Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



 
Home > Autoconhecimento
CANSADO DA VIDA?

por Silvana Lance Anaya


Quantas vezes você já se sentiu cansado de tudo achando que ninguém o compreende e que a vida é injusta? Talvez você tenha tentado mudar as coisas e as pessoas ao seu redor sem êxito, e de tanta luta o cansaço se apossa, trazendo desalento, sentimento de solidão e incompreensão... Então, se sente mal consigo mesmo se fechando em mágoas, tristezas, aliando-se ao desânimo, acabando também por evitar os outros e até mesmo sua própria companhia para não ter que olhar pra dentro, questionar-se e enxergar o que “sabe” que tem que ser visto ou revisto. E neste esforço contínuo de fuga sente-se, enfim, como quem tenta caminhar ou correr numa esteira, chegando apenas à exaustão e a nenhum caminho...

É preciso dizer a si mesmo: "Basta! Não quero e nem vou me permitir viver assim! Não vou ficar tentando dar voltas e voltas nesta “esteira” estúpida, numa teimosia e inflexibilidade que não me levam a lugar algum!"

É preciso atitude! Então, por que não agora? A vida não espera, ela flui ininterruptamente! Todos os dias é preciso aprender e jamais estagnar pelo que já se sabe!

Devemos observar a natureza e fluir como um rio que se desvia de obstáculos, muda seu curso mas sempre segue seu caminho porque tem um objetivo maior: o grande mar! O grande mar da nossa vida está à nossa espera, mas se ficarmos “empoçados” em algum obstáculo ao invés de contorná-lo, nunca chegaremos a lugar algum! Com medo de seguir pelo desconhecido fincaremos raízes no medo, na insegurança, escondidos atrás de uma “segurança” ilusória, escondendo-nos atrás das dificuldades e nos dando falsos motivos para não enfrentar. Além do mais, nos tornaremos críticos com os que seguem, até mesmo por uma certa inveja dissimulada! Ninguém é superior ou inferior a ninguém, apenas não somos iguais. Uma desigualdade que une pois precisamos uns dos outros na troca de experiências para que nos ensinemos a arte da vida, para que possamos enxergar um novo ângulo de existência! Um novo ponto de partida!

A vida está aqui para ser vivida em sua plenitude e não para que sejamos apenas espectadores lamentosos! Ela se concentra no “agora”, onde realmente estamos. Temos que aprender a deixar o passado em seu lugar para habitarmos a nossa própria vida no “presente” e nela permanecer, porque este é o nosso lugar! O futuro? É o presente que nos espera a cada segundo...

A vida é cheia de oportunidades; ela se reconstrói de dentro pra fora; portanto, temos que cultivar a alegria para que este lugar seja ideal para a expansão de outros sentimentos que nos propicie crescimento e as mudanças que almejamos. Na vida nos cansamos, não enquanto caminhamos, mas justamente quando estagnamos... Cansados somos como galhos secos que nada produzem, mas quando cultivamos a alegria de viver ficamos como árvores frutíferas que dão frutos sem esforço, porque é uma conseqüência natural... Novamente a lição da natureza porque fazemos parte dela! É natural vivermos com alegria para produzirmos nossos frutos! Nossas flores! Precisamos cuidar de nossa horta, nosso pomar, nosso jardim da vida! Temos que nos trazer de volta à vida... e não permanecermos apenas estagnados na sobrevivência!

Devemos evitar começar o dia com frases tais como “Nem vem que não estou de bom humor hoje!”, “Hoje vai ser um dia daqueles!”. Não programe seu dia para coisas ruins e sim para poder vivê-lo e administrá-lo de forma a que seja sempre um dia maravilhoso apesar das dificuldades, que nada mais são do que lições! Faça o seu melhor e isto já basta!

Deus nos criou, mas não nos deu uma “vida pronta” e sim o dom dela para que pudéssemos nos desenvolver e nos aperfeiçoar, sendo co-autores de nossas próprias vidas. Por isso nos deu escolhas (tentativas!) e a força da superação para vencermos obstáculos e crescermos para então nos tornarmos dignos de Sua criação!

A força está em nós, só precisa ser utilizada! Não seja rígido demais consigo mesmo; não acredite em todas coisas que lê ou ouve e muito menos não se prenda a elas como “leis”. Não coloque a si mesmo regras demais; afinal, pra quê? Para ser perfeito? Não há vida nisso; há prisão para si e para outros que ao seu lado convivem! Ouça, analise, pondere e não tente ser perfeito e muito menos exigir perfeição! Tenha maleabilidade e contorne situações (como o rio)! Aprenda sempre! Volte atrás quando preciso for! Isto não é fraqueza, é sabedoria! Mude quando necessário e não se prenda a conceitos rígidos. Lembre-se sempre de que todos os dias há uma nova oportunidade de mudança, de uma nova compreensão, de um novo recomeço à espera de uma nova atitude! Olhe para frente e siga! Você não se sentirá cansado, mas revigorado!

Sorria, converse consigo mesmo, converse com os amigos, curta a família, retome antigos hobbies, realize pequenos desejos que lhe façam bem! Supere-se! Surpreenda-se! Dê a volta por cima! Ouça o que o coração tem a dizer mas não renegue a razão, mantendo um equilíbrio perfeitamente possível! Não se desfaça das suas “manias” porque riem delas; se isso lhe faz bem e não faz mal a ninguém, que mal há nisso?! Mantenha a serenidade! Não se apegue aos problemas! Conserve o bom humor! Você vai precisar muito dele, acredite!

Flua como ar, o rio, a natureza! Flua com o sorriso! Flua neste espaço de vida! Observe a vida planando como uma ave, numa visão aérea, num sentimento de coragem e liberdade, mas conserve o seu ninho, você precisa dele. Todos temos nossos momentos, mas não se ature por muito tempo como um chato e ranzinza, num amargor que contamina sorrisos e distribui obstáculos! Faça uma terapia de autoconhecimento e sinta admiração pelo que você é, pela sua história! Apaixone-se por você e traga-se de volta à vida. Você foi gerado pra isto, e não apenas para sobreviver!

Ouça a voz que está dentro de si mesmo; ela o conhece e tem muito a dizer e você tem muito a compreender sobre si mesmo. Ouça o silêncio que diz, o pensamento que grita. Não cale sua voz interior: ela é você que com tantas experiências está apta a lhe ensinar a sua própria lição, na medida do seu ser, porque você não é igual a ninguém. Você é sua própria essência, experiência e excelência! É essencial que você usufrua desse néctar! Celebre e desfrute a vida! Você pode e deve, pois cada dia dela é uma ocasião especial, é uma dádiva divina! Liberte-se da sobrevivência e permita-se viver! A alegria é uma conseqüência natural quando nos permitimos!

Não deixe nada para “depois”, porque o depois ninguém sabe quando ou se existirá. O momento é agora! Você é responsável por sua vida. Você é necessário e insubstituível nela, portanto, receba sua vida e viva da melhor maneira possível, respeitando sempre três regras básicas: RESPEITO A SI MESMO, RESPEITO AO OUTRO e RESPONSABILIDADE!

“A verdadeira função do homem é viver, não existir. Eu não gastarei meus dias tentando prolonga-los. Eu usarei meu tempo”.
Jack London

“É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos”.
Rudolf Dreikurs

“Não acrescente dias à sua vida, mas vida aos seus dias”.
Harry Benjamin


Silvana Lance Anaya
Psicanalista/SBCampo
Ok



Compartilhe

Autor: Silvana Lance Anaya   
Silvana Lance é Psicanalista e Psicoterapeuta Especialista em Psicodrama Clínico - Pós-Graduada em Teoria Psicanalítica, membro fundadora da SODHEP - Soc. Desenv. Humano e Estudos Psicanalíticos - / Jornalista Mtb 75200/SP atendimento: consultório particular/SBCampo www.clinicapsicabc.com.br - facebook.com/clinicapsicabc
E-mail: silvanalance@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.
Publicado em 23/03/2007

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 34 – TA CHUANG – O PODER DO GRANDE
O momento é favorável para tomar atitudes, mas você deve saber usar corretamente o poder de que dispõe. A verdadeira força é a que nunca se afasta do caminho da justiça.


energia
Runas: Perdhro
Ganhos inesperados, revelações agradáveis.


23
Numerologia: Expansão
Bom dia para vendas, propaganda e promoção em qualquer área. Você pode fazer sua própria sorte hoje, permita-se a ousadia e busque vantagens para sua vida. Canalize sabiamente essa energia e atue de modo decisivo.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. O que esperar de 2018?
3. Que tipo de amor você merece x qual atrai?
4. A Oração do Perdão
5. Por que há espíritos negativos
6. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
7. Limão para tratar o Sistema Digestivo
8. 3 sinais de que ele não está a fim de você de verdade!


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade