Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Cada Flor, Uma Flor. Cada Beleza, Uma Beleza. Cada Ser, Um Único e Maravilhoso Ser  
Home > Autoconhecimento
Cada Flor, Uma Flor. Cada Beleza, Uma Beleza. Cada Ser, Um Único e Maravilhoso Ser

por José Luis Alves


Cada Flor, Uma Flor. Cada Beleza, Uma Beleza. Cada Ser, Um Único e Maravilhoso Ser.

O que é bom para você pode não ser bom para o outro e vice-versa.
Se desejamos uma vida mais rica e próspera em todos os níveis, direções e sentidos, precisamos aprender a lidar e a conviver melhor com as diferenças.

É aquela “velha” e “nova” história: Cada Um, Um.

O fato de uma pessoa agir de determinada maneira, não quer dizer que você precise fazer o mesmo e vice-versa.  “Olho por olho, dente por dente, ” e vai acabar ficando todo mundo cego e banguela, disse um “velho” e notório sábio.
Escrevi recentemente, que não importa o que o outro faz, o que importa é o que você faz. Se alguém não é educado com você ou não lhe trata como você gostaria de ser tratado, isso não significa que você tenha necessidade de fazer o mesmo. Você pode mudar ser quiser.
Assim como também sinto que não é um bom caminho, definir ou julgar alguém pelo seu passado, aspecto e aparência. Cada Passado, Um Passado e também Um Aprendizado. Cada Um, Um.
O que sempre importará é aquilo que se escolhe fazer no Agora. O Agora é sempre o que poderá mudar absolutamente tudo. Isso é o que sempre nos dá liberdade e oportunidade de mudar sempre que quisermos e desejarmos. E pode apostar: O Agora, é sempre, Agora.

Ouço com certa regularidade e frequência algumas pessoas afirmarem sua opinião e expressarem suas verdades por meio de crenças comuns e bem generalizadas. Uma dessas crenças é a de que no Brasil todos os políticos são corruptos.
 Ok. Cada Um, acredita no que quiser. Somos livres para expressar nossas crenças. Afinal, aprendemos elas com alguém. Agora, todos é generalizar. 
Eu penso totalmente diferente. E, por pensar diferente, não quer dizer que exista um lado certo e outro errado ou que precisamos mudar um ao outro a maneira de pensar. Cada um, um. Cada Verdade, uma Verdade.

Eu penso que, se um político ou mais políticos roubam ou roubaram no passado, isso não faz com que todos os políticos sejam necessariamente corruptos. Colocar rótulos é só carregar uma dor para si mesmo e achar que está ferindo o outro. Cada Político, Um Político.

Certamente, que existem políticos que agem com honestidade e integridade da mesma maneira que outros que escolhem agir diferente.

Recentemente, um empresário estava se queixando para mim sobre a política no Brasil e falando sobre a corrupção. Este empresário estava bem chateado e acusava todos os políticos de serem todos ladrões e de que a sua vida finaceira não andava por este motivo. Embora, neste momento, muitos políticos estão sendo desmascarados, isso não quer dizer que você precise achar que sua prosperidade dependa da política.

A vida financeira desse nobre Senhor, dificilmente iria andar, enquanto ele continuasse colocando seu Poder na mão dos outros achando que sua prosperidade depende de algo externo.  Eu perguntei para este Senhor. Me diga uma coisa, por gentileza: Os políticos eu já conheço a história, mas vamos deixar eles de lado um pouco e falar de você.

 Agora, me conte: E você?

Você está pagando os impostos ou você também de vez em quando ou quando pode, também sonega impostos?  Me fale um pouco da sua realidade, da sua empresa e dos seus negócios.
O resultado foi que ele percebeu que em algumas vezes estava agindo exatamente igual aos políticos que ele mesmo chamava de corruptos. Ele percebeu que regularmente estava agindo da mesma forma mesmo sem perceber.  Ele me contou que sonegava impostos e que mentia com certa regularidade e frequência para obter certa vantagem. Ele percebeu que as vezes estava tendo o mesmo comportamento que o outro.

Hoje, sua vida financeira é outra. Estive com ele nesta semana e os seus negócios estão indo muito bem. Ele parou de perder um tempo precioso olhando para a vida dos outros e falando de política. Hoje ele está muito mais centrado em seus negócios e inclusive prosperando.  Ele compreendeu que somos responsáveis por tudo aquilo que criamos e que não existe nada que possa interferir, quando decidimos mudar e elevar nossa vibração.

A honestidade é sempre algo libertador. É aquele “velha” e “nova” história: “ Se deseja mudar o mundo, mude você”.

 Enquanto o comportamento negativo dos outros lhe causar desconforto, é um sinal que você ainda não se sente livre e que pode estar identificado com algum aspecto que você mesmo gostaria de mudar e que talvez ainda não esteja conseguindo. Não é uma regra, é apenas um indicio e uma direção para seguir em casos que nos sentimos chateados com o comportamento negativo dos outros. É comum olharmos para os outros e esquecermos de nós mesmos.Ao olharmos para a vida dos outros, podemos estar esquecendo da nossa própria vida.

Assim como podemos olhar para um lado, também podemos olhar para o outro lado. Somos nós que escolhemos para qual lado vamos olhar. Podemos ver um Sol que brilha mesmo em meio a mais forte tempestade. Sempre temos opção de escolha.

Eu aprendi com a minha experiência que tudo pode ser mudado o tempo inteiro e que mesmo aquele que cometeu um ato “negativo “ no passado, pode e poderá fazer diferente em uma nova oportunidade, basta querer. Sempre temos e sempre teremos uma nova oportunidade de mudar e de fazer algo novo e diferente, sempre. Somos Todos sempre agraciados com Um novo e belo dia. Cada dia, Um dia.

Esse é o meu pensamento, minha crença, meu sentimento mais profundo e ninguém é obrigado a acreditar, concordar ou aceitar. Cada Um, Um.

Recentemente, eu assisti um diálogo entre um pai e filha, em um momento de escolha entre colocar o lixo na lixeira ou em jogar o lixo no chão. Como a lixeira estava supostamente longe de onde eles se encontravam, o pai sugeriu que a filha o jogasse ali mesmo, no chão, usando um argumento bem comum e interessante de se analisar. O pai disse para filha: Filha, você pode jogar o lixo aqui mesmo, no chão, pois não tem problema nenhum, todos fazem isso. Aliás, a lixeira está longe. Jogue aqui!

A filha respondeu: Eu não sou os outros, pai.  Eu não vou fazer isso. Não importa se uma ou mais pessoas jogam o lixo no chão. Eu posso jogar o lixo no lixo. Cada Um, Um, pai. Eu já fiz isso, agora, não faço mais.

Esse é um ótimo exemplo de como podemos mudar se quisermos. Não somos obrigados a seguir determinados padrões e principalmente aquele padrão comum e muito usado que diz que se todos fazem eu também tenha que fazer. Sempre podemos fazer algo diferente e ainda assim respeitar o momento e escolha do outro, caso não seja a mesma escolha nossa neste momento. Sempre temos liberdade de escolha. Cada escolha, Uma escolha. Nem sempre o caminho mais fácil é o melhor e vice-versa. Cada Caminho, Um caminho.

Louise Hay afirmou: Você tem o direito de fazer o que deseja e não o que os outros querem que você faça.

Uma frase um tanto libertadora.

Um outro dia, escutei uma jovem afirmar insistente e convictamente que os homens não prestam e que dão muito trabalho.

Sim, essa é a sua verdade. Ela está certa.

É bem provável, que essa jovem encontre dificuldades e problemas ao se relacionar com homens. Ela nem se dá conta que está generalizando e que é apenas uma crença baseada em uma experiência do passado ou em algo que aprendeu a acreditar com alguém. A sua verdade se faz realidade para ela.

 O fato de alguém ter problemas no relacionamento não faz com que todas mulheres também tenham problemas com homens. Muitas mulheres pensam exatamente o oposto e, novamente, isso não quer dizer que exista certo ou errado. Apenas diferenças. Realidades diferentes.

Cada relacionamento, um relacionamento. Cada homem, um homem.

Não existe uma lei Universal que me diga que sou obrigado a acreditar em algo ou que não possa mudar uma crença mesmo que ela seja oriunda de tempos muito antigos ou de que venha de alguém muito próximo. Cada Crença, Uma Crença. Cada Tempo, Um Tempo. Cada Um, Um.

É muito comum ainda ver a sociedade generalizar e impor seu ponto de vista sem ao menos perguntar se é a mesma verdade do outro ou se os tempos não mudaram. Novamente: Os tempos já não são mais os mesmos. Observe o Universo e perceberá que a vida está em constante movimento, ela não é estática.
Eu sinto também que seria muito auspicioso, se todos nós pudéssemos aprender muito mais sobre como conviver em harmonia enquanto humanidade, aprendendo a respeitar as diferenças sem interferir no livre Arbítrio e na individualidade do outro.

Novamente aquela “velha” e “nova” história: “ Enxergamos bem o problema do outro e o nosso problema fingimos não ver.”. 

Às vezes estamos apenas recriando feridas infantis e nem percebemos que já somos adultos, capazes de tomar nossas próprias decisões e tomar conta de nossa própria vida, respeitando as diferenças de gostos, opiniões e crenças.
Um bom exemplo, é em como montar um time de futebol.
Imagine, se ao formarmos uma equipe de futebol, todos os jogadores quisessem jogar apenas no ataque e fossem todos quererem  exercer somente a função  centroavante? 

Certamente que não conseguiríamos montar uma equipe de futebol. O que faz um time, são as próprias diferenças. Cada Um, no seu Lugar e fazendo aquilo que sabe fazer de melhor, assim temos um time, onde cada Um exerce sua atividade e função, formando Um Todo.

Quanto mais expandimos nossa consciência e aumentamos nossa capacidade de compreensão avançando no autoconhecimento, mais liberdade temos para conviver e aprender a respeitar os direitos tanto nossos quanto dos outros, enquanto Ser e Individualidade. Cada Um escolhe e aceita aquilo que é melhor para si, sem que para isso precise existir um lado certo e outro errado, um bom e outro mau.  São apenas diferenças, evolução, crescimento e desenvolvimento de cada alma. Não precisamos mais confrontar e dividir crenças e/ou opiniões. O livre arbítrio é um direito de todos. Uma Rosa será sempre uma Rosa e uma Margarida sempre será uma Margarida. Uma Rosa não é mais bela que uma Margarida e uma Margarida não é menos bela que uma Rosa. Cada Flor, Uma Flor. Cada Beleza, Uma Beleza.  Cada Ser, Um Único e Maravilhoso Ser, Sempre em Evolução Continua, Formando Uma Unidade, Um Todo.

Namastê

Publicado em 17/03/2017



Compartilhe

Autor: José Luis Alves   
José Luis Alves é empresário, palestrante, coaching e escritor. Namastê 
E-mail: joseluisalves8@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 54 - KUEI MEI – A JOVEM QUE SE CASA
Evite qualquer decisão ditada pela paixão.


energia
Runas: Tiwaz
Remoção de obstáculos, vitória através de lutas.


24
Numerologia: Equilíbrio
Procure estabelecer um ritmo harmônico em sua vida, evite precipitações e correrias e arrume tempo para dedicar-se aos que ama dialogue, faça trocas pratique a compreensão.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. A Oração do Perdão
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. Os quatro elementos no mapa astrológico
5. Quer alcançar seus objetivos? Invista em autoconhecimento!
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. Meu problema é que sou sincera demais!
8. A quem você deseja agradar?


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade