Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Corpo, caminho para o sagrado IV  
Home > Autoconhecimento
Corpo, caminho para o sagrado IV

por Marisa Petcov


O abdômen é visto como um sinal da nossa exterioridade e se mantém separado da matriz peitoral pelo músculo do diafragma. É nessa matriz que se localiza o território de emergência da consciência pessoal, cujos principais órgãos são o coração e o pulmão, responsáveis pelo nosso sistema cardio-respiratório.

A matriz peitoral, mais interiorizada, é o território do coração, da força de vontade, do desejo, do sopro e da palavra criadora. Porém, o peito e o ventre compartilham suas respirações, sendo o primeiro de ordem superior e o segundo de ordem inferior.

E aqui chegamos ao órgão-símbolo predileto dos amantes, o coração. De acordo com Eduardo Miranda, nosso guia nesta estimulante viagem, junto aos pulmões, o coração é o "mestre do sopro e da vida". Mesmo porque na respiração está a "presença do sopro divino" no ser humano, energia essa que o sangue e o coração distribuem por todo o corpo.

O coração também é interpretado como um vaso, o que faz a analogia com o cálice do Graal. A expressão "amar de todo o coração" foi interpretada com sabedoria por Babua ben Asher (final do século 18), para quem o coração, por ser o primeiro órgão a se formar no embrião e o último a morrer, confere à frase o sentido de "do primeiro até o último suspiro".

Assim, ver com os olhos do coração é outra maneira de dar sentido às coisas, de transformar a visão condicionada e limitada da realidade humana.

Eduardo de Miranda nota que "o coração contrito acompanha o espírito contrito", o que é um indício de que o coração tende a aparecer mais ligado ao espírito do que à alma. O coração-centro é um consagrado símbolo do verdadeiro amor, iluminado pelo fogo do espírito.

Como dois foles que mantêm viva a divina chama do coração, os pulmões realizam a união entre o sopro e o sangue. A matriz abdominal e peitoral é um espaço preenchido pelo sopro, do qual está repleto também toda a dimensão situada entre os céus e a Terra, onde o ser humano respira e tem sua existência na matéria. O sopro-espírito não é apenas mais um atributo da pessoa divina, mas a própria manifestação da divindade, que insuflou em nossas narinas o hálito da vida.

A associação entre o sopro e a palavra é outro aspecto a ser ressaltado, pois "podemos falar para respirar e respirar para ver".

Continua

Baseado na obra de Eduardo de Miranda, Corpo, território do sagrado

Marisa Petcov

Elder da Tradição Diânica Nemorensis, Terapeuta holística, Contadora de histórias

Tel.: 11 2021 6788 e 11 9212 8169

Blog: bruxaqueconta@blogspot.com

Texto revisado




Compartilhe

Autor: Marisa Petcov   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   
Publicado em 6/11/2012

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 03 – CHUN – DIFICULDADE INICIAL
O início de todas as coisas é freqüentemente trabalhoso e difícil. Mas basta manter-se paciente e perseverar.


energia
Runas: Sowilo
Seja transparente. Dia excelente , força vital e sucesso.


19
Numerologia: Originalidade
Mudanças ha muito consideradas podem ser bem feitas hoje. Seja diferente e original. Este é o dia para o exercício da individualidade.
Experimente o novo e o ainda não tentado. Mantenha-se independente e decisivo e, sobretudo, tenha coragem de agir de acordo com os seus sonhos.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Aniversário do Brasil 2017: o que vem por aí?
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. Guia dos Cristais e seus Poderes Curativos
5. Você está confuso? Não sabe que caminho seguir? Siga o fio de Ariadne!
6. As Profecias de Chico Xavier
7. Limão para tratar o Sistema Digestivo
8. Até quando vale a pena lutar por um amor?


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade