Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Ilusões, falsos pensamentos que enganam o futuro  
Home > Autoconhecimento
Ilusões, falsos pensamentos que enganam o futuro

por Bernardino Nilton Nascimento


A ilusão pode ter a sua origem no sentimento de incapacidade. É neste tempo vazio dos pensamentos que ela nasce, distraindo-nos do momento presente.

Quando olhamos para nós mesmos, encontramo-nos entre as ideias e as suas formas. O ser humano é, na verdade, um poço de dúvidas, que tornam-se medos, atrapalhando o seu desenvolvimento, o seu crescimento e o seu sucesso, em todas as instâncias de sua vida.

Quando nos encontramos, confrontamo-nos com as potências interiores e exteriores do nosso ser, provindas da natureza, e com o nosso próprio dinamismo instintivo. A ilusão aparece numa fase precoce do desenvolvimento natural dos desejos, para fazer acontecer o que não é real.

Confundimos ilusão com sonhos e desejos, mas as ilusões ficam no vazio do ser humano, já os sonhos e desejos podemos realizá-los, pois muitos deles dependem somente de nós mesmos. Cada um deve buscar as armas necessárias às suas realizações. Quanto menos ferirmos o próximo, mais nos aproximamos da realização de um sonho duradouro.

Quando adquirimos a força de transformar as ilusões em sonhos, e os sonhos em realidade, estaremos dominando as forças que destroem nossos medos e nos lançando ao mundo mágico dos desejos. Estando nesse novo mundo, estaremos extraindo do nosso interior as energias necessárias para dominar as ilusões exteriores, frutos exclusivos dos nossos pensamentos mal definidos.

Temos que manter sempre a serenidade, do contrário, seremos sempre incapazes de nos opor a tais energias. Por um movimento racional, ela recorre a afetos opostos, a outras forças emocionais, cuja função é dominar o mais perfeitamente possível o que escapa ao controle da razão.
Nesse processo, o ser humano desenvolve o que podemos chamar de "ilusão", moldando-a de acordo com a sua própria experiência individual nos primórdios da vida. Confrontando com forças perigosas, primitivas e incompreensíveis, recorda o tempo em que se sentia seguro com a presença da mãe ou do pai, de sabedoria e poder superiores ao seu, cujo amor e proteção podia conquistar pela obediência e respeito.
Assim, a ilusão nada mais é que a repetição de uma experiência infantil. O ser humano lida com os elementos ameaçadores do mesmo modo que, quando criança, aprendeu a reduzir a sua própria insegurança pela confiança, admiração e respeito medrosos por si mesmo.

Porém, uma ideia não é obrigatoriamente falsa pelo simples fato de corresponder a um anseio natural do ser humano. Na verdade, existem muitas ideias que traduzem emoções, desejos e sonhos. Mas também existem muitas ideias falsas, a que o ser humano enxerga como verdade, pois prefere acreditar na ilusão, colocando-a no mesmo nível dos desejos. A maioria das descobertas repousa no interesse de provar uma verdade desejada. A presença de semelhante anseio autoriza certa suspeita, mas, por si só, não invalida o conceito ou conclusão. O critério de validez não decorre da existência de uma motivação da ilusão, mas das evidências lógicas, positivas e da vontade de realização. Devemos desejar o que sonhamos e sonhar o que desejamos, sem enquadrar a ilusão neste contexto.

Para termos equilíbrio e boas ideias, devemos sempre pensar no progresso do ser humano, no seu crescimento como pessoa e, assim, comprometer valores que lhe são importantes, isto é, a razão, a diminuição do sofrimento e a moralidade. Tudo, claro, sem deixar escapar o amor fraterno, a verdade, a liberdade, o respeito e a justiça.

Se nos habituarmos a viver na ilusão, nunca seremos verdadeiramente justos, nunca teremos verdadeiramente a fé, a vontade de realizações e vamos sempre acreditar que tudo depende de Deus. É certo que 90% da vontade das realizações estão dentro de cada um de nós, e os outros 10% Deus nos ajuda. Porém este 10% são verdadeiros exército do bem, da energia e da magia do amor. Com ele nada fica na frente, nada lhe pega de surpresa, pois o Universo está vendo a sua força de vontade, a sua fé, os seus desejos e sua confiança, nos 10% das energias superiores para as suas realizações. Quando ele sentir que você está no mesmo ritmo dele, que busca o crescimento do ser humano do aperfeiçoamento da vida. Os 10% de Deus vai soprar a seu favor, esteja preparado e firme, vai ser como um gigante andado em palafitas, tudo balança. Então, foque seus 90% em bases firmes e concretas, firme sua força de vontade, suas energias e sua fé, deixando a porta do seu coração aberta para a entrada da maior energia mágica do amor,  que poderá tirar você de qualquer situação negativa. Deixe os medos de lado, esqueça os erros do passado, não foque seus pensamentos no futuro das ilusões e se concentre no momento presente da sua mudança interior, centralizando toda sua fé, toda sua força de vontade e deixe o resto por conta dos 10% das energias superiores, que tudo vai tomar o rumo certo em sua vida.

Sem medo,  sem ilusões e vendo a realidade natural das coisas, visualizando suas realizações dos seus mais puros sonhos dos seus mais importantes desejos, sabendo que terá que ter uma moeda de troca, isso é, um tempo entre você e seu interior, entre você e sua consciência, entre você e a caridade, entre você e a compaixão, entre você e a sua fé, entre você e suas orações, entre você e seus mantras, entre você e suas divindades, entre você e sua crença, entre você e Deus. 

Porém, o verdadeiro sentido do desenvolvimento do ser humano consiste em dominar todas as fixações das ilusões, sem medo de ser verdadeiro consigo mesmo, com o próximo e com Deus. Com isso, deixamos o mundo das ilusões e entramos no mundo real, das energias mágicas do Universo e do amor, rumo às nossas realizações.

BNN



Texto revisado




Compartilhe

Autor: Bernardino Nilton Nascimento   
-Não seja um investigador de defeitos e, sim, um descobridor de virtudes. 
E-mail: bn.nascimento@uol.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 06/08/2013

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 57 – SUN – A SUAVIDADE
Quando o julgamento é lúcido, as dúvidas desaparecem. O sucesso está no esforço constante numa única direção.


energia
Runas: Othala
Abandonar situações de passado e partir para o novo.


26
Numerologia: Justiça
O dia pede bom julgamento e honestidade. Dê o máximo de si em qualquer situação, tome a direção dos negócios e proceda de maneira segura e eficiente. Seja digno e no seu caminho para o alto não se esqueça dos que estão à sua volta.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Aniversário do Brasil 2017: o que vem por aí?
3. A Importância da Data de Nascimento
4. Guia dos Cristais e seus Poderes Curativos
5. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
6. As Profecias de Chico Xavier
7. Mulheres amadas e Homens admirados: a engrenagem que funciona!
8. Limão para tratar o Sistema Digestivo


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade