Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



A busca pela felicidade... no aqui e agora!  
Home > Autoconhecimento
A busca pela felicidade... no aqui e agora!

por Jane Duarte


Dezembro já está aí e, com ele, começam as reflexões de fim de ano... o que deu certo? O que não deu certo? O que eu deveria ter feito de forma diferente? Muitas vezes, com essas reflexões, vem as lamentações: eu deveria ter feito... mas não fiz. Não foi um ano bom... Pois é, todo ano é a mesma coisa... mas por que repetimos esse hábito negativo? O que podemos fazer de forma diferente?
Num determinado instante em nosso processo de aprendizagem, formamos marcas mentais, que nos levam a gostar de situações cuja sensação nos é agradável e a rejeitar situações cuja sensação seja desagradável. Buscamos o que nos faz felizes e rejeitamos o que nos faz infelizes. Isso é um processo natural.
Quando avaliamos como foi o nosso ano, temos uma tendência a focar somente no que foi bom, positivo. Se não realizamos nossas metas, então o ano foi horroroso! Mas... será que é assim mesmo?
Precisamos entender que a motivação básica de todos nós é a busca pela felicidade. Todos nós queremos ser felizes! Tudo o que fazemos é em busca da felicidade. Nosso ano só foi maravilhoso se encontramos a felicidade na realização dos nossos objetivos. Mas a vida não é assim... e sabemos disso.

Há dois tipos de felicidade:

  • a felicidade construída ou dependente;
  • a felicidade inata ou independente.
A primeira felicidade está condicionada ao externo, ou seja, se construímos algo, se obtivemos algo, se somos elogiados, se vamos a algum lugar bacana, se fomos promovidos... No entanto, essa felicidade é temporária. Quando essa sensação passa, voltamos a nos sentir insatisfeitos e infelizes. Muitos de nós ficamos presos a este tipo de felicidade. Esta felicidade é chamada de construída porque ela é elaborada na nossa mente. Aqui corremos o risco de ficarmos presos a uma felicidade que está sempre no futuro...
A segunda felicidade é do coração, da vida, independente e incondicional. Ela está sempre dentro de nós, à nossa disposição, não precisando ser construída. Esta felicidade pode se manifestar se soubermos dar as condições adequadas para que ela se manifeste livremente. Para isso, precisamos diminuir nosso ego, silenciar nossa mente, nos focarmos no aqui e agora. Para vivermos essa felicidade, precisamos valorizar o momento presente, já que o passado já passou e o futuro ainda não chegou...

Agora vamos fazer um exercício... olhe para trás e pense... quantos momentos legais vivi nesse ano de 2017? Aqueles momentos em que damos gargalhadas naturalmente, que nos sentimos bem na companhia de quem amamos... E aí, sua avaliação em relação ao ano melhorou?

Lembre-se que não podemos nos apegar a momentos agradáveis como se fossem únicos em nossas vidas. Podemos permanecer nesses momentos, mas sem gerar uma fixação. O desapego é essencial. Precisamos nos sentir livres para vivermos diferentes momentos, sejam eles quais forem.
Quando olho para o ano de 2017, como qualquer ser humano, avalio que não conquistei tudo o que desejei... mas passei por situações que me fizeram reavaliar minha vida e minha maneira de pensar. Essa avaliação me fez amadurecer e não criar tanta expectativa naquilo que não posso controlar. Não controlamos a vida! Mas também não podemos desanimar diante dos obstáculos... tudo é aprendizado!

Reavalie o ano de 2017 e pense em tudo o que você passou. Quais foram seus momentos felizes? Quais foram seus aprendizados? Eles te fortaleceram? Com certeza você passou por momentos felizes, mas provavelmente não deu muita importância por estar preso aos objetivos futuros... É muito importante termos metas e lutarmos para conquistá-las. No entanto, não esqueça de viver o aqui e agora e valorizar cada momento especial ao lado de pessoas especiais.

Que o final de 2017 seja ainda mais maravilhoso, para que você esteja fortalecido para viver um 2018 inesquecível!

Viver e não ter a vergonha de ser feliz! (Gonzaguinha)

Até a próxima!

Texto Revisado



Compartilhe

Autor: Jane Duarte   
IG: @janecds Facebook: coachjaneduarte 
E-mail: coachjaneduarte@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 12/03/2017

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 18 – KU – A REAÇÃO
Agora é o momento certo para deixar de hesitar e agir. Energia e boa vontade são indispensáveis.


energia
Runas: Raidho
Analise novas oportunidades, mudanças para melhor.


17
Numerologia: Finanças
Dia de disciplinar, organizar, estabelecer planos, ser prudente e enxergar longe. Procure progresso e o atrairá, esteja alerta para possibilidades de ganhos, pois as oportunidades surgirão.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Previsões das Runas pra 2018
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. O que significa ter sonhos repetidos?
5. 3 sinais de que ele não está a fim de você de verdade!
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. Quais os efeitos de Saturno nas Casas Astrológicas?
8. O Limão na Gravidez e Amamentação


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade