Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Mudanças dos conceitos existentes!  
Home > Autoconhecimento
Mudanças dos conceitos existentes!

por Paulo Salvio Antolini


Conceitos e atribuições de valores atualmente têm sofrido mudanças significativas nesses últimos cinquenta anos. Querem alguns como exemplo? Moral, ética, dignidade, honestidade, são alguns que no comportamento humano não mais expressam o que suas definições apregoam. Vejam a crise generalizada que estamos vivendo, não só nos quadros políticos de nosso país, mas em toda parte.
Vulgaridade, esperteza, posturas egoísticas saíram dos referenciais negativos para se colocarem na normalidade de suas práticas. O correto passou a ser careta e, portanto, quem assim age acaba inclusive sendo constrangido no meio de tanta dissociação.

Onde isso teve origem? Como isso pode estar acontecendo de maneira tão difundida, tão generalizada? Muitas são as argumentações, algumas colocando a evolução como uma das principais. “O mundo está evoluindo e temos que acompanhar essa evolução!”. Afirmativa comum, porém, completamente distorcida quando utilizada para justificar tantos desmandos e destemperos do comportamento humano. Muito do que temos visto não é evolução e sim o contrário: é uma involução no processo evolutivo. É sim um retrocesso.
Esse tema surgiu em uma conversa sobre a situação atual e tamanhos desencontros em todas as áreas e segmentos de nossas vidas. Retomo à colocação de nossa responsabilidade pelo que acontece. Falamos e agimos como se não tivéssemos nenhuma responsabilidade, não estou falando ainda em culpa, mas inevitavelmente chegarei lá.

Criticamos políticos e autoridades como se eles fossem extraterrestres que caíram em nosso planeta já com esses conceitos deturpados, tomando assim conta do poder e novamente olhamos com os olhos dos “inocentes” e sofredores das ações alheias.
Basta olharmos como estamos educando nossos filhos, o quanto de permissividade damos a eles e começaremos então a puxar uma das pontas desse emaranhado. A formação do caráter de uma criança se dá através das experiências que ela vive, que associada ao que traz consigo ao nascer, o que refletirá em sua forma de ser no mundo.

Certa vez, escutei de um rapaz beirando a maioridade que estava pensando em “bolar” um plano (bolar um plano foi sua expressão literal) para em um só golpe ficar bem para o resto de sua vida. Ainda acrescentou: “com muito dinheiro ninguém irá me prender, só pobre como eu sou hoje são presos”.

Da ignorância de nossos antepassados que não conheciam outros métodos para educar além do cinto e castigos intensos, hoje podemos dizer que vivemos intensamente a Inteligência ignorante, aquela que prega que tudo pode e deixar desconsiderado o que não interessa ou atrapalha seus intentos é possível.
Pais exigindo para seus filhos a condescendência do não ter que responder por seus feitos formam esses filhos com os mais variados e distorcidos conceitos sobre a consciência humana. Por que fazer ele devolver o que pegou do amiguinho, se o próprio amiguinho esqueceu seu objeto na carteira da sala de aula? Ele que tivesse cuidado melhor de suas coisas. “Meu filho não roubou nada, ele apenas pegou o que o outro esqueceu”. Mas ele sabia de quem era. Pelos conceitos antigos ele deveria ter ido entregar ao coleguinha  seu pertence.
Estes que hoje estão aí e tanto criticamos não nasceram assim. Foram se fazendo assim pelas possibilidades que demos a eles por não querermos ter o trabalho que educar ensinando dá.
Podemos acabar com essa inteligência ignorante, ensinando aos nossos filhos a responderem por seus atos.
Texto Revisado




Compartilhe

Autor: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   
Publicado em 9/25/2017

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 08 – PI – MANTER-SE UNIDO
Momento favorável à solidariedade. O isolamento enfraquece, a união faz a força. Colabore.


energia
Runas: Jera
Desfechos benéficos e resultados tangíveis para hoje.


20
Numerologia: Cooperação
O dia pede calma e tranqüilidade. Trabalhe em cooperação com os outros. Nada de agitação uma posição de quietude será benéfica hoje. Inspire outros a atingirem seu potencial máximo. Tenha cumplicidade.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Mães narcisistas e suas filhas
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. A Oração do Perdão
4. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
5. Quem manda em você? Descubra os 3 motivos que limitam suas escolhas!
6. Dicas para criar um nome para a sua empresa
7. Sou comprometido, mas estou a fim de outra pessoa... E agora?
8. Limão para tratar o Sistema Digestivo


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade