Esqueci a senha
 

 
Bookmark and Share

12 ATITUDES FUNDAMENTAIS PARA TER MAIS DISPOSIÇÃO, ENERGIA E SAÚDE (Parte I)

por Pousada Casa de Pedra - contato@pousadacasadepedra.com

Por Donezetti Teixeira de Oliveira

O homem global é formado por corpo, mente, espírito e emoção. Parece até coisa sabida, praticada, mas não é; vive-se parcialmente e superficialmente. Alguns esquecem do corpo e vivem no templo da mente e, através dela, tentam aproximar-se do espírito.

O cérebro é capaz de tudo, mas é apenas um fabuloso processador de dados. Ele só tem contato com o mundo exterior por meio dos órgãos dos sentidos, nos quais colhemos as sensações que serão sempre moduladas pelas emoções; afinal, ele vive totalmente à mercê das emoções. Quem programa o cérebro são os órgãos dos sentidos e os nervos sensores. Nada o atinge sem antes passar pela audição, visão, olfato, paladar ou pelo tato. Ele é como um potente computador: vai operar as informações enviadas pelos órgãos dos sentidos.

Mas, calma lá! Se você pensa que o mais importante no corpo são os órgãos dos sentidos, está redondamente enganado. Não! Os órgãos dos sentidos também estão submetidos às emoções que controlam todas as informações obtidas. Então, uma coisa puxa a outra: bem-estar provoca mais bem-estar e mal-estar aumenta o mal-estar. Podemos, dessa maneira, induzir o cérebro a sentir o que quisermos, bastando mentalizar fortemente o que desejamos que aconteça.

É preciso estar mais alerta para fazer o cérebro trabalhar a nosso favor; sabemos que raramente nosso estado mental reflete a chamada realidade mas, sim, a realidade que criamos a partir das nossas emoções. Por isso, nós somos nosso único inimigo! Dotado de tamanha capacidade, o cérebro mal administrado pode gerar graves problemas. Podemos, por exemplo, estar muito bem fisicamente, porém, se começarmos a nos preocupar e a acreditar que há algo de errado com a nossa saúde, certamente faremos o cérebro produzir todos os sintomas daquilo que estamos imaginando - e ficaremos realmente doentes.

Mas, se o cérebro pode somatizar o que não existe, pode também criar o que existe. Aliás, o que seria o milagre da cura senão essa potente força, capaz de fazer com que o cérebro humano produza substâncias que levam à cura de certas doenças, por mecanismos ainda desconhecidos?

Portanto, convença-se de que a emoção é a rainha da vida. O seu estado emocional influi diretamente no funcionamento do organismo, mostrando a enorme importância de se direcionar as emoções para viver em equilíbrio. Com base nesse raciocínio, precisamos dar condições e fornecer informações positivas, a fim de que o cérebro possa produzir hormônios e substâncias positivas de forma equilibrada, para que possamos ter energia, disposição e saúde para seguirmos firmes na nossa caminhada em direção à luz. O que importa é que você é o responsável por sua saúde, por sua vida.

Então, tudo está em suas mãos. Cabe apenas ser rigoroso na busca dessa magistral oportunidade de ser feliz!

Boa Sorte! É o que a equipe da Satyadasa Terapias Alternativas lhes deseja.

1ª ATITUDE - DESCANSAR COMO UM ANJO

Respeite seu corpo no sono que relaxa, solta, predispõe, organiza os hormônios, elimina os excessos, recompõe todas as células do nosso organismo, liberta o inconsciente para o encontro com a energia universal. Sono sem barulho, sem interrupções, sem telefone, com cama apropriada (de preferência com magnetismo e infra-vermelho longo adaptado ao seu colchão), lençóis de algodão, paz, silêncio e tranqüilidade.

O sono é o elemento mais importante para todas as pessoas em qualquer atividade profissional, porque é vida. Quem se envolve sadiamente com uma atividade física sistemática, tem a obrigação ainda maior de ter um sono mais profundo, mais reparador e de maior duração. É incongruente desperdiçar todo um maravilhoso trabalho feito com o corpo não dormindo o suficiente em qualidade e quantidade. Porém, de modo geral, as pessoas não dão o devido valor ao sono. Muitas chegam a achar que é perda de tempo.

Cada um de nós tem uma necessidade específica de sono, mas para quase todos essa necessidade costuma girar em torno de oito horas. Uma boa noite de sono rejuvenesce. Nas crianças e nos adolescentes, é na fase do sono profundo que é produzido o hormônio de crescimento (GH). Especialistas da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, demonstraram que a carência desse hormônio facilita o acúmulo de gordura, deixa os músculos flácidos, ossos fracos e o corpo sem disposição. Estima-se que 45 milhões de brasileiros tenham problemas para pegar no sono. De cada dez pessoas, sete dormem mal ou fazem queixas.

A pessoa que rompe seus limites está numa situação perigosa: ela não sente dor, não sente cansaço, não sente nada. O cérebro a coloca em estado de alerta e ela rende, só que o prejuízo orgânico é grande e o envelhecimento é acelerado.

Tente perceber se você costuma acordar exuberante, pronto para enfrentar o dia, ou se já abre os olhos mal-humorado (o humor é um indicador de saúde por excelência); ou se acorda francamente indisposto, sem vontade de correr as cortinas para ver o sol. O sono é, sem dúvida, o momento mais importante de restauração de toda máquina humana.

Dormindo, permitimos que o organismo entregue a chave administrativa, o controle gerencial do corpo para o sistema autônomo, que fará o que tem que ser feito restituindo as energias e repondo o que foi gasto em mais um dia de árduo trabalho bioquímico. Durante o sono profundo são fabricadas substâncias de alta complexidade. É o caso dos hormônios que regulam o organismo e que entram em ação conforme a necessidade. É importante saber que é você quem administra o seu bem-estar e, por conseqüência, a sua vida.

O sono permite justamente a oportunidade de limpeza. Por isso, há a necessidade de conscientização a respeito de sua importância. O sono é a chave da vida, da disposição, da energia e do bom humor.

Como último lembrete, não podemos esquecer que o homem é filho do tempo nessa curta viagem que faz do nascimento à morte. Seu corpo físico é a prova concreta de sua existência na Terra, o alicerce da saúde, a morada da alma. Dar-se ao sono, mergulhar em nossa natureza primordial, é render-se aos profundos mistérios que nos cercam, fundamental declaração de auto-estima e prova viva do profundo amor ou desamor de cada um por si mesmo.

Sugestões para ter um sono profundo e reparador:
- Evite alimentos pesados à noite;
- Evite ingerir muito líquido após as 20hs;
- Procure se alimentar, no mínimo, 3 horas antes de descansar;
- Evite descutir algum problema antes de descansar, pense na solução;
- Evite levar imagens negativas para o sono;
- Evite exagerar em exercícios físicos à noite para não ficar muito alerta;
- A posição mais correta para um sono reparador é de costas;
- Ei... Lembre-se de agradecer!
Psiuuu... Ah! Que pena, já dormiu. Bom... Talvez quando acordar vai lembrar de agradecer o dia anterior e o novo dia que desponta. Procure colocar em prática esta primeira atitude e sinta por si mesmo os resultados.

Aguarde que estamos escrevendo sobre a 2ª Atitude. E lembre-se: as mudanças devem ser feitas com suavidade!

Continuação: SEGUNDA ATITUDE: ALIMENTAÇÃO
Ok



por Pousada Casa de Pedra   
Lido 44883 vezes, 260 votos positivos e 26 votos negativos.   
Visite o Site do autor.   

Gostou deste Artigo?
Sim Não    
Imprimir
este Artigo
Enviar para
um amigo
Outros Artigos
deste autor


© Copyright 2000-2014 SOMOS TODOS UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
PRINCIPAL ARTIGOS
LOGAR PRODUTOS
ASSINAR SERVIÇOS
PARTICIPANTES EVENTOS