Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



A importância da lucidez em nossas vidas!  
Home > Autoconhecimento
A importância da lucidez em nossas vidas!

por Flávio Bastos


Ser lúcido é ver com transparência e compreender ou exprimir claramente algo que se tem clareza. Portanto, os níveis de "percepção da realidade", independem da dimensão a qual se encontra o indivíduo. Quanto mais lúcido o ser inteligente, mais apurada é a sua percepção. E nesse sentido, o autoconhecimento associado à sintonia elevada, são indicativos de que o indivíduo possui um bom nível de conscientização em relação a si mesmo e em relação às realidades dimensionais que fazem parte de sua existência.

E nesse processo evolutivo, a percepção apurada é a responsável pelos níveis de comunicação tanto no plano físico como no plano espiritual. A lucidez e o discernimento - via percepção sensorial e suprasensorial -, associado à sintonia elevada, fazem da consciência uma ferramenta de trabalho em prol dos necessitados de ajuda por encontrarem-se desarmonizados e distante de si mesmos.

No entanto, não basta termos o funcionamento normal das atividades mentais, se não tivermos a percepção da transcendência, ou seja, da imortalidade do espírito, uma vez que o ideal é conquistarmos a "translucidez" ou a consciência de que seja na dimensão em que estivermos, estaremos sempre perceptivos e lúcidos para interagirmos com seres compatíveis com a nossa sintonia ou com aqueles que necessitam de nosso auxílio.

As psicoterapias tradicionais, em geral, estão voltadas para a aplicação de técnicas que visam resgatar no indivíduo em tratamento, a lucidez fundamentada no funcionamento normal das atividades mentais.

As psicoterapias alternativas, em geral, direcionam a técnica investigativa do inconsciente além da situação intra-uterina do indivíduo, estimulando, dessa forma, a percepção - e a lucidez - além da fronteira dos cinco sentidos.

Contudo, tanto a memória cerebral, que contém importantes informações da vida atual, quanto a memória extracerebral que reúne valiosas informações de vidas passadas, são imprescindíveis no sentido de apurar a percepção do indivíduo e auxiliá-lo a elaborar um melhor nível de lucidez em relação à sua própria existência sentida como um todo indivizível...

O livro "Vozes da outra margem" que reúne mensagens psicografadas por Chico Xavier em Uberaba, revela-nos no capítulo quatro, "Atividades de um psiquiatra no além", a importância de cultivarmos a lucidez e investirmos no conhecimento durante as nossas experiências terrenas. É o que veremos a seguir, que são trechos extraídos de duas cartas psicografadas pelo médium espírita mineiro.

SEGUNDA CARTA

Na sua segunda carta dirigida à família, o Dr. Luiz Antonio Biazzio informa-nos algo interessante a respeito da psicologia: "O estudioso de problemas psicológicos encontra aqui um campo aberto às mais valiosas investigações. Se me fosse possível, aconselharia à família querida e a todos os nossos irmãos da humanidade. Aconselharia a cada um retirar alguns minutos de cada dia para indagar de si próprio o que está realmente fazendo para auxílio do próximo".

E segue o relato de suas impressões: "A luta em nossas paisagens espirituais ainda é grande pela necessidade de alijar dos amigos desencarnados recentemente, a carga por vezes pesada das falsas impressões que trazem do plano existencial de que procedem. Sou aqui um pequeno estudioso da análise psicológica dos numerosos que afluem da Terra. Muitos se sentem ainda na profissão que exerceram, outros são proprietários de terras que estão longe de se sentirem desligados da posse de bens que possuíam, gerando alucinações que é preciso curar pacientemente. Amigos que supunhamos orientados com clareza e segurança nos negócios a que se ajustavam no mundo, vêm perguntar por devedores e credores, interesses e lucros em que se julgam prejudicados, e a tarefa é muito grande no sentido de lhes prestar as informações necessárias. Os medicamentos mais eficazes são a paciência e o amor com que lhes tentamos alcançar os corações para renovar-lhes os sentimentos".

E conclui, o Dr. Luiz Antonio Biazzio: "A maioria dos irmãos recém-desencarnados alcançam a espiritualidade quase que na condição de alienados mentais, reclamando estágios de entendimento e revisão de tudo que vivenciaram na Terra, de modo a se desprenderem das posses que unicamente lhes serviam segundo certidão de identidade de que dispunham na vida física".

TERCEIRA CARTA

O conteúdo dessa mensagem é mais elucidativo no sentido de sua tarefa enquanto portador de conhecimentos ligados à psiquiatria: "Os meus estudos médicos não se perderam. Já estou trabalhando numa equipe de amigos que se entregaram com fé em Deus e coração aberto, à tarefa de reconfortar os doentes, especialmente aqueles que ainda se caracterizam por extensos distúrbios mentais. Vejo-me nas áreas de uma psiquiatria nova, em que os enfermos são amparados, a começar pela compreensão acerca deles mesmos, a fim de que nos habilitemos a liberá-los das perturbações a que ainda se mostram sujeitos...".

COMENTÁRIO

Na verdade, não percebo fundamental diferença nas funções que executo como psicoterapeuta Interdimensional em meu consultório, e como dirigente mediúnico na casa espírita que frequento há vários anos. As duas funções exigem a percepção de momento como ferramenta de trabalho no sentido de ajudar o ser inteligente a elaborar a percepção a respeito de si mesmo, pois é através da auto-percepção do indivíduo inserido em sua realidade dimensional - material ou espiritual - que o mesmo atinge o nível de lucidez necessário para compreender o verdadeiro significado da vida.

Tanto na realidade física como na realidade espiritual, as perturbações psíquico-espirituais são as mesmas, pois o desequilíbrio faz a diferença quando o ser inteligente não encontra-se lúcido o suficiente para compreender a sua real situação.

Nestes casos, que são inúmeros e que pertencem às duas dimensões da natureza hominal, a psicoterapia torna-se fundamental no sentido - como referiu-se o Dr. Luiz Antonio - de "renovar-lhes os sentimentos", pois é através da renovação de sentimentos que nos libertamos do pesado fardo do passado e adquirimos a lucidez para nos situarmos com segurança psicológica na dimensão em que estivermos. A partir deste momento existencial, atingimos a consciência ideal e tornamo-nos independentes e libertos de nós mesmos, pois a vida, para todos os seres inteligentes do universo tem um significado em comum, que é alcançar um estado de plena felicidade no UNO.

Psicoterapeuta Interdimensional.

www.flaviobastos.com

Texto revisado 

Publicado em 04/07/2010



Compartilhe

Autor: Flávio Bastos   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 13 – TUNG JEN – COMUNIDADE COM OS HOMENS
A união e a confraternização trazem sucesso. Unindo-se a outros, você poderá realizar coisas importantes.


energia
Runas: Isa
Espere o momento oportuno, planos em suspenso.


18
Numerologia: Compaixão
Diga uma palavra terna, faça uma boa ação, enriqueça a vida dos que estão à sua volta com um gesto de carinho. Compartilhe generosamente seu conhecimento, seja compreensivo e ofereça ajuda.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
3. 3 estratégias para deixar um homem completamente apaixonado por você!
4. Limão para tratar o Sistema Digestivo
5. Expectativa, a raiz da frustração
6. O Limão na Gravidez e Amamentação
7. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2
8. Dicas para criar um nome para a sua empresa


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade