Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



A experiência espírita  
Home > Autoconhecimento
A experiência espírita

por Flávio Bastos


"Carmas são estruturados não somente sobre nossos feitos e atitudes, mas também sobre nossas sentenças e juízos".
Hammed


A FÉ PELA RAZÃO
A fé raciocinada é a diretriz espírita para aqueles que movidos pela angústia da dor ou pelo sentimento de amor, procuram as casas espíritas para ingressarem nos grupos de estudos. E o conhecimento teórico-prático baseado nas obras de Allan Kardec que foi o codificador, isto é, o intermediário para que as informações da espiritualidade superior chegassem até nós, não pára no tempo, ao contrário, expande-se à medida que novas mensagens do plano espiritual superior são socializadas pelos espíritas através da divulgação em livros, revistas, jornais, sites, seminários, congressos e em outros meios, inclusive, nas reuniões mediúnicas dos centros kardecistas.

A REFORMA ÍNTIMA
A pacificação interior é a orientação espírita para aqueles que desejam, pela fé raciocinada e pela autovigilância - que não deve ser confundida com rigidez - , aos poucos, transformarem a si na relação com o outro, consigo próprio e na relação com o mundo a sua volta, pois a reforma íntima é a conquista gradativa da paz interior.

O TRABALHO
A associação do conhecimento teórico à prática, é a meta para quem se dedica aos estudos do espiritismo visto como ciência, filosofia e religião. E o conhecimento teórico adquirido nos grupos de estudos e nas leituras afins, mais o fortalecimento da fé raciocinada, associado ao processo de reforma íntima, passam ao indivíduo a segurança psicológica necessária para que ele inicie nas práticas conforme aponta o seu perfil. E no campo do trabalho espírita, existem várias opções para aqueles que desejam unir o conhecimento teórico à experiência prática, como as funções do médium, do coordenador de grupo de estudos, do expositor espírita (palestrante) ou do dirigente mediúnico, entre outras atribuições de igual importância dentro de um contexto de múltiplas ações coletivas.

A TRANSFORMAÇÃO
A mudança é um processo pelo qual passam os trabalhadores que perseveram na árdua tarefa de melhorarem o seu nível de autoconhecimento, porque no âmbito interdimensional das relações entre os dois planos, nada é conseguido de graça, e somente atingimos níveis mais altos de consciência, quando a conquista for em razão de nossos próprios méritos.

Portanto, para o espírita dedicado nas tarefas de auxílio a quem procura as casas espíritas, é comum perceber em seus antigos colegas de trabalho, a transformação, ou seja, a sensível mudança em relação ao que eles eram quando chegaram na casa, e o que eles são atualmente. E percebe-se a mudança, principalmente em relação às suas inseguranças, pois tornam-se pessoas em processo de solução (cura) de seus conflitos internos, ou seja, pessoas mais tranquilas.

O AMOR FRATERNO
A prática do amor abrangente encontra-se em cada prece, em cada pensamento elevado em benefício dos irmãos que angustiados ou desorientados, são conduzidos pelas equipes espirituais para atendimento nas reuniões mediúnicas das casas espíritas, ou ainda na palavra que orienta e esclarece do atendimento fraterno, assim como na energia restauradora que flui dos passes energéticos dos médiuns passistas.

AS INFERIORIDADES
Cultivadas durante as múltiplas vivências do espírito, as nossas inferioridades típicas da imperfeição, como o orgulho, o egoísmo e a prepotência, passam por uma avaliação à medida que o espírita conscientiza-se que necessita mudar de atitudes perante a própria existência. E nesse sentido evolutivo, aos poucos... perseverando, ele vai assumindo novas atitudes (positivas) diante da vida.

O SENTIDO DA INTERDIMENSIONALIDADE
Ignorada quando estamos voltados somente para a satisfação de nossos egos, a percepção interdimensional assume o seu lugar em nossas vidas na proporção que a consciência vai se expandindo, e dessa forma, alargando a visão de nossa natureza multidimensional. Portanto, à medida que o trabalhador espírita vai se envolvendo em suas tarefas de conexões interdimensionais, ele vai percebendo através da própria experiência que a consciência humana é ilimitada...

O NÍVEL VIBRATÓRIO
Se através do estudo, do trabalho, da reforma íntima, do exercício do amor fraterno e da perseverança, evoluímos espiritualmente como tem demonstrado a experiência espírita - e Chico Xavier é um exemplo máximo dessa afirmação -, é compreensível que a evolução consciencial seja acompanhada pela alteração positiva de nossa energia áurica.

O EQUILÍBRIO BIO-PSICO-ECO-SÓCIO-ESPIRITUAL
Se valorizamos a vida, essa certeza já é meio caminho para a felicidade possível. Se valorizamos o processo vital, estamos de bem com a natureza a qual pertencemos. Se nos sentimos em paz entre pessoas, animais, flores, plantas e árvores, é porque adquirimos o sentido espiritual, ecológico e social que representa a vida em sociedade. E por último, se nos sentimos integrados ao universo, mas com os pés firmes na Mãe-Terra, é porque estamos a caminho de atingir o nível de equilíbrio bio-psico-eco-sócio-espiritual. E o espiritismo, por ser ciência, filosofia e religião alicerçada no princípio da fé raciocinada, serve como meio para que o indivíduo atinja esse nível consciencial chamado também de felicidade.
Psicanalista Clínico e Interdimensional.
www.flaviobastos.com


Texto revisado por: Cris




Compartilhe

Autor: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva, Psicoterapia Reencarnacionista, Terapia Floral, Psicoterapia Holística, Parapsicologia, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia. 
E-mail: flaviolgb@terra.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 17/03/2009

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 08 – PI – MANTER-SE UNIDO
Momento favorável à solidariedade. O isolamento enfraquece, a união faz a força. Colabore.


energia
Runas: Jera
Desfechos benéficos e resultados tangíveis para hoje.


20
Numerologia: Cooperação
O dia pede calma e tranqüilidade. Trabalhe em cooperação com os outros. Nada de agitação uma posição de quietude será benéfica hoje. Inspire outros a atingirem seu potencial máximo. Tenha cumplicidade.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Mães narcisistas e suas filhas
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. A Oração do Perdão
4. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
5. Quem manda em você? Descubra os 3 motivos que limitam suas escolhas!
6. Dicas para criar um nome para a sua empresa
7. Sou comprometido, mas estou a fim de outra pessoa... E agora?
8. Limão para tratar o Sistema Digestivo


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade