Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Eu não preciso de terapia  
Home > Autoconhecimento
Eu não preciso de terapia

por Andre Lima


  Outro dia teclando no MSN com uma amiga, ela me disse o seguinte. "Eu estou  trabalhando com plano corporativo de celular,  se  souber de alguém que precise, me avisa ou me indica". Eu disse, tudo bem. E falei, em tom de brincadeira: "olha eu trabalho com conflitos emocionais, se souber de alguém que precise, ou que tenha interesse, me avisa ou indica tá? Imediatamente ela respondeu: "Ah eu sei! Fulana precisa." E logo foi indicando uma amiga, que eu também conheço. Normalmente é assim, as pessoas  vêem que os outros precisam, e querem indicar. Assim acontece quando mostro o meu panfleto de divulgação do trabalho aqui em Recife. Alguns falam "eu conheço uma pessoa que precisa muito disso aqui que você faz... (meu amigo, minha irmã, meu chefe...)".  Poucos se reconhecem como possíveis clientes.
O nome "terapia" talvez tenha uma carga meio pesada, até pejorativa. Como se fosse necessária apenas para pessoas com problemas graves ou para pessoas consideradas "problemáticas".  Nos EUA surgiu o termo "coach", que ao pé da letra significa "treinador" - como um técnico de futebol ou outros esportes. Então o termo fica mais suave. Você não vai receber "terapia",  pois você não é uma pessoa problemática ou desequilibrada. Você vai receber uma ajuda profissional de alguém que vai lhe ajudar a atingir os seus objetivos. E isso será feito através de várias ferramentas, inclusive a *EFT (técnica de auto acupuntura emocional sem agulhas, veja mais no final do artigo).
Nesse tipo de trabalho, você vai limpar questões emocionais importantes, colocar quais são seus objetivos, vai traçar maneiras de atingi-los, e etc... Isso nada mais é do que um trabalho terapêutico, dito de uma outra maneira. O trabalho da  terapia é para facilitar a sua vida em todas as áreas: melhorar relacionamentos, resolver conflitos internos, melhorar sua relação com o dinheiro e área profissional, melhorar auto estima, autoconfiança e etc...
Todos nós temos muito para melhorar.  Você acha que não consegue encontrar muita coisa? Como vai sua vida então? Está no seu peso ideal? Como vão os relacionamento familiares? Como vai a vida financeira e profissional? Faz o que gosta? Ganha o que acha que merece e tem potencial? Dorme bem? Sente ansiedade, inquietação,  sem motivo específico? Sente dores, ou outros males físicos (normalmente está tudo ligado a parte emocional)? Sente coisas desagradáveis que não entende o porque ou gostaria de não se incomodar tanto com algumas coisas? Sente que poderia fazer certas coisas bem melhor mas não consegue? Tem vontade de realizar algumas coisas mas nunca concretiza, nunca toma uma atitude pra começar (ou começa e para)?  Se sente preso a alguma situação ou pessoa que não consegue sair? Enfim, tem algo que está ruim e você queira melhorar, ou tem algo que está bom mais que pode ficar melhor ainda? Se você respondeu sim para qualquer umas dessas questões, significa que você reconhece que tem alguma dificuldade. Saiba que pode ser trabalhada.
Trabalhar a parte emocional, é o maior e melhor investimento que alguém pode fazer. Pois tudo na nossa vida é comandando por essa parte. Quanto mais equilíbrio, mais fácil é a vida. Melhoram os relacionamentos, a parte profissional e a saúde física. Em contrapartida, quando mais conflitos emocionais, mais complicada a vida fica.
Atendi recentemente um homem de 35 anos, que sempre havia sido bem sucedido profissionalmente.  Havia perdido o excelente emprego que tinha. Passava por conflitos de ordem emocional e espiritual. Não sabia que caminho deveria seguir em termos de religião e crescimento espiritual. Sentia medo e culpa em trilhar um caminho religioso diferente da família evangélica. Sentia medo de voltar trabalhar como antes e perder tempo de convívio com a esposa e filhos. Medo de voltar a ter poder como tinha antes, pois reconhecia que havia se tornado uma pessoa arrogante. Uma pessoa extremamente inteligente e intelectualmente preparada. Tinha tudo pra estar bem em todas as áreas mas... devido a conflitos emocionais internos, estava em um situação difícil, travado na vida.
As coisas não chegaram a esse ponto de repente. Aos poucos, os conflitos foram surgindo, e aí ele se enfiava no trabalho, e compensava de lá e daqui, até que algo explodiu. Aí foi quando ele decidiu buscar ajuda profissional. Nunca é tarde para se começar, no entanto, se houvesse se trabalhado anteriormente, de forma continua, jamais precisaria ter passado pelo que passou.
Fizemos apenas a primeira sessão, que foi realizada pelo skype. O trabalho conseguiu atingir resultados bem significativos na eliminação da culpa religiosa, dos medos de perder o convívio com a família, de voltar a ser arrogante e etc... O que ele mesmo expressou, foi que tudo ficou muito mais claro, que havia descoberto o que o estava travando, que ele não percebia. Ele percebeu e falou que estava se boicotando, de forma inconsciente, devido a esses medos o que evitava que ele voltasse trabalhar. 
É para isso que serve o trabalho de autoconhecimento.  A gente pula muitas fogueiras na vida. Esse trabalho também pode ser complementado através de leitura e de auto-aplicação de EFT. Sozinhos, nós conseguimos caminhar bastante. Porém,  por estarmos envolvidos nos nossos próprios sentimentos, tem momentos que não avançamos mais. Ficamos presos na nossa auto-sabotagem, como o cliente que eu relatei. Já escrevi alguns textos sobre a questão da auto-sabotagem, e como não é fácil identificá-la e sair dela sozinho. Alguém de fora consegue enxergar muito mais facilmente.
*EFT - Emotional Freedom Techniques - É a acupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se auto aplicar o método. Para baixar o manual gratuito da técnica e saber mais, acesse http://www.eftbr.com.br/. Veja sobre cursos online, cursos online, atendimentos terapêuticos online e muito mais.

Publicado em 2/15/2009



Compartilhe

Autor: Andre Lima   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 61 – CHUNG FU – VERDADE INTERIOR
Compreender e fazer-se compreender é o caminho a ser seguido. A honestidade e a integridade são a base das relações duradouras.


energia
Runas: Talismã do Amor
Faça uma surpresa agradável para quem você ama.


30
Numerologia: Comunicação
A energia favorece a expressão sob todas as formas. Apresente seus novos projetos e dê vazão a seus talentos. Não disperse interesses.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. A sua vibração cria a realidade
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. Atravessar a dor sem deixar-se capturar por ela
5. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. Os nossos valores
8. Quem você pensa que é?

Faça parte do PDA

 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade