Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Amor, atração sexual e algo mais  
Home > Autoconhecimento
Amor, atração sexual e algo mais

por Flávio Bastos


O amor entre duas pessoas tem as suas regras, como a cumplicidade, a lealdade, o respeito e a admiração. Já a atração sexual, ou seja, aquilo que chamamos de "química" ou "tesão" é uma força irresistível que ninguém está imune de sentir por outra pessoa.

Pesquisadores ingleses garantem que a atração sexual se dá em 150 milésimos de segundo. É o tempo que leva para o cérebro responder se uma pessoa vale à pena. Acredita-se que a atração comece no hipotálamo, área do sistema nervoso responsável pela produção de hormônios que controlam características do organismo como a fome, o sono e o humor. Dali envia-se uma mensagem à hipófise, que produz hormônios para as glândulas sexuais. Essas reagem produzindo estrogênio, progesterona e testosterona. Em segundos o coração dispara, os músculos tensionam e o impulso é acionado.

No entanto, a sexualidade é algo complexo e não se restringe somente aos aspectos biológicos do indivíduo. Temos ainda a considerar os aspectos psicológicos e espirituais dessa complexidade chamada ser humano. A começar pelo conceito de sexualidade que concentra a raiz de nossos impulsos e desejos e que se expressa em todo o nosso ser, a agir como homem e mulher, e nos impulsiona a viver prazeirosamente. Dela decorre a sensualidade que é a vivência da sexualidade através dos sentidos e do prazer, como comer bem, cheirar deliciosos perfumes, acariciar outros corpos e o nosso próprio corpo, escutar música, admirar o belo, etc.

Em "Espiritualidade e Mística - Corporeidade e Sexualidade", Francisco Junges aborda a sexualidade como sendo também uma das vias de manipulação de nossos interesses, ao afirmar que "a cultura egocêntrica atual fez perder a compreensão da sexualidade como um todo, reduzindo-a aos sentidos e ao prazer físico que transformou-se em algo egoísta e dominador no social e em imoralidade no religioso; ao mesmo tempo que esta redução fez o senso de realidade e de beleza diversificada, impondo modelos de corpo ideal, com base no consumismo e na manipulação, o que fez aumentar a discriminação e o preconceito com tantos que portam uma diferença mais perceptiva em seu corpo".

A libido, segundo Freud, é a energia motriz dos instintos de vida, portanto, da conduta ativa e criadora do homem. O conceito psicanalítico de energia sexual aproxima-se da visão transcendente quando o espírito André Luiz, em "Sexo e vida" informa-nos, através da psicografia de Chico Xavier, que a energia sexual está ligada às profundezas da vida: "Examinando como força atuante da vida, o sexo, a rigor, palpitará em tudo, desde a comunhão dos princípios subatômicos à atração dos astros, porque, então, expressará força de amor gerada pelo amor infinito do Criador".

Para o Espiritismo, visto como ciência, religião e filosofia, o sexo é o conjunto de características morfológicas e de energias genésicas que determinam a atração sexual entre os seres. Por considerarmos que a ciência espírita reúna a mais completa definição da sexualidade humana, descreveremos a seguir um resumo das informações que encontram-se nas obras básicas de Allan Kardec:

1) A aplicação do sexo à luz do amor e da vida é pertinente à consciência de cada um, pois cada ser traz em si a sua problemática espiritual;

2) A sexualidade não é boa nem má, é neutra;

3) A direção do sexo e da sexualidade é estabelecida pelo espírito, pelo ser humano;

4) As energias sexuais são poderosas e estabelecem registros em nosso periespírito, podendo gerar, se desequilibradas, conseqüências cármicas das mais diversas;

5) A sexualidade está diretamente ligada à Lei de Causa e Efeito, sendo suas respostas ou reações proporcionais, os efeitos da alegria, da felicidade ou da dor. Depende da aplicação que lhe dermos;

6) Sexo é força procriadora, porta de entrada para a reencarnação. É lei da vida, é energia e prazer físico, mental e espiritual.

Portanto, a visão biológica da atração sexual observada como uma "força irresistível e incontrolável", somente trará felicidade se associarmos a essa característica humana, "ingredientes" psicológicos e espirituais indispensáveis ao homem concebido na sua totalidade bio-psico-espiritual. E na busca desse ponto de equiíbrio vital, Francisco Junges resume o que precisamos desenvolver internamente para nos sentirmos pessoas sexualmente realizadas: "Toda espiritualidade e mística passam pelo corpo. Sexualidade e transcendência se pertencem mutuamente, um não está completo sem o outro. Assim, percebemos que para desenvolver uma sadia espiritualidade e chegar a transmitir uma mística, é indispensável a harmonia entre corpo, mente e espírito, que requer a aceitação de nós mesmos como somos e com as diferenças e as limitações que tivermos, recuperando assim a capacidade de reconhecer e admirar a harmonia e a beleza existentes num corpo ou numa mente com diferenças mais significativas".

Psicanalista Clínico e Interdimensional
www.flaviobastos.com

Texto revisado por: Cris



Compartilhe

Autor: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva, Psicoterapia Reencarnacionista, Terapia Floral, Psicoterapia Holística, Parapsicologia, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: flavio01bastos@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.
Publicado em 7/20/2008

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 34 – TA CHUANG – O PODER DO GRANDE
O momento é favorável para tomar atitudes, mas você deve saber usar corretamente o poder de que dispõe. A verdadeira força é a que nunca se afasta do caminho da justiça.


energia
Runas: Perdhro
Ganhos inesperados, revelações agradáveis.


23
Numerologia: Expansão
Bom dia para vendas, propaganda e promoção em qualquer área. Você pode fazer sua própria sorte hoje, permita-se a ousadia e busque vantagens para sua vida. Canalize sabiamente essa energia e atue de modo decisivo.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. O que esperar de 2018?
3. Que tipo de amor você merece x qual atrai?
4. A Oração do Perdão
5. Por que há espíritos negativos
6. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
7. Limão para tratar o Sistema Digestivo
8. 3 sinais de que ele não está a fim de você de verdade!


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade