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Como lidar com a ansiedade  
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Como lidar com a ansiedade

por Alex Fagundes



Você já sentiu aquela sensação desconfortável da ansiedade? Quando o coração acelera e a respiração além de acelerar fica entrecortada ou breve? Parece que algo muito ruim vai acontecer relacionado a alguma coisa futura. Ou mesmo algum perigo não detectável está à espreita e seu corpo o percebe e tua consciência não consegue perceber, mas você sente? Eu já senti isso e atendo diversas pessoas que também sentem, de forma até muito mais forte do que já experimentei. Quero compartilhar um pouco do que é isso.

Para entender o que acontece, precisamos entender um pouco da fisiologia do estado de alerta de nosso corpo. Quando detectamos um estímulo ameaçador, a parte mais primitiva de nosso cérebro é ativada. Essa parte primitiva, ou cérebro reptiliano, é responsável pelas ações de luta ou fuga! Melhor dizendo, ele apenas age rápido para preservar nossa vida. Essa reação faz um trabalho coordenado de hormônios para nos preparar para lutar ou correr, acionando nossa maior atividade (o famoso stress) e posterior recuperação. Esse mecanismo é tão simples a ágil que está presente desde os répteis até os mamíferos.

E o que isso tem a ver com ansiedade? Quando temos situações contínuas de stress que nunca acabam, como excesso de informações e preocupações. Ocorre que algumas vezes o cérebro percebe de forma incorreta um estímulo como uma ameaça. Como exemplo, você já viu um gato se assustando com um movimento repentino do dono? Ele não pensa, apenas salta daquela forma totalmente engraçada.

Você não é um gato e está se sentindo ansioso… Qual o motivo? Vamos juntos no raciocínio passo a passo. Imagine que você está no sofá da sala de sua casa olhando um filme. Quando de repente, por nada, seu coração dispara e você sente essa pressão. Qual a primeira coisa que passa na cabeça? O que que está acontecendo, não devo estar bem. Como efeito colateral disso, o coração acelerando, ele pede trocas de oxigênio no pulmão mais frequentes, gerando uma aceleração da respiração. Aquela respiração acelerada e entrecortada.

Nesse ponto, estamos com o coração acelerado e a respiração acelerando. Quase sempre o pensamento seguinte é de medo de algo estar acontecendo, preocupação e mil outros… a tal ansiedade. E como o cérebro influencia no corpo, recomeçamos todo o ciclo. Como ilustrado na figura abaixo. E quanto mais fortes as sensações, maiores os medos até chegarmos naquele estado denominado pânico.



Como escapar deste ciclo vicioso? A primeira coisa é pensar racionalmente. E não, não é desmerecer a sensação que as pessoas percebem. Apenas é o primeiro passo para resolver. E digo isso, pois o exemplo do sofá foi um momento que eu já senti alguns anos atrás. Logo que me peguei com a sensação, me observei para verificar outros sintomas possíveis de algum tipo de ataque cardíaco. Quando percebi que não existia mais nenhum sintoma fisiológico de ameaça, apenas aceitei a existência daquela taquicardia e respiração difícil. Logo em seguida, sem ser realimentada, ela passou.

Mas, não estou dizendo que isso resolve sempre. Então, quero te apresentar uma técnica que vai auxiliar a razão. Ela se chama Coerência Cardíaca e já ensinei ela para muita gente. Assim como a prática de meditação, a coerência cardíaca faz uma faxina interna no emocional.

Qual a lógica? Através de uma respiração calma e ritmada, o coração tende a diminuir o ritmo e entrar em um estado chamado Coerência, em que ele passa a ter um ritmo constante de suas batidas. Ao entrar em coerência, o cérebro recebe a informação sensorial de paz, segurança e tranquilidade. E gera-se um ciclo virtuoso de paz e segurança. A ideia segue a lógica da figura abaixo:



Como fazer? Pegue um relógio de pulso, ou um cronômetro. E inspire por 5 segundos, logo em seguida, expire por 5 segundos. Repita o ciclo por 5 minutos. As primeiras 3 vezes isso vai ser incomodo até encontrar a velocidade certa para encher e esvaziar o pulmão naquele tempo. Logo em seguida, começa a ser sentido o efeito do exercício.

Sugiro que experimente, sinta os resultados e depois me mande um e-mail dizendo como foi e quais os resultados.


Publicado em 3/8/2017



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Autor: Alex Fagundes   
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