Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



De onde vem esse aperto no peito?  
Home > Autoconhecimento
De onde vem esse aperto no peito?

por Suellen Barone


A cada texto gosto de relembrar o conceito de Inteligência Emocional, sugerido por Daniel Goleman: a capacidade do ser humano de conhecer as suas emoções e as dos outros e de lidar com elas da melhor forma possível. A partir desta definição, podemos nos aprofundar em algumas competências fundamentais que, integradas, caracterizam uma pessoa que tenha inteligência emocional. Dentre elas, destaca-se a capacidade de autoconhecer-se emocionalmente.

Sabe quando você está se sentindo mal, estranho, inquieto, mas não sabe explicar o que é que você tem, exatamente? Nesses casos, quanto mais desenvolvido for o seu conhecimento a respeito das suas próprias emoções, mais competente você é na hora de dizer como está se sentindo.

Por exemplo, um aperto no peito pode ser angústia, mas também pode ser um infarto! Falta de ar pode ser ansiedade ou sua asma atacando! Dor de estômago pode ser nervoso, estresse ou algo que você comeu e não caiu bem. Sem contar que esses sintomas podem se intercalar e indicar algo diferente para cada pessoa. Por isso é importante sabermos como o nosso organismo funciona.

Eu, por exemplo, quando sinto o meu coração acelerado, logo paro, respiro fundo e tento descobrir da onde está vindo esta reação. Pois sim, eu estou reagindo a algo. Essa ação não começou do nada, embora muitas vezes pareça que sim.

Corações não disparam à toa. No âmbito das neurociências, um coração pode disparar quando estamos frente a uma situação de perigo. Nesses casos, o cérebro envia uma mensagem de luta ou fuga, além de jogar certos hormônios na nossa corrente sanguínea, como o cortisol e a adrenalina, que enviam o comando para o coração bombear o sangue mais forte para as pernas e para os braços (que correm e batem). É por isso que o coração acelera e é também por isso que ficamos pálidos de medo, pois o sangue sai das áreas menos vitais neste momento, como o rosto, para ir para os membros.

Então, quando sinto o meu coração acelerar, eu presto atenção no que está acontecendo, afinal, muito provavelmente, não existe um risco de morte. Nessas circunstâncias, é muito provável que o que tenha causado esta reação tenha sido um pensamento, daqueles que passam despercebidos, como quem não quer nada, mas que nos tiram dos eixos e sim, chegam a causar reações físico-químicas em nosso organismo.

Desse modo, quando me torno consciente desses processos, quando conheço as minhas reações e o que as causa, eu dou um passo extremamente importante e imprescindível para alcançar Inteligência Emocional. Só estando consciente do que me acontece e o que desencadeia algumas reações em mim eu tenho condições de me precaver e me prevenir para que não voltem a se repetir ou, então, posso aprender a lidar com elas de uma forma saudável e eficiente.

No caso do coração acelerado, às vezes, eu me dou conta de que foi um pensamento intruso que me tirou o prumo... Mas nem sempre consigo identificar de pronto o que foi que aconteceu. Porém, mesmo assim, eu sei que aquele estado de coração acelerado é um sinal de ansiedade, de que preciso reencontrar o meu equilíbrio e então busco algumas ferramentas que já sei que funcionam comigo. Uma delas é ouvir algumas músicas relaxantes, ou ler um livro.

Não há contraindicação em você se conhecer melhor. Se aprimorar sobre os seus processos emocionais ajuda você, inclusive, a melhorar também a forma de ler as pessoas, de entender como as emoções delas funcionam. Desenvolve a sua empatia, que é mais uma competência essencial de quem busca desenvolver a sua Inteligência Emocional.

Suellen Barone
Treinadora | Palestrante | Coach | Escritora - Autodesenvolvimento / Relacionamentos / Inteligência Emocional / Neurociências

Me siga nas redes sociais

Instagram: @Neurodicas
Facebook: Suellen Barone – Neurodicas
YouTube: Suellen Barone

Linkedin: Suellen Barone
Periscope: Suellen Barone - Neurodicas


Texto Revisado



Compartilhe

Autor: Suellen Barone   
Coach de inteligência emocional em relacionamentos, especialista em neurociências e jornalista. 
E-mail: sumbarone@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 31/10/2017

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 52 – KEN – A QUIETUDE
A parada faz parte do caminho. Afaste-se da tensão e acalme-se. Só então será possível retomar a ação.


energia
Runas: Talismã dos Sonhos realizados
Positivismo é o seu milagre! Sonhos também realizam.


25
Numerologia: Espiritualidade
Dedique algum tempo para os assuntos de natureza espiritual, reflita e espere, aperfeiçoe hoje seus planos e idéias para agir amanhã. A energia não é favorável para assinar contratos ou fazer acordos legais.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. O que esperar de 2018?
3. Que tipo de amor você merece x qual atrai?
4. A Oração do Perdão
5. Por que há espíritos negativos
6. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
7. Limão para tratar o Sistema Digestivo
8. 3 sinais de que ele não está a fim de você de verdade!


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade