Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Descobrindo a sua verdadeira natureza  
Home > Autoconhecimento
Descobrindo a sua verdadeira natureza

por Paulo Tavarez


Você já descobriu que não é a mente? Descobriu? Que ótimo! Então, você já sabe qual é a sua verdadeira natureza e, uma vez que você sabe que não é a mente, tanto faz se ela é silenciosa ou barulhenta... você não é a mente!

Portanto, procure focar naquilo que você é, pois se você não é a mente, você é aquilo que observa ela, você é uma testemunha.

Eu sei que isso exige prática e que não vai ser fácil manter-se na poltrona, como um mero espectador, mas apenas o fato de saber que você não é um ator nesse espetáculo, já é um avanço enorme, pois nada poderá tirar a sua paz e sempre haverá um meio de voltar para a mesma poltrona.

A mente é ardilosa, sedutora, irá aliar-se a todos os seus conteúdos inconscientes, tentará, o tempo todo, confundi-lo com as substâncias psíquicas da sua sombra, com as suas memórias, mas saiba, nada daquilo que você viveu é real aqui e agora, são apenas arquivos e cada um deles apresenta uma determinada carga afetiva, por isso, sobrevivem; é claro, você se identifica neles e é razoável que se confunda, afinal, eles se manifestam através de emoções e as emoções são captadas por sentimentos; assim, quando você sente algo é natural achar que esses sentimentos te representam.

Todos eles existem em você em função da importância que você deu a esses eventos, pois fazem parte da sua história, foram experiências que permaneceram, mesmo depois de inconscientizadas e estão criando uma espécie de psicosfera própria; simplesmente, aquilo que a psicologia chama de ego. Você não é o ego, saiba disso.

Todo a estrutura do ego está no passado e você é profundamente afetado por esse passado. Fique em silêncio e observe apenas. Todo esse monturo irá perder força e você poderá criar uma intimidade, cada vez maior, com o seu verdadeiro eu.

Quando você conseguir se desidentificar desse material todo, não haverá mais você, haverá apenas a Consciência Pura observando e manifestando toda a beleza da existência. Sei que é estranho, mas não tema, é preciso perder essa identidade ilusória, é preciso perder a vida para ganhá-la, lembre-se das palavras do Nazareno. O Mestre já nos mostrava o caminho da transcendência, pois precisamos transcender esse personagem ilusório.

Saber que não somos a mente é um avanço, mas não é suficiente, pois esse saber precisa ser consolidado através de uma prática constante.

Jesus ficou quarenta dias no deserto negando a mente (Satanás); Buddha ficou o mesmo período embaixo de uma árvore meditando; Ramana Maharshi permaneceu mais de um década em silêncio profundo; Nisargadatta Maharaj, Krishna e tantos outros que se iluminaram, fizeram o mesmo, por que acha que seria diferente com você?

A mente cria essa quarta dimensão, que está além do mundo físico, mas precisamos ir além, temos que chegar à quinta dimensão, a dimensão da Consciência, ali está o Reino de Deus, o Nirvana, o Samadhi, o Satori, assim por diante. Ali você irá conhecer a sua Verdadeira Natureza.

Texto revisado

Publicado em 16/01/2017



Compartilhe

Autor: Paulo Tavarez   
Criador de uma terapêutica chamada PSICAPOMETRIA que funde técnicas apométricas com uma abordagem multidimensional que explora, principalmente, os campos psíquicos. Pedagogo, Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador da Dinâmica da Consciência e Escritor. 
E-mail: paulo.tavarez@cellena.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 48 – CHING – O POÇO
O caminho do sucesso está em aumentar as reservas de humanidade e de esperança, para si mesmo e para os outros. É preciso ser ativo e ajudar o próximo.


energia
Runas: Talismã da Prosperidade
Conquistas financeiras, remoção de obstáculos.


28
Numerologia: Ação
Dia propicio para tomar iniciativas e por seus planos em ação. As coisas iniciadas com a energia desse dia terão continuidade, e certamente irão frutificar a seu tempo.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Dicas para melhorar a Energia
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. 3 venenos extremamente perigosos para o amor!
5. A Oração do Perdão
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2
8. Sobre abuso emocional perverso


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade