Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Esvaziar-se  
Home > Autoconhecimento
Esvaziar-se

por Paulo Tavarez


Cristãos, Judeus, Muçulmanos, hindus, todos os grupos religiosos do planeta buscam a mesma coisa: a libertação. Na ânsia de se livrarem de sua angústias, passam a seguir preceitos religiosos e estudar profundamente as escrituras, seja o Corão, a Bíblia, os Vedas ou qualquer outra literatura considerada redentora.

Acontece que a libertação não se alcança através de estudos e mesmo que esses seguidores decorem extensos trechos dos ensinamentos sagrados, ainda assim, serão os mesmos e continuarão, pura e simplesmente vivendo na mesma prisão. Talvez suas celas fiquem um pouco mais ornamentadas, mas ainda assim serão celas.

O Mestre Jesus dizia que não se deve colocar vinhos novos em odres velhos; isso quer dizer que não podemos interpretar as grandes verdades universais, presentes nessas escrituras, estando intoxicados de crenças antigas, presos a conceitos anacrônicos e seguindo padrões ultrapassados de raciocínio.

As grandes verdades encontram-se nesses livros, mas só podem ser realizadas na consciência. O desenvolvimento da consciência adquire-se através do mergulho profundo dentro de si mesmo, buscando um contato mais íntimo com a nossa verdadeira natureza, o homem precisa esvaziar o copo para que ele possa ser preenchido com novas substâncias, assim estará absolutamente receptivo. É preciso renovar-se sempre.

O que normalmente fazemos é interpretar aquilo que é novo com a mesma visão do passado, ou seja, estamos colocando, realmente, remendos novos em roupas velhas, tentando entender a dinâmica do universo fazendo uso de conceitos primitivos.

Cristo lutou contra as tradições, condenou a moral dos fariseus, desdenhou o sábado, reprimiu os hipócritas que rezavam em praça pública, pregou o desapego e a renúncia, insistiu para que deixassem de observar as excessivas normas mosaicas, que atendiam às demandas de uma época ultrapassada e trouxe uma boa nova ensinando a resolver qualquer questão através da Lei do amor, mas ainda assim, até hoje, interpretamos os seus ensinamentos com a mesma visão contaminada por crenças e normas levíticas, não conseguimos nos libertar do temor às leis transitórias e adulteramos completamente a profundidade dos seus ensinamentos.

O mais importante para aquele que busca a libertação, por incrível que pareça, é parar de interpretar. Uma vez que passe a ouvir a própria alma, todas as verdades vêm à tona e se manifestam naturalmente. É preciso deixar de ser 'normal' e voltar a ser natural, só isso. O homem insiste em viver aprisionado e não percebe que as portas estão sempre abertas, basta começar essa caminhada de desconstrução de todas os valores e crenças impostas pelas forças que vêm de fora.

É preciso deixar de acreditar e buscar o saber, o verdadeiro saber. O Reino de Deus está dentro de cada um de nós e não ali, lá, acolá, com explica o Nazareno.

"Feliz aquele cujo conhecimento é livre de ilusões e superstições" (Buda).

Texto revisado

Publicado em 2/1/2017

Compartilhe

Autor: Paulo Tavarez   
Criador de uma terapêutica chamada PSICAPOMETRIA que funde técnicas apométricas com uma abordagem multidimensional que explora, principalmente, os campos psíquicos. Pedagogo, Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador da Dinâmica da Consciência e Escritor. 
E-mail: paulo.tavarez@cellena.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 61 – CHUNG FU – VERDADE INTERIOR
Compreender e fazer-se compreender é o caminho a ser seguido. A honestidade e a integridade são a base das relações duradouras.


energia
Runas: Talismã do Amor
Faça uma surpresa agradável para quem você ama.


30
Numerologia: Comunicação
A energia favorece a expressão sob todas as formas. Apresente seus novos projetos e dê vazão a seus talentos. Não disperse interesses.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Aproveitando as energias do Ano Novo solar
2. Os ciclos de Saturno em nossa vida
3. Você não aguenta mais estar solteira?
4. A polêmica sobre o regente do ano de 2017!
5. A doença emocional
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. 4 Fatores pouco conhecidos que podem afetar desastrosamente a sua autoestima
8. Como fazer um homem ficar obcecado por você...

Faça parte do PDA

 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade