini-lo é verdadeiro, simplesmente, por que não se pode definir o infinito; o infinito que você é.


Se você está em busca de definições, primeiro descubra quem é aquele que busca. Esteja certo que a decepção será enorme ao perceber que não existe um buscador, apenas uma busca. Procure o ego e ele, naturalmente, irá desaparecer. 

Não há o que você possa fazer, pois o segredo é, justamente, parar de fazer o que quer que você esteja fazendo. 

Fique em silêncio e observe, as respostas virão.

Texto Revisado



Compartilhe

Autor: Paulo Tavarez   
Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador da Dinâmica da Consciência e Escritor. Curso que estou ministrando: "O Despertar da Consciência" http://cursos.eusemfronteiras.com.br/como-despertar-a-sua-consciencia 
E-mail: paulo.tavarez@cellena.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 5/22/2017

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 03 – CHUN – DIFICULDADE INICIAL
O início de todas as coisas é freqüentemente trabalhoso e difícil. Mas basta manter-se paciente e perseverar.


energia
Runas: Sowilo
Seja transparente. Dia excelente , força vital e sucesso.


19
Numerologia: Originalidade
Mudanças ha muito consideradas podem ser bem feitas hoje. Seja diferente e original. Este é o dia para o exercício da individualidade.
Experimente o novo e o ainda não tentado. Mantenha-se independente e decisivo e, sobretudo, tenha coragem de agir de acordo com os seus sonhos.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. O que esperar de 2018?
3. Que tipo de amor você merece x qual atrai?
4. A Oração do Perdão
5. Por que há espíritos negativos
6. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
7. Limão para tratar o Sistema Digestivo
8. 3 sinais de que ele não está a fim de você de verdade!


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade