Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Conto reflexão - O Gato Preto - Edgar Allan Poe  
Home > Autoconhecimento
Conto reflexão - O Gato Preto - Edgar Allan Poe

por Academia Mental


Conto Reflexão

O Gato Preto - Edgar Allan Poe 


Conceito - Punição x Responsabilidade



Questionamentos

1. Explicar fatos distancia as pessoas de suas responsabilidades?

2. Como lidar com a força do inconsciente?

3. O que representa no conto todos os personagens e os atos de violência?

4. Como podemos facilitar e incentivar a responsabilidade e amadurecimento de nossos filhos?

Síntese do Conto - O gato preto

O conto refere sobre um homem que tem muita dificuldade de elaborar seus aspectos instintivos de relacionamento, apresentando assim dificuldade de realizar elaborações internas. As mortes descritas no conto, simbolicamente representam uma tentativa deste homem tentar realizar essas elaborações, entretanto percebemos que ele não consegue atingir esse objetivo. Essa dificuldade ocorre, pois ele se prende em continuas explicações para os seus atos e com isso não consegue refletir e se responsabilizar para que possa ocorrer uma transformação interna. Observamos neste conto que quando não se tem condições de elaborar aspectos internos e transformá-los, inconscientemente busca-se uma punição externa. A punição e o castigo estão relacionados e isso gera sentimento de culpa. O sentimento de culpa faz com que as pessoas duvidem de suas próprias vontades e o drama do ser humano é ansiedade e culpa; isso é constantemente reforçado com os filhos através dos castigos e punições. A culpa tira a responsabilidade sobre as ações porque se espera sempre a punição. A criança que vive de castigo já sabe o que vai acontecer. A punição repara a culpa e ela volta a agir da mesma forma por que a única conseqüência é a punição. A punição reparando a culpa não permite a responsabilidade e compreensão dos próprios atos Com o castigo não ocorre o amadurecimento e, sim, a culpa. O desenvolvimento da culpa gera o princípio de olho- por-olho e dente-por-dente, mas que está relacionado à vingança. Na fase adulta percebe-se que se vive com a culpa encobrindo a escolha e a responsabilidade sobre seus próprios atos. Quando a criança age, ela está tentando expressar algo que não estamos conseguindo entender, e nosso papel não é de gerar culpa e sim de facilitar a sua compreensão. A responsabilidade dos pais é facilitar o amadurecimento, possibilitando que a criança possa ter uma compreensão das suas próprias motivações e aprenda a exercitar sua vontade de maneira plena e saudável.

QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES

1. Explicar fatos distancia as pessoas de suas responsabilidades? Sim, porque as impede de lidar as conseqüências internas disso.

2. Como lidar com a força do inconsciente? Começando a nos apropriar das nossas ações e tornando-as mais conscientes.

3. O que representa no conto todos os personagens e os atos de violência? Simbolicamente representam aspectos que não foram elaborados, por conta de um distanciamento.

4. Como podemos facilitar e incentivar a responsabilidade e amadurecimento de nossos filhos? Incentivando que eles reflitam sobre as conseqüências de suas ações e não assumindo a responsabilidade disso, através de castigos e punições.



Publicado em 13/02/2012



Compartilhe

Autor: Academia Mental   
Consultorio Walkiria Rovai Psicologa CRP /0613624 R Itacolomi 333 cjs 61 e 116 Higienopolis-São Paulo tel. 32588347 cel 991328936 
E-mail: academiamental@yahoo.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 31 – HSIEN – A INFLUÊNCIA
Momento de harmonia em que todas as forças do Universo participam do mesmo impulso de atração. É bom manter-se aberto e disponível para dar e receber.


energia
Runas: Odim
Dia para meditar. Autotransformação e evolução.


29
Numerologia: Receptividade
O dia hoje é para acordos. Desculpe-se se for necessário, mantenha a mente voltada para a solução de pequenos desentendimentos. Pratique a conciliação.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. A sua vibração cria a realidade
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. Atravessar a dor sem deixar-se capturar por ela
5. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. Os nossos valores
8. Quem você pensa que é?

Faça parte do PDA

 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade