Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Espiritualidade - experiência espiritual do equilíbrio e harmonia  
Home > Autoconhecimento
Espiritualidade - experiência espiritual do equilíbrio e harmonia

por Marcos Porto


Sermos felizes poderá significar aspectos diferentes para cada um de nós. Para alguns de nós, poderá ser baseado no norte da bússola que gira em torno de afeto, amorosidade, generosidade, empatia, enquanto outros associam-se a termos como riqueza material, carreiras de sucesso e altos padrões de vida. Na experiência espiritual, reconhece-se que, para alcançarmos vida gratificante, é preciso encontrarmos equilíbrio e harmonia como seres integrados de Corpo-Mente-Alma, sendo esta a chave para o bem-estar e felicidade.
Vamos, então, refletir sobre o tema?
No entanto, raramente se faz tal reflexão. No mundo materialista de hoje, gastamos muito mais tempo e esforço nos concentrando nas demandas superficiais e necessidades do corpo, ignorando Mente-Alma.

Muitos de nós não têm tempo para encontrar paz, sintonizando-se com a orientação interior natural e intuitiva. Faz sentido?
Embora tenhamos ouvido falar em intuição mental não sabemos o que é, ou sequer prestamos atenção a isso.
Dessa forma nos voltamos para o racional, tomando decisões, permitindo que lógica e não sentimento interior predominem. Quando isso acontece, assumimos compromissos na vida, fazendo o que nos dizem, e como resultado, não alcançamos o sentimento de satisfação e alegria de viver.

Como resultante, um número cada vez maior de pessoas sofre distúrbios como estresse, ansiedade, medo do futuro, baixa confiança, sendo infelizes em suas vidas. Para conter esta nuvem escura que ameaça a humanidade, é hora de começarmos a reconhecer e nos conectar com nosso sistema de orientação interior e, assim, voltarmos a nos equilibrar, seguindo o próprio plano natural e caminho de vida de cada um de nós, em vez da vida comprometida em satisfazer padrões estabelecidos por outros.
Como seres humanos espirituais precisamos aprender a confiar na sabedoria da natureza e do Divino, vivendo a Verdade, seguindo orientação interior.
Em conexão e compreensão com a Inteligência Universal do Ser Maior Criador Deus, poderemos começar a aproveitar essa sabedoria universal de energia e, como tal, começarmos a atrair o que precisamos na vida.
Nosso corpo físico está divinamente projetado para comunicar nossas necessidades através da percepção sensorial dos cinco sentidos, e caso Corpo-Mente-Alma estiverem em equilíbrio, então holisticamente estaremos em harmonia.
Rakesh Sethi escritor e praticante da Medicina Ayurvédica nos diz: “O equilíbrio da Mente conecta Corpo-Alma em relacionamento harmonioso. A harmonia Corpo-Mente-Alma promove o verdadeiro estado de Saúde, Paz e Felicidade”.

Emoções negativas surgem quando não estamos em equilíbrio. Quando conectados, essas emoções diminuem com a confiança no Ser Maior Criador Deus nos permitindo deixarmos de nutrir energias como tristeza, medo, insegurança, desesperança e infelicidade.
Como Seres Divinos ao nascermos, estamos conectados à Inteligência Universal, nossa mente segue essa orientação natural, e ainda bebês, naturalmente expressamos o desejo de mamar na nossa mamãe, chorando quando precisamos de algo. Não há análise na mente que avalie vantagens e desvantagens da amamentação ou do choro; simplesmente respondemos.
Com o tempo, nossa mente perde essa forte conexão com a intuição Divina, pois os estímulos do meio ambiente começam a influenciar nosso comportamento, e a mente cria um banco de memória que serve de influência nas ações futuras.
À medida que esse banco de memória se amplia, nossa mente começa a tomar decisões com base nas experiências aprendidas.
O banco de memória se expande para incorporar respostas influenciadas pelo conhecimento, demandas sociais, expectativas afetivas, pressões materiais, influências da mídia. Nossa mente é bombardeada com informações que influenciam nossos pensamentos, sentimentos e ações; nesta confusão de mensagens e na ausência de experiências espirituais nossa conexão com a Inteligência Universal ou sabedoria da intuição natural poderá ser perdida. A mente começa a depender das respostas aprendidas, em vez das intuitivas, e a discrepância com o caminho da Alma surge na insatisfação e desequilíbrio.
É importante para a nossa mente estar alinhada com a Alma, para tomarmos decisões as quais nos sintamos confiantes, permitindo que nossas ações sejam guiadas pela fonte da Inteligência Infinita Universal da sabedoria que cria tudo na natureza.

Mestre Jesus no Livro de Urantia nos diz: “A suprema experiência da existência humana é encontrar Deus em si mesmo e conhecê-Lo em suas próprias Almas”. 155:6;7 (1731.5)

Todos nós merecemos ser felizes, nascemos para experimentar a vida, cumprindo nossos anseios, contribuindo com o mundo em que vivemos. Correto?
Somos únicos, não concebidos para sermos réplicas uns dos outros, seguindo o nosso sistema de orientação intuitiva, poderemos aprender e despertar nossos dons e talentos naturais que estão conectados ao caminho de Alma.
Alma é a essência do nosso ser! Não poderemos experimentar felicidade sem participação da Alma. Nossa mente precisa nutrir a Alma sem a qual vida não existe.
Ao nos conectarmos ao nosso sistema de orientação interior, elevando nossos níveis de consciência na experiência espiritual da prática do silêncio criativo nossa mente alimenta a Alma e somos capazes de alcançar paz e bem-aventurança interior. Está claro?
A Alma é capaz de estabelecer conexão com o Divino-Inteligência Universal-Ser Maior Criador Deus, e de sua Compreensão-Sabedoria, obter equilíbrio e harmonia na vida.

Voltaremos ao assunto.

Texto Revisado




Compartilhe

Autor: Marcos Porto   
Marcos F C Porto - Terapeuta Holístico, modalidade Psicoterapia Holística Transpessoal - CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, Inglaterra, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA!, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, é facilitador de Grupos de Reflexão 
E-mail: portomfc@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 10/1/2017

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 13 – TUNG JEN – COMUNIDADE COM OS HOMENS
A união e a confraternização trazem sucesso. Unindo-se a outros, você poderá realizar coisas importantes.


energia
Runas: Isa
Espere o momento oportuno, planos em suspenso.


18
Numerologia: Compaixão
Diga uma palavra terna, faça uma boa ação, enriqueça a vida dos que estão à sua volta com um gesto de carinho. Compartilhe generosamente seu conhecimento, seja compreensivo e ofereça ajuda.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Mães narcisistas e suas filhas
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. A Oração do Perdão
4. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
5. Quem manda em você? Descubra os 3 motivos que limitam suas escolhas!
6. Dicas para criar um nome para a sua empresa
7. Sou comprometido, mas estou a fim de outra pessoa... E agora?
8. Limão para tratar o Sistema Digestivo


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade