Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Como lidar com os pensamentos negativos  
Home > Autoconhecimento
Como lidar com os pensamentos negativos

por Andre Lima


Nesse texto eu vou falar sobre os erros que muitas pessoas cometem ao tentar lidar com os pensamentos negativos eu que acabam fortalecendo a negatividade. Assim você entenderá como lidar com eles de forma eficaz para diminuir a sua força. Vou ainda recomendar também uma técnica muito simples, fácil de aplicar, e ao mesmo tempo bem poderosa que ajuda a dissolver pensamentos e emoções negativas em poucos minutos. É só me acompanhar até o final...

Recebi um amigo em casa que estava passando por sérios conflitos emocionais. Sabendo do meu trabalho, ele me procurou para ajudá-lo. Falou-me que vivia há muito tempo em um estado negativo, pessimista. Ficava imaginando coisas ruins que iam acontecer no trabalho. E, na maioria das vezes, acontecia de uma forma muito melhor do que ele pensava. Sofria por antecipação constantemente, e quando se deparava com a realidade, as coisas nunca eram tão ruins assim.

Apesar de perceber esse mecanismo se repetir várias vezes, ele me disse que não conseguia fazer diferente. Ficava chateado com ele mesmo. Questionava-se: lá vem esses pensamentos de novo! Parece que não aprendo! Toda vez é isso... fico sofrendo por antecipação, e isso só me atrapalha!

Tentava tirar os pensamentos da cabeça. Tentava bloquear os pensamentos. Tentava simplesmente não pensar naquilo. Mas não tinha jeito. Os pensamentos apareciam assim mesmo. Por isso eu resolvi explicar pra ele a forma correta de lidar com os pensamentos negativos.

A primeira coisa é que não adianta brigar, lutar contra os pensamentos negativos. Essa estratégia não funciona. O que acontece quando fazemos isso? O pensamento se fortalece. Ou, então, criamos mais negatividade em torno dele, ou seja, mais emoções e pensamentos negativos. Se você fica lutando com os pensamentos, além do desconforto que ele já traz, você gera ainda raiva, chateação... A tática de tentar tirar os pensamentos da cabeça funciona da mesma forma que brigar com eles, ou seja, não dá resultado. A negatividade é como areia movediça, quanto mais você se debate, mais você afunda dentro dela.

Tentar bloquear o pensamento é também inútil. Eles surgem involuntariamente. Não depende da nossa vontade. O pensamento é um fenômeno que acontece, podemos influenciar mas não temos como determinar e bloquear. Isso também acaba gerando frustração e mais negatividade, pois a pessoa não vai conseguir. Tentar não pensar naquilo também não funciona por que os pensamentos surgem livremente.

Então, como devemos lidar com isso? A primeira coisa que devemos fazer é simplesmente reconhecer o pensamento negativo, sem julgamentos. “Olha aí la vem ele...”. Costumo dizer que os pensamentos negativos são como pesadelos que nós temos enquanto estamos acordados. Então é importante reconhecer que estamos tendo um pesadelo. Da mesma forma que, quando estamos dormindo, é possível identificar algumas vezes quando estamos tendo um pesadelo, sem acordar. E quando identificamos isso em um sonho, embora ainda haja desconforto, já é melhor do que antes quando estavamos mergulhados no pesadelo achando que ele era totalmente real.

Identificar o pensamento negativo como um pesadelo, ou simplesmente com um pensamento desagradável, é o começo do reconhecimento que estamos vivendo uma experiência que não é real. Esse reconhecimento dá início ao processo de libertação. Você agora sabe que está tendo um pesadelo. Precisa, então, despertar mais pra ficar bem.

A segunda coisa é observar com atenção, ficar em paz, assistindo o pensamento e o desconforto que ele traz. Observe as sensações físicas... Veja como se fosse uma nuvem negra passando. Ao observar, a tendência é que passe. Mas pode ser que demore um pouco. É um exercício que você deve praticar muitas vezes.

Outra coisa que você pode fazer é voltar a sua atenção para o momento presente, pro seu corpo e pras coisas ao seu redor. Olhe ao seu redor e se pergunte: qual é o problema que eu tenho agora nesse momento? Quando você olha ao redor e presta atenção, seu foco sai das imagens e vozes mentais, que é onde o pesadelo está ocorrendo e você enxerga a realidade.

Você vai perceber que ao seu redor, não há problema algum, somente no interior dos seus pensamentos é que há algo errado. Bata na sua perna, ou no braço, como se estivesse acordando a si mesmo, e olhe ao redor. Bater no próprio corpo ajuda a despertar mais facilmente, da mesma forma que ajuda alguém a acordar de um sonho ruim.

Fazer tudo isso exige prática. Muitas vezes, você vai entrar nos pensamentos negativos, ou seja, em vários momentos você vai deixar o pesadelo tomar conta. Seja paciente com você mesmo, não crie mais negatividade por isso. Quando perceber que se deixou levar, você já começou a acordar, e é isso que importa. Com o tempo vai ficando mais fácil.

Uma tática que também pode dar bons resultados é repetir uma afirmação positiva, um mantra positivo que você tenha, assim que perceber a negatividade. Existem inúmeras formas de se fazer isso. Por exemplo, você pode repetir a frase: “Eu escolho focar no momento presente e me sentir em paz”, o mesmo tempo que você bate no seu corpo para despertar.

A quantidade de pensamentos negativos que nós temos tem relação com a carga emocional que acumulamos de situações que vivemos ao longo da vida e que deixam esses resíduos emocionais marcados na nossa energia, corpo e memória. Os traumas, mágoas, ressentimentos, medos, preocupações, sentimentos de abondono, rejeição, culpa, frustração, arrependimento geram uma energia negativa inconsciente. Essa energia negativa dá origem a pensamentos negativos. Por isso, a limpeza dessa carga emocional é fundamental para que os pensamentos fiquem cada vez melhores.

Para fazer essa limpeza, eu utilizo uma técnica muito simples, porém muito poderosa que serve para dissolver pensamentos e emoçoes negativas, normalmente em poucos minutos. Essa técnica chama-se *EFT (técnica para autolimpeza emocional,   baixe o manual gratuito aqui)  e você pode aprender agora para se auto aplicar através do manual gratuito. É um grande atalho para quem deseja resultados mais rápidos.

Foi com essa ferramenta que eu ajudei o meu amigo mais rapidamente. Além de ensinar pra ele essas formas de lidar com os pensamentos negativos, apliquei EFT junto com ele para limpar a carga emocional de situações familiares e de problemas no problemas no trabalho. A cada rodada ele se sentia mais liberto. Ensinei também pra que ele pudesse fazer a autoaplicação sozinho em casa. Isso lhe trouxe um alívio profundo.

Recomendei que sempre que aparecesse um pensamento negativo, ele aplicasse a EFT, se fosse possível fazer naquele momento. Com a técnica fica infinitamente mais fácil liberar a negatividade. E nos momentos que ele não pudesse aplicar a EFT, recomendei que ele usasse as outras formas complementares de lidar com os pensamentos negativos. Elas não são tão fáceis de se aplicar, mas com persistência se consegue excelentes resultados.

*EFT - Emotional Freedom Techniques - Técnica que ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar,  acesse este link

Texto revisado
 

Publicado em 9/19/2013



Compartilhe

Autor: Andre Lima   
André Lima é engenheiro e trabalha exclusivamente com autoconhecimento desde 2006. Vem divulgando e esinando em palestras e cursos presenciais e online sobre a EFT - Emotional Freedom Techniques, uma técnica revolucionária, simples e eficaz, para limpeza e cura de todos os tipos de emoções, pensamentos e crenças limitantes. 
E-mail: andre@eftbr.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 61 – CHUNG FU – VERDADE INTERIOR
Compreender e fazer-se compreender é o caminho a ser seguido. A honestidade e a integridade são a base das relações duradouras.


energia
Runas: Talismã do Amor
Faça uma surpresa agradável para quem você ama.


30
Numerologia: Comunicação
A energia favorece a expressão sob todas as formas. Apresente seus novos projetos e dê vazão a seus talentos. Não disperse interesses.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. A sua vibração cria a realidade
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. Atravessar a dor sem deixar-se capturar por ela
5. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. Os nossos valores
8. Quem você pensa que é?

Faça parte do PDA

 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade