Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



 
Home > Autoconhecimento
Liberdade para se conhecer melhor

por José Luís Alves


Quem não gostaria de ser livre e ter o direito de fazer o que deseja?
O que o aprisiona? 
Gostar é até uma palavra que pode ser colocada de uma melhor maneira, como por exemplo:
Quem, em sã consciência, escolheria viver como um prisioneiro, com medo do que os outros vão pensar ou achar, enquanto é totalmente livre?
Ou até mesmo, quem escolheria fingir ou mentir com medo de ser descoberto?
Qual seriam os ganhos de mentir para si mesmo e ainda fazer força para tentar acreditar? 
Nem preciso dizer que o nosso ego tem suas artimanhas e sabe direitinho como nos enganar até mesmo quando o assunto é sentido e direção. Para começar, será que existe um prisioneiro de verdade ou a maior prisão começa em nossa própria mente que nos faz ou pelo menos tenta nos fazer acreditar que não somos livres ou que precisamos ser alguém que lá no fundo sabemos que não somos? Quantas pessoas odeiam seus trabalhos e mesmo assim seguem por medo de assumir que não gostam? 

Sem mente, sem problemas...
Se você já conseguiu ficar alguns minutos sem pensar, certamente que já passou alguns minutos de sua vida sem problemas. Liberdade é o que lá no fundo buscamos, e somente na liberdade é que vamos saber de verdade o que é o amor, ou poderá alguém ser feliz e conhecer o amor, sendo um escravo de seus próprios pensamentos ou estando preso às próprias aparências?
Você certamente conhece aquele ditado que diz para não fazer para os outros o que você não gostaria que fizessem a você, certo?
Pois é, se sabemos tanto, qual é o motivo de nos intrometermos na vida dos outros quando estes mesmos não pedem?
Uma coisa é você pedir orientação; outra, é tentar convencer alguém ou cair na triste armadilha de acreditarmos que podemos mudar o outro.
Venho com esta proposta de artigo, justamente para analisarmos, por exemplo, quando alguém tenta impor sua religião, suas crenças ou seu próprio modo de vida para quem não está pronto, preparado ou que até mesmo não quer escutar. Existem também aqueles que juram que conhecem a verdade ou que encontraram a religião certa, que tentam convencer o outro por meio do medo.

Enfim, existe de tudo e para todos os gostos, enquanto o buscador parece ficar "louco" em ouvir tanta coisa que não consegue encaixar. 
Uma coisa é o buscador, outra é acreditar que achou e, outra ainda,  é tentar fazer o outro acreditar no que ele mesmo não acredita. 
Enfim, eu sinto ser importante para o buscador compreender que chega um momento da jornada que temos que enxergar um Deus vivo e ter coragem de assumir quem você de fato é.
Um dia alguém me falou em tom de espanto, surpresa, parecendo ou dando a entender que eu era a única pessoa neste mundo que tinha dores, problemas e confusões existenciais. Todo mundo sempre perfeito, enquanto eu, sempre o problema. 

"Nossa, você tem problemas existenciais!"
Sim, eu tenho, e por este motivo estou aqui, e enquanto eu não descobrir quem eu realmente sou, certamente que tenho problemas e comportamentos para corrigir. E, indo mais longe; se eu não fosse ensinado a acreditar em um monte de crenças que ninguém até hoje conseguiu provar que eram verdades, talvez ou certamente, eu estaria bem melhor e meus problemas seriam menores. 
Você também certamente já passou por alguma situação, onde tentaram fazer com que você aceitasse que Deus é assim ou assado e que o caminho para o céu é por ali ou por aqui. Na verdade, quem não acreditou que era um nome ou uma identidade? 

Bem, infelizmente ou felizmente, parece que todo buscador passa por este tipo de constrangimento de vez em quando para não se dizer sempre ou por boa parte da jornada. A verdade, é que aqueles que já estão mais conscientes e perto da verdade, sabem que não se explica o Divino, não se muda o outro, e não se consegue chegar no amor pela prisão ou pela imposição de um nome que fala por si, como crenças por exemplo. 

Liberdade é ter o direito inclusive de errar. Ao contrário de pensar o que é certo e errado, que possamos procurar pelo honesto. Honestidade é algo natural e que cresce na mesma medida em que vamos evoluindo. Passar pela mentira é parte do processo e com certeza é muito dolorido. Agora, se mentira dói, não se pode negar que verdade  pelo menos não machuca. 
Com o tempo, vamos aprendendo a reconhecer nossos defeitos sem medo de olhar para eles e de reconhecer, por exemplo, quando estamos mentindo ou quando o outro não está podendo falar a verdade, seja por medo ou por esquecimento de si. Os desdobramentos são infinitos e a mecânica da mente é muito ampla para limitar o próprio conhecimento ou até mesmo para generalizar por meio do certo e errado que juramos de pé junto que a dualidade seja real. 

O autoconhecimento certamente que é um diamante que lá no fundo, é o nosso próprio Eu maior e Superior. É interessante analisarmos que passamos boa parte da jornada tentando provar que somos pedras preciosas, enquanto já somos o próprio diamante. O preço do autoconhecimento pode se dizer que é alto, no entanto, seus benefícios são tão maiores que nem palavras sequer podem  chegar perto ou de explicar o que de fato é. 

Por este motivo, temos o silêncio como aliado e amigo inseparável daqueles que não precisam provar e tentar convencer os outros daquilo que jamais se contamina e que também não perde seu valor nunca. Não tentam mais provar, pois já passaram pela fase de aceitação por parte dos outros, o que sabemos que também é dolorido e ensina muito. 
Um grande abraço com muito amor e carinho, e força para os que buscam, que meditam e que estão realmente empenhados em conhecerem a verdade ou até mesmo para aqueles que já encontraram. Aos que estão muito longe, que possamos orar por eles para que tenham força para este tempo. 

Novamente: "Não se pode morar em uma mansão pagando o preço de um barraco, ainda mais quando se é um precioso diamante".

Namastê!

Texto Revisado




Compartilhe

Autor: José Luís Alves   
José Luís Alves, é discípulo de Prem Baba, Mestre em meditação, ensina o cultivo do silêncio e o caminho da autorrealização. 
E-mail: tatisalinl@hotmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 8/18/2017

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 13 – TUNG JEN – COMUNIDADE COM OS HOMENS
A união e a confraternização trazem sucesso. Unindo-se a outros, você poderá realizar coisas importantes.


energia
Runas: Isa
Espere o momento oportuno, planos em suspenso.


18
Numerologia: Compaixão
Diga uma palavra terna, faça uma boa ação, enriqueça a vida dos que estão à sua volta com um gesto de carinho. Compartilhe generosamente seu conhecimento, seja compreensivo e ofereça ajuda.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Mães narcisistas e suas filhas
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. A Oração do Perdão
4. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
5. Quem manda em você? Descubra os 3 motivos que limitam suas escolhas!
6. Dicas para criar um nome para a sua empresa
7. Sou comprometido, mas estou a fim de outra pessoa... E agora?
8. Limão para tratar o Sistema Digestivo


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade