Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Lapidando Qualidades  
Home > Autoconhecimento
Lapidando Qualidades

por Willes S. Geaquinto


Tem sido prática comum, principalmente nas revistas ditas femininas, onde alguns “mestres” do achismo sugerem as mais disparatadas receitas para melhorar a autoestima. E tenho observado, também, que a maioria delas baseia-se em mudanças de posturas externas que, pelo seu caráter superficial e, até mesmo, temporal, não só proporcionam resultados efêmeros, como acabam distorcendo o real significado da autoestima. Daí a conclusão que isso mais atrapalha que ajuda, visto que para haver uma mudança substancial na qualidade da autoestima é necessário que a transformação tenha origem no interior da pessoa.

Mormente, em se tratando de questões relacionadas a condutas comportamentais ou existenciais principalmente, é notório que ninguém muda de fora para dentro, uma vez que num primeiro momento é necessário que o indivíduo tenha a compreensão mais profunda de si mesmo e se convença da necessidade de mudar.

Num segundo passo, como obter esse autoconhecimento passa a ser a questão, pois, enquanto para alguns é possível que ele possa ser adquirido de maneira autônoma através da busca de ferramentas como informações, leituras, palestras, etc., para outros é necessário buscar ajuda qualificada de profissionais como psicanalistas, psicoterapeutas, psicólogos, etc. Porém, Independentemente do tipo de ferramenta ou ajuda que o interessado venha a buscar para auxiliá-lo em suas mudanças, é bom reafirmar que o fundamental será a sua pré-disposição em alterar sua rota existencial, ou seja, que esteja disposto a aceitar o novo em sua vida, pois, não há como obter resultados diferentes repetindo-se sempre as mesmas condutas.

Em minha prática terapêutica no que se refere à reconstrução da autoestima, parto do princípio de que a pessoa para ser bem-sucedida nessa tarefa tem que iniciar abandonando aquilo que a predispõe a condutas de autodesvalorização. Buscando encontrar em si o que chamo de pontos de admiração, a partir dos quais ela possa firmar o desenvolvimento de um conceito positivo a respeito dela própria.

Esses pontos de admiração, para ser mais claro, são qualidades ou competências (algumas imanifestas ou inconscientes), que ela tem dentro de si. Dar vida ou manifestar esses valores é que vão servir-lhe de apoio no seu processo de autovalorização e, consequentemente, restabelecer sua autoestima e seu equilíbrio existencial. Nada que não possa ser feito com muito afinco e perseverança; afinal, todas as pessoas são portadoras de muito mais valor e competências do que imaginam.

Importante: encontrar e potencializar seus pontos de admiração é algo como lapidar uma pedra preciosa, como fazer fluir o seu mais radioso brilho, dando sentido ao natural propósito de embelezar a sua vida. Vale a pena!

Texto Revisado



Compartilhe

Autor: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Com método próprio trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos e fobias. Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 3212-5653 site: www.viverconsciente.com.br 
E-mail: willesterapeuta@bol.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 21/08/2017

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 34 – TA CHUANG – O PODER DO GRANDE
O momento é favorável para tomar atitudes, mas você deve saber usar corretamente o poder de que dispõe. A verdadeira força é a que nunca se afasta do caminho da justiça.


energia
Runas: Perdhro
Ganhos inesperados, revelações agradáveis.


23
Numerologia: Expansão
Bom dia para vendas, propaganda e promoção em qualquer área. Você pode fazer sua própria sorte hoje, permita-se a ousadia e busque vantagens para sua vida. Canalize sabiamente essa energia e atue de modo decisivo.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. O que esperar de 2018?
3. Que tipo de amor você merece x qual atrai?
4. A Oração do Perdão
5. Por que há espíritos negativos
6. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
7. Limão para tratar o Sistema Digestivo
8. 3 sinais de que ele não está a fim de você de verdade!


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade