Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Diabetes mellitus. Qual é o impacto que essa doença causa no organismo?  
Home > Autoconhecimento
Diabetes mellitus. Qual é o impacto que essa doença causa no organismo?

por Roberto Debski



Diabetes mellitus é uma doença metabólica e sistêmica que afeta o organismo como um todo.
A baixa produção de insulina pelo pâncreas que se encontra deficiente faz com que a glicose na circulação não seja absorvida pelas células dos órgãos, (exceção do cérebro e coração), e então permaneça em excesso na corrente sanguínea.

Esta condição ao longo do tempo lesiona as células, os nervos periféricos, causa danos vasculares e arteriais e desencadeia doenças como insuficiência renal que pode levar à necessidade de transplante renal, cardiopatias e infarto do miocárdio, falta de circulação distal e neuropatia com gangrena nos dedos dos pés, lesões vasculares nos olhos levando à cegueira, lesões vasculares e nos nervos no pênis, causando impotência sexual e diversas outras.
Além dessa situação, pode estar presente a resistência à insulina, dislipidemia, aumento da gordura visceral, caracterizando a síndrome metabólica.

Quais são os cuidados que o diabético deve ter com a alimentação?
Os alimentos processados, que contém açúcar e carboidratos refinados, não devem fazer parte da alimentação do diabético. Esses alimentos elevam ainda mais rapidamente a glicemia agravando as lesões celulares e teciduais e piorando o metabolismo.
A alimentação deverá ser equilibrada, não excessiva, e as fontes de carboidratos deve ser de alimentos realmente integrais e naturais como leguminosas, frutas, e cereais integrais.
Os alimentos aliados desse paciente são arroz integral, verduras, legumes, carnes magras, batata doce, cereais integrais, canela, orégano e açafrão dentre outros.
Os grãos e cereais integrais, as verduras e legumes são ricos em fibras solúveis e insolúveis, vitaminas e minerais, antioxidantes. As carnes magras são ricas em proteínas, as frutas em pequenas quantidades trazem o aporte de nutrientes essenciais como vitaminas e minerais, com propriedades antioxidantes e baixo índice glicêmico. Os temperos como canela, orégano e açafrão tem propriedades antiinflamatórias, antioxidantes, reduzem a resistência à insulina e melhoram o metabolismo glicídico.

Os vilões da dieta são os carboidratos refinados como farinha branca, açúcar branco, doces, gorduras, frituras, álcool.
Os carboidratos refinados e o açúcar têm alto índice glicêmico elevando rapidamente a glicemia e sobrecarregando ainda mais o pâncreas. Os doces, gorduras e frituras são pró-inflamatórios, geram radicais livres e pioram as condições metabólicas. O álcool é uma neurotoxina e agrava o quadro da polineuropatia do diabetes.

O portador de diabetes 2 deve ter um estilo de vida ativo e saudável.
A alimentação deve ser o mais natural possível, com cereais e grãos integrais, pelo menos 7 a 9 porções de frutas, legumes e verduras ao dia e tomar bastante água. Devem evitar alimentos industrializados, refinados, processados, frituras e gorduras, refrigerantes e bebidas alcoólicas.
Devem fazer atividade física regularmente, ter um sono reparador, aprender a gerenciar o estresse e as emoções, praticar meditação e técnicas de relaxamento, além de investir nas relações afetivas, familiares e amizades saudáveis.
Dependendo do grau de desenvolvimento do diabetes, se for na fase inicial, a mudança do estilo de vida pode ser o suficiente para reverter o quadro.

Após consulta e acompanhamento com o seu médico clínico ou endocrinologista, ele irá determinar a necessidade de exames complementares ou medicamentos alopáticos e/ ou tratamentos da medicina integrativa e complementar como homeopatia e/ ou acupuntura.

Produtos naturais como a tintura de jambolão, a canela em pó e flocos de aveia nos alimentos podem auxiliar no controle da resistência à insulina e da glicemia auxiliando os tratamentos médicos e melhorando a saúde em geral.
A tintura de jambolão, ou Syzygyum jambolanum é um medicamento fitoterápico e deve ser prescrita por médico com experiência em fitoterapia.
A canela em pó pode ser utilizada com frutas no microondas, por exemplo banana, ou em mingaus, com iogurte e sucos naturais, realçando o sabor.
A aveia em flocos pode também ser utilizada em mingaus, com iogurte, em sopas ou com frutas, também como na mistura de omeletes e panquecas aumentando o teor de fibras.
O chá de casca de cebola é rico em quercetina e antioxidantes, também presentes na cebola, e têm potencial antiinflamatório e imunoregulador. Os pacientes com diabetes mellitus tipo 2 podem se beneficiar destas propriedades conjuntamente ao tratamento realizado.

Continue participando com comentários e sugestões no blog Mais Saúde, e compartilhe com seus amigos.
Todos que colaborarem com o blog concorrerão no final de de julho a um exemplar com minha dedicatória do livro "Novo Manual de Coaching"!
Quem colabora ativamente com o blog faz parte do time da saúde e qualidade de vida e ainda pode ganhar diversos prêmios saudáveis!

Muita paz e saúde a você e aos seus!

Dr. Roberto Debski
Médico - CRM SP 58806
Especialista em Homeopatia e Acupuntura pela Associação Médica Brasileira
Psicólogo - CRP/06 84803
Coach e Trainer em Programação Neurolinguística
Facilitador em Constelações Familiares


 


Texto Revisado

Publicado em 7/25/2017



Compartilhe

Autor: Roberto Debski   
O Dr. Roberto é médico (CRM SP 58806) especialista em Acupuntura, Homeopatia e tem formação em Medicina Ortomolecular. Também é psicólogo (CRP 06/84803), Coach e Trainer em Programação Neuro-Linguistica com certificação Internacional. Acompanhe nossos próximos eventos! 
E-mail: rodebski@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 54 - KUEI MEI – A JOVEM QUE SE CASA
Evite qualquer decisão ditada pela paixão.


energia
Runas: Tiwaz
Remoção de obstáculos, vitória através de lutas.


24
Numerologia: Equilíbrio
Procure estabelecer um ritmo harmônico em sua vida, evite precipitações e correrias e arrume tempo para dedicar-se aos que ama dialogue, faça trocas pratique a compreensão.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
3. 3 estratégias para deixar um homem completamente apaixonado por você!
4. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2
5. Limão para tratar o Sistema Digestivo
6. Quem procurar quando não estou bem?
7. Não existe coincidência no universo
8. 3 hábitos que você precisa eliminar agora se deseja ser feliz no amor!


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade