Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Espiritualidade - experiência espiritual em compreender a Generosidade Divina  
Home > Autoconhecimento
Espiritualidade - experiência espiritual em compreender a Generosidade Divina

por Marcos Porto


Generosidade tem a ver com nossa qualidade particular de doar. É a doação de nós mesmos por amor, e por uma consciência de que tudo o que temos que doar é nosso eu, de tal forma que a vida ressurja do nosso oferecimento. Mas onde isso nos leva quando começamos a refletir sobre a Generosidade Divina no contexto do que é chamado de Graça?
Vamos, então, refletir sobre o tema?
Aprendemos a doar com o Ser Maior Criador Deus. Ele é o doador de todos nossos bons dons e fonte dessa vontade. O que isso implica?

Talvez nosso entendimento esteja obscurecido por nossa imaginação do Ser Supremo como sendo o superbilionário dispensando seu tesouro. E como esse tesouro é infinito, tudo o que ele doa não diminui. Possivelmente também estejamos influenciados por essa era materialista em imaginar que o Ser Maior Criador Deus nos atende nos nossos apelos em adquirir bens pessoais e materiais.
Em caso afirmativo, a sugestão é de refletirmos sobre essas imaginações.

Para entender o que queremos dizer como Generosidade Divina, será útil relembrar que é a própria unidade do Criador do Universo que permite a incontável variedade de Sua Criação. Sob a aparente diversidade da criação, existe uma unidade.
O sopro do Ser Absoluto é o sopro da vida!

Quando a Generosidade Divina se manifesta existe liberdade da criação espontânea. Ao mesmo tempo, há amor, pois, o Ser Maior Criador Deus é Amor. Faz sentido?
Então, ao criar, o Ser Supremo derrama livremente a expressão do Amor que é Seu Ser em um sublime ato de comunicação.
Muitas vezes, nossas tentativas de comunicação criam mais distância do que a proximidade entre nós e os outros.

No entanto, a comunicação de Deus conosco é outra, não sendo nada menos do que compartilhar seu próprio modo de Ser - Espírito - em exprimir a Generosidade Divina.
Sua respiração é o sopro da vida; na intenção Divina de criar água, pedras, peixes, insetos, pássaros, animais, plantas, seres humanos. Toda essa miríade dos aspectos da criação compartilha, cada uma à sua maneira, e para os olhos que podem enxergar, são símbolos de Sua Presença, para ouvidos que podem ouvir, uma mensagem de seu Amor em toda a sua grandeza, gentileza, poder e compaixão.

Como William Blake (1757-1827) poeta inglês disse: "Caso as portas de nossas percepções fossem purificadas, veríamos tudo como é:  Infinito".

Os grandes gestos de sua Criação revelam e expressam a Onipresença da |generosidade Divina do seu Ser. Suas obras não são separadas de si mesmo; o Ser Maior Criador Deus é o poder dos oceanos, a beleza das flores, a gentileza do orvalho, a grandeza das montanhas; é cada um e todos nós seres humanos espirituais.

Sua plenitude se torna vida e habita entre nós. Correto?
E da Sua fé todos nós recebemos, Graça sobre Graça. Sabemos que nós nos gêneros masculinos e femininos, somos a imagem e semelhança do Criador, que respirou em nós seu próprio Espírito de Amor e Liberdade, fazendo de nós seres humanos espirituais, prelúdio para o hino do Universo.

A humanidade é criada sob o signo da unidade e está destinada a encontrar sua realização na unidade.
O Ser Maior Criador Deus é o verbo "doar", conjugado em todos os modos possíveis; Sua doação é de Si mesmo.

É essa participação que a terminologia clássica chama de Graça Suprema. O termo afirma que o dom do Ser Absoluto vem até nós através de tudo o que constitui vida humana e ambiente, em doação através de  seu Espírito incriado, ou seja, que existe sem ser criado e nós compartilhamos essa doação.

Ao nos criar, o Ser Supremo criou nova maneira de compartilhar suas próprias doações, que é uma e indivisível.
Nossa participação nessa dinâmica é multidimensional do nosso lado, porque nenhum de nós é Deus, embora sejamos seres Divinos.
Todo um vocabulário foi concebido para descrever essa multiplicidade de nossa partilha e, infelizmente mal interpretada como se designasse diferentes significados de Graça.

A Graça do Ser Maior Criador Deus é Uma, explicada com infinita variedade de modulação e ouvida de maneiras diferentes, podendo ser a manifestação do perdão e cura, então chamamos isso de medicinal; poderá nos impedir do mal, então, chamamos isso de preventivo; nunca estará além da nossa capacidade de ouvir e vontade de recebê-la, por isso, chamamos de suficiente, o fato é, a Generosidade Divina de Deus sempre se equilibrará com nossa capacidade de compreensão. Está claro?

Mestre Jesus nos diz: “Dai e vos será dado: uma boa medida recalcada, sacudida e transbordando, será lançada no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes, também vos medirão de volta”. João 6:38

O Ser Supremo se submete à nossa vontade nos convidando a compartilhar com sua Onipresença. Esse compartilhamento deverá tornar-se nosso modo de ser.
O modo de ser de Deus é o Espírito de Amor e Liberdade, e viver nesse Espírito como forma de vida é o que é chamado de Graça habitual: a doação Divina torna-se um modo de vida conosco, como é com o Ser Supremo. Esta é uma necessidade real para aprofundarmos em nós mesmos, elevando nosso nível de consciência.

A Generosidade Divina do Ser Maior Criador Deus é ilimitada; não no sentido de que nos doa muito em um cosmos rico e variado, mas porque é infinita e sem limites.

Termos consciência em perseverar na experiência espiritual da Generosidade Divina é compreendermos que nossa resposta não deve ser interpretada em termos de retribuir ou fazer coisas para Ele.
Ao invés disso, devemos responder, entendendo que o único presente real somos nós mesmos – gratidão!
Nesse presente, respondemos em unidade à Generosidade Divina, nos integrando nesse movimento de doação pessoal que se chama Graça.

Voltaremos ao assunto.

Texto Revisado



Compartilhe

Autor: Marcos Porto   
Marcos F C Porto - Terapeuta Holístico, modalidade Psicoterapia Holística Transpessoal - CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, Inglaterra, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA!, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, é facilitador de Grupos de Reflexão 
E-mail: portomfc@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 29/10/2017

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 18 – KU – A REAÇÃO
Agora é o momento certo para deixar de hesitar e agir. Energia e boa vontade são indispensáveis.


energia
Runas: Raidho
Analise novas oportunidades, mudanças para melhor.


17
Numerologia: Finanças
Dia de disciplinar, organizar, estabelecer planos, ser prudente e enxergar longe. Procure progresso e o atrairá, esteja alerta para possibilidades de ganhos, pois as oportunidades surgirão.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Previsões das Runas pra 2018
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. O que significa ter sonhos repetidos?
5. 3 sinais de que ele não está a fim de você de verdade!
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. Quais os efeitos de Saturno nas Casas Astrológicas?
8. O Limão na Gravidez e Amamentação


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade