Artigo de Nathalie Favaron: O que são as Constelações Familiares? - | Artigos do Clube
 
O que são as Constelações Familiares?  
   

O que são as Constelações Familiares?

Autor Nathalie Favaron - mapadaalma@gmail.com


A Constelação é uma nova abordagem terapêutica, um processo de cura experiencial desenvolvido por Bert Hellinger que descobriu que parte dos problemas que enfrentamos se deve a fatos que aconteceram com outros membros de nossas famílias e não a eventos da nossa própria historia.

Bert Hellinger nasceu em 1925, estudou filosofia, teologia e pedagogia. Trabalhou como missionário na África do Sul por 16 anos.
No início dos anos 70 deixou a ordem religiosa católica dedicando-se então à psicoterapia.
Através de Dinâmicas de Grupo, Gestalterapia, da Terapia Primal, da Análise Transacional e Hipnoterapia, chegaram à sua própria terapia Sistêmica e Familiar, as Constelações Familiares e mais tarde "Movimentos da Alma".
Nos últimos anos dedicou-se a expandir sua Visão Sistêmica em diversos países tanto dentro como fora da Europa, EUA, América do Sul, América Central, Oriente Médio e Ásia.
Esteve no Brasil nos anos de 1999 (RJ), 2001(SP), 2005(BH) , 2006(Goiânia), 2007(Brasilia), 2008 (São Paulo).
Sua vinda está programada novamente em 2009 para São Paulo novamente.
Hellinger escreveu diversos livros sobre o tema e muitos já foram traduzidos para o português e são comercializados pelas editoras Cultrix e Atman.

Através dos trabalhos das Constelações, podemos entender como as ações e destinos de nossos antepassados podem influenciar a nossa vida atual causando problemas de saúde, dificuldades financeiras, ou conflitos em nossos relacionamentos familiares e afetivos.

Todos os membros de uma família estão ligados por profundos laços de amor e lealdade. Movidos pela esperança de diminuir o sofrimento do outro, trazemos a infelicidade e a doença para nossas próprias vidas, sem sequer nos darmos conta desta dinâmica, que acontece de maneira absolutamente inconsciente.

Em que princípios esse trabalho se baseia?

Depois de décadas de observação e experiências com milhares de pessoas, três linhas básicas ou “Ordens de Amor” foram mostradas para ajudar as famílias:

• Toda pessoa tem o direito de pertencer a sua família.
• Deve existir um equilíbrio entre dar e receber. O dar e receber equilibrado leva ao desejo de dar mais espontaneamente e receber com gratidão.
• A ordem familiar precisa ser respeitada. Algo dá errado quando as crianças sentem que elas têm que cuidar dos seus pais. Quando o senso de ordem é restabelecido, há um novo sentimento de segurança do conhecimento de qual é o seu lugar na família.

Os padrões que afetam certos membros das nossas famílias podem ser revelados e resolvidos através das Constelações, tornando-se visíveis as dinâmicas ocultas que atuam através das gerações.

Para saber mais sobre este trabalho ou se aprofundar em uma questão pessoal neste tema sugiro que você procure marcar uma Consulta individual ou inscreva-se em uma Vivência em Grupo, ou ainda leia os textos que estão no site, ou algum dos livros indicados.




Gostou deste Artigo?   Sim   Não   

Autor: Nathalie Favaron   
Nathalie Favaron é Coach e Terapeuta Sistêmica especializada em Constelações e Hipnose Ericksoniana. Autora do LIVRO O Reencontro e do CURSO ON LINE - A História da sua Família SAIBA MAIS AQUI www.nathaliefavaron.com.br ou whatsapp 11-975875334
E-mail: mapadaalma@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.

Publicado em 17/07/2007
O Autor deste artigo indica
http://www.stum.com.br/ts1268

 

Deixe sua opinião sobre este artigo



Acessar seu Clube STUM


© Copyright 2000-2017 SOMOS TODOS UM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso STUM.