Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Emoções à Flor da Pele  
Home > Autoconhecimento
Emoções à Flor da Pele

por Tania Paupitz


Todos nós já convivemos com o incômodo da raiva, do medo, da inveja, da impaciência, da vergonha e, principalmente, da ansiedade. Às vezes, é difícil admitirmos a presença destas emoções e, não raro, acabamos nos convencendo de são os outros os maiores causadores de nossos descontroles emocionais.
Afinal, quem abala nossa tranquilidade é o transito caótico, o som barulhento do vizinho, o conhecido que vota noutro partido, a corrupção que estamos vivenciando nos dias de hoje, o companheiro que nos ignora, o amigo que nos destrata, enfim, são tantas as situações que ficaríamos bastante tempo relacionando-as.

Muitas vezes, quando as pessoas do nosso convívio familiar ou social tomam atitudes que não condizem com as nossas expectativas com relação a elas, podemos nos sentir enraivecidos. Isto nos mostra que qualquer expectativa sobre algo ou alguém acaba certamente em "decepção", ocasionando algum tipo de sofrimento.
Quantas vezes a consciência sabe que a reação de forma violenta faz mal, mas o sentimento pede vingança, ódio, magoa orgulho, egoísmo e vaidade?
Quantas vezes os pensamentos e sentimentos são conflitantes, estão em desarmonia?

Uma emoção equilibrada transmite paz à alma, bem como uma emoção exagerada, nos excessos de fúria, leva-nos ao desequilíbrio.
Acredito que um dos pontos fundamentais para encontrarmos o ponto de equilíbrio em nossas emoções é procurarmos investir em nosso processo de autoconhecimento pois toda mudança inicia sempre de dentro para fora. Aprender sobre nós denota alguma forma de maturidade, especialmente, sobre como pensamos, o que sentimos e como funcionamos.

Ter a consciência de que somos responsáveis pelas emoções que sentimos diante de qualquer situação, como a raiva, a impaciência, a intolerância, a irritação, permite-nos parar de criar "desculpas" para nossos comportamentos.
Paramos de acusar o vizinho, o filho, o companheiro, o governo etc., por aquilo que estamos sentindo, colocando-nos, muitas vezes, numa situação cômoda e vitimesca. Lembrando que, ocasionalmente, o outro poderá ser o "gatilho" que ira acionar aquela emoção que já se encontrava há muito tempo conosco. A situação ou a pessoa em questão veio apenas despertar aquilo que precisamos trabalhar intimamente.

Acreditamos erroneamente que o outro é o culpado da situação, muitas vezes, julgando e condenando precipitadamente as pessoas, quando na realidade, somos nós quem devemos modificar nossa forma de ser, alterando nossas atitudes, transformando nossa vida interior.
Quando, enfim, estivermos prontos para experimentar o verdadeiro sentimento de amorosidade em relação às pessoas e as coisas à nossa volta, atrairemos tudo aquilo que desejamos e buscamos, ou seja, a verdadeira felicidade, a paz, a serenidade.

Estar em paz consigo significa não se permitir ser envolvido pelo meio e influenciar as pessoas à sua volta com uma atmosfera de serenidade e plenitude.
As situações aparentemente desagradáveis serão suavizadas e terão um desfecho mais rápido e satisfatório.



Texto Revisado

Publicado em 4/26/2015



Compartilhe

Autor: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica desde o ano de 1986 e sua marca registrada são as cores vibrantes, influência dos estudos de vários artistas renomados, entre eles, Pissarro e Dali. Em suas obras predominam a tinta Óleo e sua técnica predominante é o espatulado. Visite o blog da Artista: www.taniapaupitzartes.blogspot.com 
E-mail: tania.paupitz@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.


energia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!


22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
3. 3 estratégias para deixar um homem completamente apaixonado por você!
4. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2
5. Limão para tratar o Sistema Digestivo
6. Quem procurar quando não estou bem?
7. Não existe coincidência no universo
8. 3 hábitos que você precisa eliminar agora se deseja ser feliz no amor!


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade