Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Desenvolvendo Autoconfiança-Aprenda novas habilidades  
Home > Autoconhecimento
Desenvolvendo Autoconfiança-Aprenda novas habilidades

por Andre Lima


Sempre que há alguma área da vida que não está indo bem, seja nos relacionamentos,  parte financeira e outras, significa que existe algum conhecimento, ou vários,  que ainda não temos e que precisamos aprender para melhorar.

Em todo caso a idéia é a seguinte. Se eu não tenho muitas amizades, eu posso aprender a ser mais social, tanto quanto as pessoas mais sociáveis e vir a ter muitos amigos. Se minha situação financeira não anda boa, eu posso aprender a sentir, pensar e agir como as pessoas que são bem sucedidas financeiramente pra que eu saia das dificuldades que me encontro. Se eu tenho dificuldade com as mulheres, é possível aprender comportamentos que me levem a ter mais sucesso. Quem não sabe dançar pode fazer aula de dança e ficar acima da média. O mesmo vale para quem quer aprender um instrumento musical. Quem não é um bom orador, pode fazer um curso de oratória e melhorar significativamente.

Absolutamente tudo pode ser aprendido. As pessoas que são boas em certas áreas, tem um conhecimento acima da média naquele ramo específico. Esse conhecimento pode ser chamado de "talento nato" ou de "habilidade natural". É algo que normalmente a pessoa já traz de forma intuitiva, ninguém precisou ensiná-la. Fica parecendo que ou a gente nasce com aquele talento, ou então não tem como desenvolvê-lo.

Mas é possível sim aprender a lógica, os pensamentos e comportamentos das pessoas que são habilidosas em certas áreas, para que a gente se torne melhor do que é hoje, e talvez tão bem sucedido quanto os melhores, ou até mesmo um mestre na área.

Outro dia, de passagem pelo aeroporto de Recife para ministrar um curso no Rio de Janeiro,  vi um livro na vitrine que me chamou atenção: "O Jogo - A bíblia da Sedução". O livro é do jornalista Neil Strauss, especializado em rock, e que escreve para o jornal The New York Times e revista Rolling Stones.

Ele conta a sua própria história, de como se transformou de um nerd completo e fracassado com as mulheres, a um mestre da sedução, em um período de pouco mais de dois anos. Para atingir esse objetivo, leu inúmeros livros, teve muitos professores, fez vários cursos, e praticou muito. Tudo isso transformou sua vida social e sexual completamente.  

Durante essa transformação, ele melhorou sua aparência física também, mas continuou sendo considerado alguém longe de ser bonito. No entanto, o que mudou radicalmente, foram seus pensamentos, sentimentos e atitudes. Exigiu esforço e dedicação, mas ele desenvolveu habilidades que jamais pensou ser possível um dia. Achava que eram coisas que já nasciam com a pessoa e nem sabia que podiam ser aprendidas. Um de seus maiores professores e melhor amigo,  também passou por esse caminho de transformação, pois era virgem até os 21 anos e tinha grandes dificuldades sociais.

A lição principal que tirei ao ler esse livro, é que é possível aprender qualquer coisa, absolutamente qualquer coisa que se queira. Basta ter vontade e se dedicar. Depois pesquisei na net sites nessa área de sedução e achei vários que tem muito material que tratam exclusivamente desse tema, quase todos em inglês. São cursos, workshops, livros e etc...

Outro dia, eu pensei comigo mesmo, será que é possível aprender a ser engraçado, a fazer as pessoas rirem? Qual a lógica por trás da graça? O que as pessoas que são engraçadas fazem ou sabem de forma intuitiva que a maioria não capta?

Tem gente que é engraçado naturalmente, outras pessoas forçam a barram, tentam e não conseguem. Aliás, não há nada mais sem graça que alguém que não é engraçado tentando o ser. Bem, fui em busca de material na net, e achei muita coisa boa! Nesse caso só achei material em inglês. 

Toda habilidade que produz bons resultados tem por trás uma lógica que pode ser estudada e aprendida. Seja uma habilidade física, intelectual, emocional, comportamental, ou tudo junto.

Quando eu comecei a aprender a *EFT (técnica para autolimpeza emocional,  veja como receber um manual gratuito no final do artigo), percebi, depois de um certo tempo de prática, ao me comparar com outras pessoas da área, que eu tinha uma facilidade maior, uma "habilidade natural" que me fazia aplicar a técnica nas pessoas, para os mais variados tipos de problema sem grandes dificuldades, mesmo quando eu ainda era um iniciante.

Com o tempo, eu fui percebendo exatamente qual era a lógica por trás dessa habilidade que eu tenho; o que é que eu consigo ver que a maioria das pessoas não consegue. A partir daí, eu fui melhorando como professor e hoje consigo ensinar a técnica muito melhor que antes.

Comecei a ver que o meu repertório de abordagens poderia ser  ensinado como procedimentos e técnicas. O curso de nível 2 que comecei a ministrar recentemente, me permite ensinar melhor várias destas habilidades.

Alguém já assistiu o programa da Super Nanny? O que ela faz é exatamente ensinar aquilo que os pais não sabem, ou que não conseguem ver naturalmente, ou ainda, os treina para pôr em prática o que eles  não conseguem sozinhos. O resultado da aplicação das técnicas que ela ensina é a transformação de ambientes familiares caóticos, aparentemente sem solução, em ambientes harmoniosos. E tudo isso em pouco tempo. Eu fico impressionado e aprendo bastante sempre que assisto esse tipo de programa.

Certa vez, assisti outro programa nessa linha comportamental que servia para melhorar e salvar relacionamentos de marido e mulher. Um especialista observava a rotina do casal (sempre à beira da separação), filmando tudo, e passava a ensinar vários tipos de comportamento e instituía atividades entre os dois, de modo que tudo ia se transformando. A melhora no relacionamento era rápida e profunda.

Então, toda vez que alguma área da sua vida não estiver indo bem, ao invés de pensar "eu não consigo, não posso, não sei, não dá pra mim, vai ser assim pra sempre, onde foi que eu errei e etc...", pense que falta desenvolver alguma habilidade, aprender algo que ainda não sabe, falta fazer algo que você ainda não faz. E, quando a gente não sabe e está passando por uma situação negativa, parece que não existe algo mais a ser aprendido porque enxergar sozinho é muito difícil. Acredito que o melhor caminho é sempre buscar cursos e os Melhores professores. Isso é importante, buscar os melhores. Vai bem mais rápido assim. Livros e artigos ajudam bastante!

Conscientize-se que é possível e aprenda novas habilidades onde você não estiver indo tão bem. Sua zona de conforto aumentará, e assim você desenvolverá uma autoconfiança cada vez maior.

André

*EFT - Emotional Freedom Techniques - É a auto-acupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se auto-aplicar o método. Para  receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse: http://www.eftbr.com.br/ e solicite o seu manual. Veja também sobre cursos, atendimentos terapêuticos online e muito mais.




Compartilhe

Autor: Andre Lima   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   
Publicado em 30/09/2009

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 18 – KU – A REAÇÃO
Agora é o momento certo para deixar de hesitar e agir. Energia e boa vontade são indispensáveis.


energia
Runas: Raidho
Analise novas oportunidades, mudanças para melhor.


17
Numerologia: Finanças
Dia de disciplinar, organizar, estabelecer planos, ser prudente e enxergar longe. Procure progresso e o atrairá, esteja alerta para possibilidades de ganhos, pois as oportunidades surgirão.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Mães narcisistas e suas filhas
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. A Oração do Perdão
4. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
5. Quem manda em você? Descubra os 3 motivos que limitam suas escolhas!
6. Dicas para criar um nome para a sua empresa
7. Sou comprometido, mas estou a fim de outra pessoa... E agora?
8. Limão para tratar o Sistema Digestivo


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade