Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Introdução à Cura com Plantas Medicinais do Cerrado  
Home > Autoconhecimento
Introdução à Cura com Plantas Medicinais do Cerrado

por Mauricio Alves Gomes


Normalmente as pessoas têm um conceito construído dentro do imaginário individual de que as plantas medicinais servem apenas para tratamentos paliativos em casos simples, como um desarranjo intestinal, um enjôo, uma inquietação provocada por problemas passageiros, uma gripe ou um resfriado sem maiores consequências e assim por diante.
É bastante compreensível essa visão. Principalmente se levarmos em consideração o trabalho que a grande mídia desenvolve no subconsciente dessas pessoas, onde as chamadas práticas alternativas - ou complementares - estão longe de ser prioridade em qualquer tipo de governo.

No entanto, o que temos observado é um número crescente de pessoas, jovens e adultos, interessando-se cada vez mais pela Fitoterapia que tem dado resposta muito positiva em termos de recuperação do estado normal de saúde das pessoas. Meninas com problemas de cólicas menstruais e TPM, com problemas de espinhas no corpo e no rosto (devido à alimentação inadequada, principalmente), têm encontrado nas plantas medicinais do cerrado uma resposta excelente para esses problemas.
Tratamento de enxaqueca, sinusite, cefaléias, problemas de alergias, rinites, asma, bronquite, psoríases, problemas de insônia, ansiedade, depressão, reumatismo, hepatite, erisipela, cistite, diabetes, problemas de circulação, epilepsia... todas essas doenças - e outras mais - são perfeitamente tratáveis com a Fitoterapia.
Com isso, não temos a pretensão de dispensar os serviços da área médica, muito pelo contrário, necessitamos muito desses profissionais uma vez que não fazemos os diagnósticos de doenças.

Veja a seguir o campo de atuação com resultados animadores e positivos sobre os problemas alérgicos, algo que uma em cada cinco pessoas sofrerá durante a sua vida.

Tratamento de Alergias Com Plantas Medicinais do Cerrado
Quando nosso organismo sofre uma agressão, o sistema imune ou de defesa inicia uma resposta para anular o efeito do agente agressor. Existem, porém, algumas pessoas que, devido a uma alteração genética, apresentam uma resposta exagerada a essas agressões. Essas reações aumentadas são chamadas de hipersensibilidade ou ALERGIA. Assim, as doenças alérgicas são hereditárias ou herdadas acometendo diversas pessoas na mesma família.

Os médicos têm o hábito de dividir e classificar as doenças para facilitar seu entendimento e estudo. As doenças alérgicas mais comuns são:

1 - Rinite alérgica ou rinossinusite alérgica: afeta principalmente o nariz, os olhos e os seios da face, além da garganta e os ouvidos. O nariz apresenta ligações íntimas com todos esses órgãos.
2 - Asma e seus apelidos (bronquite, bronquite asmática, bronquite alérgica, "bronquitezinha"): afeta principalmente os brônquios (os pulmões).
3 - Dermatite atópica ou alergia de pele: as alterações aparecem na pele, principalmente de crianças pequenas, com irritação - principalmente nas dobras - e coceira intensa.
4 - Urticária e angioedema: afeta a pele e os tecidos moles (lábios, pálpebras, orelhas), com placas vermelhas na pele, coceira e inchaço ou edema dos tecidos moles.
5 - Alergia alimentar: incomoda, produzindo sintomas no aparelho digestivo e, às vezes, também na pele.
6 - Outras reações: alergia a picadas de insetos, alergia a medicamentos.

Na Fitoterapia, não se trata a doença ou o tipo de alergia mas procura-se restabelecer o equilíbrio do sistema imunológico. Portanto, a planta medicinal que se utiliza para rinite alérgica é a mesma que se utiliza para bronquite alérgica, pois a causa da alergia é a mesma. Utilizamos, na forma de tintura, a Planta Seiva Campestre associada à Goma Arábica.

Quero deixar aqui registrado que o trabalho que estamos desenvolvendo com plantas medicinais do cerrado ao longo dos últimos 15 anos vem apresentando resultados surpreendentes, extremamente gratificantes e positivos. Assim, gostaríamos de agradecer por terem nos acompanhado até aqui e ao mesmo tempo nos colocamos à disposição de quem esteja precisando de algum tipo de apoio e... voltar a afirmar que realmente SOMOS TODOS UM!
Um abraço fraterno,
Mauricio Alves Gomes   
As plantas indicadas são apenas uma das alternativas. Dependendo da época do ano, utilizamos outras plantas em função da disponibilidade das mesmas no campo e/ou no mercado.

Se você tem esse problema e deseja livrar-se dele com a fitoterapia, basta entrar em contato comigo pelo telefone: (61) 99653-2033 ou 
magom.gomes@gmail.com Informações sobre tratamento em todo o Brasil, acesse link

Texto Revisado




Compartilhe

Autor: Mauricio Alves Gomes   
Engenheiro Agrônomo, Fitoterapeuta, Acupunturista, Quiroprata e Terapeuta Homeopata. 
E-mail: magom.gomes@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 8/16/2017

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 54 - KUEI MEI – A JOVEM QUE SE CASA
Evite qualquer decisão ditada pela paixão.


energia
Runas: Tiwaz
Remoção de obstáculos, vitória através de lutas.


24
Numerologia: Equilíbrio
Procure estabelecer um ritmo harmônico em sua vida, evite precipitações e correrias e arrume tempo para dedicar-se aos que ama dialogue, faça trocas pratique a compreensão.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Aniversário do Brasil 2017: o que vem por aí?
3. A Importância da Data de Nascimento
4. Guia dos Cristais e seus Poderes Curativos
5. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
6. As Profecias de Chico Xavier
7. Mulheres amadas e Homens admirados: a engrenagem que funciona!
8. Limão para tratar o Sistema Digestivo


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade