Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Mente Ecológica  
Home > Autoconhecimento
Mente Ecológica

por Marco Moura


A vida na natureza é deslumbrante em toda a sua diversidade e na dinâmica entre os diversos reinos: o mineral, vegetal, animal. Mas o que acontece com o hominal, que parece tiranizar os outros reinos? Dotado de autoconsciência, o homem é o ser que exerce domínio sobre a natureza para benefício próprio, resultando a longo prazo, em seu próprio desastre. A falta de uma consciência ecológica é, fundamentalmente, o reflexo da falta de uma ecologia interna.

Olhamos com espanto para a capacidade destrutiva do homem quando o mesmo agride a natureza, mas se considerarmos o modo como lidamos com o nosso mundo interno nas atitudes mentais do dia a dia tão comuns a todos nós, não haverá razão para se surpreender - o que fazemos no exterior é apenas um reflexo. A raiz do problema chama-se ignorância.

A ignorância é um processo de fragmentação, de desconsiderar a totalidade e se apegar ao aspecto parcial. A ignorância se converte em um despreparo para a vida coletiva. Aquele que vive apenas para si, cuja atuação acarreta prejuízo a longo prazo para o meio, vive em ignorância por não compreender o mecanismo de causa e efeito. Não consegue enxergar quando sua ação tem como consequência a degradação. Por ignorância, as pessoas se acham superiores à lei natural, consideram suas opiniões soberanas e menosprezam perspectivas integrativas. Literalmente, o indivíduo se fecha em um mundo ilusório. O resultado da ignorância em nossa personalidade é o ego.

O ego é um fragmento da consciência totalitária. Quando o indivíduo se identifica com seus aspectos racionais e conscientes, com os aspectos dualistas e opinativos daquilo que é bom ou ruim, ele deixa de considerar o todo. Esquece que a luz cria a sombra, que o alto depende do baixo, que o consciente depende do subconsciente. A degradação que criamos em nosso subconsciente é imensa. E não percebemos isso até que os dejetos se acumulem em forma de crises psicológicas e patológicas. Trata-se do acúmulo da degradação do ambiente interno.

A ignorância induz a um regime ditatorial do dominante sobre o todo. Quando os desejos do ego são expressos sem levar em conta suas implicações viciosas, temos os desequilíbrios psíquicos. Quando a ação desproporcional do ego sobressai sobre as necessidades fisiológicas do corpo, temos a doença. Enfim, ao nos identificarmos com uma das partes, induzimos a prepotência dela sobre o todo. O reflexo disso é o homem se impondo sobre a mulher, o chefe sobre os subordinados, o ser humano sobre a natureza, o instinto sobre a ética, o consciente sobre o subconsciente. O resultado natural são os dejetos que, a longo prazo, se convertem em grandes males coletivos. Com uma visão holística de como a parte afeta o todo e de como o interior se reflete no exterior, podemos olhar de forma mais compassiva ao todo orgânico onde vivemos e adaptar nossa ação para colhermos bons frutos.

Marco Moura
Acupunturista, professor de Meditação, Tai Chi e Kung Fu
http://zhong.dao.com.br

 

Publicado em 7/3/2017



Compartilhe

Autor: Marco Moura   
Marco Moura desenvolve no Centro Cultural do Templo Tzong Kwan (Vila Mariana, São Paulo) atividades para o desenvolvimento integral de corpo e mente através de terapias orientais, meditação e artes marciais. Fisioterapeuta, faz atendimentos de Acupuntura; ministra aulas de Tai Chi Chuan, Kung Fu e Meditação. 
E-mail: marcomoura@dao.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 54 - KUEI MEI – A JOVEM QUE SE CASA
Evite qualquer decisão ditada pela paixão.


energia
Runas: Tiwaz
Remoção de obstáculos, vitória através de lutas.


24
Numerologia: Equilíbrio
Procure estabelecer um ritmo harmônico em sua vida, evite precipitações e correrias e arrume tempo para dedicar-se aos que ama dialogue, faça trocas pratique a compreensão.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
3. 3 estratégias para deixar um homem completamente apaixonado por você!
4. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2
5. Limão para tratar o Sistema Digestivo
6. Quem procurar quando não estou bem?
7. Não existe coincidência no universo
8. 3 hábitos que você precisa eliminar agora se deseja ser feliz no amor!


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade