Como Construir um Modelo Mental de Sucesso  
   

Como Construir um Modelo Mental de Sucesso

Autor Leandro Lima - leandrolimacoach@hotmail.com


Você já parou para pensar porque algumas pessoas parecem ter tanta facilidade para ter sucesso no que fazem e outras parecem ter uma dificuldade tremenda?

Na sua vida, em que áreas você é uma pessoa muito bem sucedida e em quais áreas você tenta tenta e não consegue ou só consegue após um esforço quase que sobre-humano?

A forma que nós pensamos, sentimos e agimos a maior parte do tempo influencia diretamente nos nossos resultados ao longo da vida e se quisermos alcançar melhores resultados precisamos então aprender a pensar, sentir e agir de uma forma que seja mais eficiente para cada um de nós. Neste artigo, vou lhe explicar o que são modelos mentais, vou compartilhar 5 dicas para você começar a construir um modelo mental de sucesso e ao final vou lhe dar um presente especial para lhe ajudar com todo esse processo.

Se você é uma pessoa que vem buscando trabalhar o seu autodesenvolvimento e processo de melhoria contínua e constante (kaizen), seja através do método Coaching ou de outras metodologias, certamente você já ouviu a expressão "Modelos Mentais". Porém, será que você entendeu o que de fato é isso e qual é a sua importância prática para a sua vida e sucesso?

A primeira vez que eu tive contato com esse termo eu não fazia muita ideia do que significava e tão pouco do quanto isso vinha influenciando minha vida e resultados. Era como se eu estivesse de carona num carro desgovernado e em rota de colisão. Eu precisei aprender a me observar, a observar a minha própria forma de pensar, sentir e agir e começar a entender o que me ajudava a ter sucesso e o que me atrapalhava. Esse aprendizado foi muito importante para mim especialmente para ser aprovado no vestibular e tempos depois para melhorar da água para o vinho um relacionamento pessoal que não estava indo nada bem.

Inicialmente eu fui autodidata e procurei aprender por conta própria, posteriormente comecei a sentir a necessidade de um método, técnicas e ferramentas que pudessem me ajudar a melhorar e ir além, e foi assim que conheci o método Coaching. O que compartilho aqui é um pequeno resumo de um aprendizado que vem me ajudando muito e que eu espero que possa lhe ajudar também.

Quando se fala em Coaching deve-se entender todo um processo de mudanças positivas e focadas na aceleração da conquista de um objetivo em específico. Este processo de mudanças começa com a decisão de querer mudar e disposição de fazer o que necessário para tal, seja essa mudança uma melhoria em algo que já se faz ou até uma conquista completamente inédita na vida da pessoa.
 
Se você acredita que é capaz de algo e deseja verdadeiramente fazer acontecer, então no método Coaching você encontra o apoio, técnicas e as ferramentas que lhe ajudarão a fazer as mudanças necessárias e alcançar o resultado desejado no mais curto intervalo de tempo possível para você.
 
Essas mudanças ocorrem inicialmente no seu plano mental, a partir de seus desejos e sonhos, planejamento de objetivos e metas, conscientização de suas capacidades, necessidades e responsabilidades, identificação e superação de suas crenças, perspectivas e paradigmas. Com isso vem a mudança de pensamentos, sentimentos e comportamentos, que levarão você à resultados diferentes nas mais variadas áreas.
 
Modelos Mentais
 
Todo esse processo inicial de transformações intrínsecas acontece justamente no seu modelo mental. Por modelo mental (DI STÉFANO, 2005) entende-se a forma de pensar, sentir e agir de uma pessoa, de todo um conjunto de conceitos internos que fundamentam e orientam os seus comportamentos, hábitos, escolhas, decisões e relações com si mesmas e com tudo e todos ao seu redor, podendo esse modelo lhe encaminhar para o sucesso ou para o fracasso, prazer ou dor.
 
Cada pessoa pode apresentar um modelo mental bem particular de acordo com a sua realidade e história de vida, entretanto, com inúmeros elementos em comum com outras pessoas, uma vez que muitos de nós fomos influenciados pelas mesmas fontes e que isso, por sua vez, pode criar padrões comuns de mentalidade e comportamentos.
Para exemplificar podemos mencionar membros de determinados grupos culturais, religiosos, políticos ou esportivos, pessoas consumistas, empreendedoras, estudiosas, ricos, pobres, atletas, sedentários, homens, mulheres, etc. Integrantes de cada um destes grupos tendem a pensar, sentir e agir de formas parecidas entre si, e desta forma, a terem resultados e perspectivas de vida parecidos.
 
Como são formados
 
Os modelos mentais das pessoas são desenvolvidos ao longo de suas vidas a partir da influência de uma vasta fonte de estímulos vindos das mais variadas origens. Estes estímulos podem variar em relação a seu tempo de duração, intensidade, freqüência, valor afetivo, moral ou sociocultural, de modo que sejam mais facilmente ou dificilmente aceitos pelos indivíduos, e fazendo com que sejam influências mais de curto prazo e menos consistentes ou mais duradouras e resistentes.
 
São exemplos de fontes de estímulos: a educação familiar e a escolar, a formação religiosa, a mensagem da mídia em geral, a cultura local que leva as pessoas a agirem de forma mais ou menos civilizada, mais ou menos culta; as experiências afetivas que são vivenciadas ao longo da vida, experiências de vitórias e fracassos, os exemplos de outras pessoas especialmente mais próximas, a alimentação que pode tanto ser prazerosa e remeter a ideias de fartura e prosperidade como também trazer a ideia de carência, pobreza e não nutrir devidamente, contribuindo para toda um conjunto de problemas posteriores a ela associados; as condições de trabalho, a remuneração, a qualidade de vida em seu mais amplo sentido, etc.
 
Existe uma infinidade de elementos internos e externos que direta ou indiretamente influenciam na formação do modelo mental das pessoas. Os elementos internos referem-se a interpretação que fazemos dos fatos, coisas e acontecimentos em nossa vida, além de fatores biológicos. Podemos procurar interpretar as coisas de uma forma positiva e construirmos um modelo mental de empoderamento e sucesso, ou podemos ver tudo de uma forma negativa e construirmos um modelo mental de vitimismo e fracasso. Da mesma forma, o nosso convívio com pessoas negativas e em ambientes negativos, tende a construir um modelo mental derrotista e pessimista. Por outro lado, frequentar ambientes positivos e buscar companhia de pessoas bem sucedidas e de mente elevada só tem a nos favorecer e fortalecer.
 
O que é sucesso
 
De acordo com os referenciais que modelaram a mente e os comportamentos de uma pessoa, esta pode caminhar mais rumo a eventos de sucesso ou de fracassos. Sobre sucesso, Wattles (1910) diz que “O sucesso na vida está em ser o que você quer ser” e Ribeiro (1993) complementa afirmando que “Sucesso é conseguir o que você quer”.
Desta forma entende-se que os referenciais de sucesso são específicos para cada pessoa, podendo ser desde conquistas e transformações pessoais e profissionais até outras mais externas e materiais, como a construção de algo desejado, a realização de um projeto, a compra de algo sonhado, a conquista de uma meta ou objetivo dentre outras muitas possibilidades.
 
De acordo com cada uma dessas possibilidades pode-se trabalhar o desenvolvimento do potencial humano para atender a um ou outro âmbito mais específico, conforme o interesse e objetivo de cada pessoa.
 
Entrando em Ação
 
1) Em termos práticos, pense agora; o que é sucesso para você? O que você deseja ser, fazer ou ter? Agora que você definiu um objetivo, responda - quem você conhece que já alcançou este objetivo ou algo parecido? Estas pessoas provavelmente conseguiram desenvolver o modelo mental mais favorável para a conquista destes objetivos. O que você pode aprender com o exemplo delas?
 
2) Em outros termos, de que forma você precisa pensar, sentir e agir para conseguir alcançar o que você realmente quer? Observando as pessoas que já conseguiram, quais são as características mais marcantes que você consegue notar no comportamento delas, em sua maneira de pensar, lidar com as adversidades, com suas emoções e agir? Quais são as fontes de estímulos que estas pessoas buscam e escolhem para se fortalecer? Relacionamentos positivos, livros, cursos, palestras, trabalhos, terapias, escolas, alguma religião, práticas esportivas, artísticas, hobbies, viagens, lazer, lugares interessantes, Coaching, etc.???
 
3) Observe também as pessoas que tentaram e não conseguiram conquistar o que você deseja e busca. Compare os dois grupos de pessoas, as que conseguiram e as que não conseguiram e você notará características bem distintas em cada uma delas. Você notará muitos pontos em comum entre as que tiveram sucesso e muitos pontos em comum entre as que não conseguiram.
 
4) Se você quer fazer parte do "clube do sucesso" e estar entre as pessoas mais vitoriosas e bem sucedidas, precisa aprender a se espelhar nelas, naquelas pessoas que aprenderam a desenvolver um modelo mental de sucesso e prosperar, superar os desafios, vencer e realizar seus sonhos e objetivos.
 
5) Lembre-se que nosso modelo mental é influenciado por tudo aquilo que aprendemos e presenciamos em nosso ambiente de vida pessoal e profissional, logo, devemos escolher bem onde iremos passar a maior parte de nossas vidas, com quem iremos nos relacionar, de que forma interpretaremos os fatos da nossa vida e em que iremos focar a nossa atenção, se é no positivo ou no negativo.
 
Espero que as dicas e demais informações acima tenham lhe sido úteis e de fácil compreensão. Caso você tenha gostado deste artigo e queira saber mais a respeito e começar a promover uma mudança positiva em seu próprio modelo mental para conquistar mais rapidamente algum objetivo em especial, deixo aqui o convite para você participar gratuitamente do 1º Congresso Online Conquiste o seu Sucesso. Neste congresso você terá acesso gratuito a mais de 20 palestras sobre diversos temas com Coaches especialistas em diversas áreas.

Eu, Leandro Lima, no dia 5/12, as 22 horas, estarei ministrando online a palestra "Construindo Relacionamentos Prósperos", que é baseada no meu artigo do livro "Coaching - A Arte da Superação!" e oferece técnicas e ferramentas de Coaching para lhe ajudar a construir melhores relacionamentos tanto em sua vida pessoal como profissional, no curto, médio e longo prazos.

Para se increver é só clicar no link abaixo, fazer a sua incrição e conhecer toda a progração.
www.leandrolima.conquista2017.tk


 
Ou se preferir falar diretamente comigo e iniciar seu processo de Coaching é só entrar em contato pelos meios abaixo, será um prazer lhe ajudar.

Decida Vencer e Faça o Seu Melhor!
Querer é Poder!
 
Um forte abraço, do seu Coach, Leandro Lima.
Contatos:
 
E-mail: leandrolimacoach@hotmail.com
 
Celular: (21) 98006-0661 (Zap - Tim) / 97561-1537 (Claro)
 


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Total de 1 votos

Autor: Leandro Lima   
Master Coach Financeiro, Coach de Vida, Analista Comportamental, Professor e Escritor (Coautor dos livros "Construindo Riqueza", "Moldando Campeões - O Esporte na Essência", "Coaches que Fazem a Diferença - Competência e Resiliência", "Empreendedorismo - O Poder da Mudança", "Coaching - A Arte da Superação!" e "Estratégias de Vencedores")
E-mail: leandrolimacoach@hotmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.

Publicado em 14/11/2017
 

Deixe sua opinião sobre este artigo



Acessar seu Clube STUM
Faça
seu login


© Copyright 2000-2017 SOMOS TODOS UM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso STUM.