Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



A importância dos detalhes  
Home > Autoconhecimento
A importância dos detalhes

por Bernardino Nilton Nascimento


A máxima é admirar os pequenos detalhes de cada momento, de cada gesto, de cada mudança que acontece a todo instante em nossas vidas.
Devemos nos preparar para sermos o senhor das nossas emoções e de todas as impressões que recebemos. Como boa regra, não deixa nada a desejar. Admirar os detalhes serve como uma boa ducha calmante e tonificadora. Sob o efeito da inspiração dessa admiração, sentimos os olhos mais abertos, os punhos mais seguros, os passos mais firmes e a mente clarividente.
Há um modo de traduzir a máxima: filtrar e admirar cada pensamento, palavras e movimentos que fazemos a cada instante. Tente fazer isso durante uma hora, e depois vai perceber que pode melhorar, e muito, os seus momentos.
A capacidade de admirar todas as coisas, em detalhes, traz-nos um bem enorme, aumenta o apetite de viver e nos torna mais seguros. Mas existem os que mentem e não admiram coisa alguma.
Para quem tem calma, boa fé e possui um olhar natural, sereno e atento, o seu olhar para a natureza volta para dentro de si mesmo, com uma expressão de surpresa, que indica a convicção de estar presenciando uma grande descoberta. É preciso deixar as emoções tocarem a nossa alma. Se você não admira nada, nada o surpreende ou o entusiasma, está perdendo instantes importantes em sua vida. Admirar é, em extrato, deixar-se construir. O espírito se eleva com um olhar sereno e calmo, e essa manifestação iluminada toca o seu coração, que, com bastante força, grita: “Eu sou o que Sou”, amo a vida e sou feliz em desejar a felicidade do próximo.

Quando se olha em detalhes para honrar a memória de um herói ou homenagear um grande coração, todo o Universo sopra a seu favor. Quando olhamos e sorrimos para o próximo, o respeito e a alegria revelam a qualidade do coração, como o sabor de um vinho denuncia a sua procedência.

Onde quer que perceba a ausência da alegria, digo a mim mesmo: “Isto cheira a algo de ruim! Mas é só um momento de fraqueza. Tenha coragem, calma e fé, que tudo se arranjará”. Quando observamos a marcha da humanidade em detalhes, notamos que os heróis se acham no coração de todo grande movimento. O seu exemplo torna-se contagioso. Uma virtude de fé e força do seu eu interior, que se comunica em silêncio com outros. Cabe-lhes o privilégio de acender a luz por toda parte e, com ela, arremessar a esperança. São os salvadores nos tempos desesperados, os guias nos dias escuros, os conhecedores do futuro, as puras e nobres vítimas, que morrem pela justiça e pela verdade, a fim de abrir-lhes um caminho. Mas que influência exerceriam sem o respeito, sem o amor, a admiração e o entusiasmo que eles fizeram nascer?

É admirando-os que poderemos tirar proveito das virtudes que os vestiram. Acredito que você compreende melhor o exemplo do que a regra, e apreende melhor o bem em ação, do que em teoria. É por isso que, quando seu olhar tiver a magia de enxergar os detalhes, sentirá a máxima de todas as virtudes.

Devemos seguir sempre os bons exemplos e, quer queiramos ou não, somos discípulos de alguém. Felizmente, a máxima da verdade predomina. São exemplos que alinham a humanidade, atos da energia do amor, da bondade, de desinteresse, que nos contagiam por causa do bem provocado. Não falo dos heróis ilustres. Antes, penso nesses heróis obscuros, anônimos, ignorados, de que o mundo está repleto. É para eles que peço para direcionarem os seus olhares e ouvidos, para perceberem os detalhes da natureza, bem como o coração para admirá-los. O bem existe, mas onde ele se encontra? É preciso procurá-lo. Os que buscam com o coração acabam encontrando.

Eu sempre levo alguém a entrar, como um botânico, neste terreno desconhecido, onde ele colherá ervas salutares que lhe servirão de licor.

Dizem que os filhotes do rouxinol, cujo canto não se formou ainda, sentem-se muito mal quando são postos ao lado dos virtuosos, que encantam as noites de verão. Assim que eles os ouvem cantar, calam-se por longo tempo, pois ficam deslumbrados e atrapalhados diante daquele ideal. Eles escutam e embriagam-se com aquelas lindas melodias. E, talvez, pensando lá nos seus cérebros de passarinho, aquele extraordinário espetáculo esteja servindo de inspiração e motivação para o seu futuro desempenho.

BNN

Texto Revisado

Publicado em 7/29/2017



Compartilhe

Autor: Bernardino Nilton Nascimento   
-"Não seja um investigador de defeitos e, sim, um descobridor de virtudes"! BNN - "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"! BNN 
E-mail: bn.nascimento@uol.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 34 – TA CHUANG – O PODER DO GRANDE
O momento é favorável para tomar atitudes, mas você deve saber usar corretamente o poder de que dispõe. A verdadeira força é a que nunca se afasta do caminho da justiça.


energia
Runas: Perdhro
Ganhos inesperados, revelações agradáveis.


23
Numerologia: Expansão
Bom dia para vendas, propaganda e promoção em qualquer área. Você pode fazer sua própria sorte hoje, permita-se a ousadia e busque vantagens para sua vida. Canalize sabiamente essa energia e atue de modo decisivo.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
3. 3 estratégias para deixar um homem completamente apaixonado por você!
4. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2
5. Limão para tratar o Sistema Digestivo
6. Quem procurar quando não estou bem?
7. Não existe coincidência no universo
8. 3 hábitos que você precisa eliminar agora se deseja ser feliz no amor!


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade