Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Os furacões da nossa vida e nosso processo de mudança  
Home > Autoconhecimento
Os furacões da nossa vida e nosso processo de mudança

por Andrea Pavlovitsch


Eu confesso que fico meio horrorizada quando vejo coisas como o grande furacão Irma, que está a poucas horas de devastar cidades dos EUA. Escrevo este artigo na noite anterior à previsão de chegada dele a Orlando, onde muitas pessoas simplesmente precisaram abandonar tudo para salvarem a si e às famílias. E não tem mimimi, não tem culpa de ninguém, a coisa simplesmente acontece.
Imagino o dia seguinte. As pessoas voltando para suas casas. Casas montadas com o melhor que elas poderiam querer. Itens comprados, garimpados. Quartos limpos e arrumados, levados por ventos insanos e uma chuva torrencial. Isso para falar só das perdas materiais, o “menos mal”.

Um furacão, assim como outros fenômenos da natureza, são metáforas perfeitas do que é o movimento de mudança na nossa vida. Não é algo planejado, é algo que simplesmente acontece. A mudança supostamente planejada é realizada só do lado de fora da gente, quando tudo dentro mudou. Quando não aguentamos mais resistir a ela.
O que nos faz sofrer na mudança não é só o medo do desconhecido. O que mais nos faz sofrer é a resistência. É viver na zona de conforto (desconfortável, mas conhecido). E não, você não escolhe nada, cara pálida. Ela simplesmente acontece.
São como furacões na nossa vida. Algo externo ou interno muda repentinamente nos puxando para novos desafios. Esse é o ciclo da vida. É isso que ela faz com a gente. O velho ditado diz que “não nadamos duas vezes no mesmo rio”, porque o rio não é o mesmo e você também. Então mesmo que queira se manter o mesmo, ainda tem o rio que está diferente e que não depende em nada da sua vontade.
O problema é estamos menos submetidos à nossa vontade do que gostaríamos. Gostaríamos de mudar, um dia, quem sabe, não hoje. Essa resistência é tão profunda que nos adoece, muitas vezes. Recebi um e-mail de uma leitora em Angola que não se conforma que o filho dela, de 30 anos, casou-se e foi embora de casa. Ela está deprimida com isso, não está aceitando a mudança natural da vida dela e da vida do filho. Não está aceitando que está mais velha, que está num processo de envelhecimento e que o filho tem o direito de formar a própria família. O sofrimento dela é só esse.
Pessoas que querem ficar no sofrimento -e não mudam- estão no caminho certo. Porque não mudar vai significar exatamente isso: sofrimento. Imagine uma pessoa que, apegada à sua casa, prefere não sair de Orlando hoje. O furacão pode levar sua casa e sua vida, pode causar um sofrimento muito maior do que deixar seus pertences para trás, mas é uma escolha. A escolha não é se vamos ou não mudar, mas se vamos fazer isso da forma boa ou da forma ruim. Pelo amor ou pela dor, como dizem.

Se a mudança é inevitável, aproveite-a (parafraseando um velho prefeito de São Paulo). Aproveite para refletir e para fazer da sua vida algo melhor, de verdade. Não existe mudança para o mal, para o pior. Até aquelas que parecem ruins, no final, têm um objetivo nobre. Basta que nós possamos realmente nos tocar disso e seguir em frente.

Texto Revisado




Compartilhe

Autor: Andrea Pavlovitsch   
Terapeuta porque adora ajudar as pessoa a se entenderem. Escritora pelo mesmo motivo. Apaixonada por moda, dança, canto e toda forma de arte. Adora pão de queijo com café e não pretende mudar o mundo, mas, quem sabe, uma pequena parte da visão que temos dele. Para mais informações: www.facebook.com/andreapavlo www.andreapavlovitsch.com 
E-mail: contato@andreapavlovitsch.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 09/09/2017

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.


energia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!


22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Aniversário do Brasil 2017: o que vem por aí?
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. Guia dos Cristais e seus Poderes Curativos
5. Você está confuso? Não sabe que caminho seguir? Siga o fio de Ariadne!
6. As Profecias de Chico Xavier
7. Limão para tratar o Sistema Digestivo
8. Até quando vale a pena lutar por um amor?


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade