Artigo de José Luís Alves: Seus valores são a sua maior riqueza - | Artigos do Clube
 
Seus valores são a sua maior riqueza  
   

Seus valores são a sua maior riqueza

Autor José Luís Alves - joseluisalves8@gmail.com


Alguns anos atrás, eu ministrava uma das melhores palestras que realizei na vida e que aconteceu em uma empresa de transportes na cidade de Canoas, RS.

Eu falava em como os valores são a verdadeira riqueza que um homem pode se ter na vida. Uma pessoa que constrói seu castelo em cima da verdade, não precisa andar de cabeça baixa e com medo de nada e nem de ninguém. Sua proteção é seu caráter e seu guia é a sua consciência. 

Um "bom terno" jamais poderá dizer quem você é.

Um dia um grande empresário me disse que a mentira faz parte do jogo.

Só se for do jogo da infelicidade!

Nesse jogo, onde reina a tristeza e onde até se pode ganhar algo, porém se perde tudo, inclusive à dignidade. 

No jogo da felicidade não existe espaço para mentira. 

Sempre que você for verdadeiro, não precisará ter medo de nada e nem de ninguém, muito menos de baixar a cabeça e andar como se não tivesse valor. Foi uma bela palestra, um momento único, lindo, incrível e se pelo menos um daqueles funcionários tenha compreendido a mensagem, eu já me sinto feliz.

Aprendi que o sucesso verdadeiro nasce da verdade, honestidade, lealdade e integridade. Passei por isso, tenho experiências em como não se corromper pode ser algo libertador quando escolhemos para qual lado vamos seguir. Não acredito em outro tipo de sucesso que não se obedeça valores como honestidade, verdade, lealdade, integridade, amizade. Não existe dinheiro nenhum que possa comprar estes valores. Sua paz é tirada sempre que você precisa mentir. Neste momento, você deixa de ser você mesmo para se tornar qualquer outra coisa.

Sempre que houver mentira, desonestidade e corrupção, também existirá pobreza, miséria, dor e tristeza. Uma pessoa que se vende ou se troca, seja pelo motivo que for, nunca será verdadeiramente feliz.

Você pode ter todo dinheiro do mundo, porém isso nunca lhe trará felicidade se tiver sua base construída em cima da desonestidade e da mentira. Um homem pode ter tudo na vida, porém se não tiver nobreza de caráter, nunca será verdadeiramente rico.

Ser "homem" vai muito além de ter dinheiro, sucesso e fama. Ser "homem", é ser capaz de honrar com a sua palavra, com seus compromissos e com a sua verdade, independente de tudo. Um "homem"de verdade sabe que não é superior e melhor do que ninguém. Seu guia e a sua orientação vem do íntimo. Ela não precisa ser guiado e nem precisa de instruções de como proceder.

Sua intuição e seu coração é tudo que ela precisa para saber sempre qual direção e rumo seguir. Eu penso sempre que honestidade é igual a gravidez. Não existe mulher meia grávida, ou está grávida ou não está grávida.

Você já viu uma mulher meia grávida?

Com honestidade é a mesma coisa, ou se é honesto ou não é.

Para não generalizar e deixar o artigo ainda mais completo, eu deixo claro que: Mesmo que você possa ter errado no passado e "perdido" seus valores, sempre há e sempre haverá chances de recuperar. Não existe ninguém que não possa mudar e tomar um novo rumo.

Basta querer e estar disposto a pagar o preço. Se você realmente tiver um desejo de ser você mesmo e de recuperar sua confiança e honestidade, ele sempre será atendido. Lembre-se: A sua verdadeira riqueza não pode ser medida e começa e termina em seus valores, onde ninguém poderá roubar ou tirar de você.

" Seus valores é o colar mais lindo que você pode usar no seu pescoço".

Seus valores é o que você pode ter de mais importante e sublime na vida e sempre serão o seu maior bem e riqueza. O seu verdadeiro tesouro encontra-se em seus valores, em quem você realmente é. Não importa o que você tem, onde mora e o quanto você tem ou possa ter no banco. O que importa é se você é uma pessoa verdadeira, honesta, integra e leal.

O resto, sempre chegará para você, assim como sempre chegou e mais cedo ou mais tarde, a verdade sempre aparecerá. Entenda bem, eu não estou dizendo que não se possa ter dinheiro com honestidade.

Existem muitas pessoas que ganham bastante dinheiro com seus trabalhos e que são honestas, verdadeiras e leais. O dinheiro é energia. Ele não é bom e nem mau, apenas é uma energia de troca. O que estou transmitindo é que nada pode pagar o valor de uma consciência tranquila, feliz e em paz. Se tivermos consciência de que vale muito mais ter valores fortes e verdadeiros do que qualquer outra coisa na vida, estaremos dando passos enormes na conquista da paz.

Eu não me importaria muito com a maldade dos outros e nem com os castelos que são construídos diariamente em cima da areia. Toda construção que não foi realizada em cima de uma base forte, não terá sustentação por muito tempo. Por este motivo, vemos as operações desmancharem diariamente falsos ricos que sustentavam uma imagem falsa de que eram superiores e que construíram sua felicidade em cima de palácios inexistentes. Só podemos desejar, que agora eles possam encontrarem os seus valores e construirem novos castelos com base na verdade.

Para ser rico não adianta só ter dinheiro. Educação, gentileza, respeito e amor, não se pode comprar. Esses valores são ganhados como resultados de escolhas e direções que tomamos. São "perfumes" da consciência. 

Eu sempre recomendo aqueles que se importam muito com a corrupção, por exemplo, em se concentrarem em sua bondade, em sua capacidade de fazer o bem e em seus valores.

No seu tempo, você verá o que é ser verdadeiramente rico e onde se encontra a sua verdadeira riqueza. Algumas pessoas se sentem sem valor tendo todo o valor do mundo, outras porém se sentem super valorizadas enquanto ainda estão mentindo para sustentar uma falsa imagem e uma falsa riqueza.

Existem muitas pessoas querendo estar no lugar de outras e nem imaginam o que existe por trás da aparente "riqueza e felicidade." Ser rico, vai muito além de ter dinheiro, muito mesmo. 

Ser rico é quando você pode ser você mesmo e pode firmar sua base em cima de valores fortes que vento ou tempestade nenhuma poderá derrubar. Se você pode deitar sua cabeça no travesseiro e dormir um bom sono, sinta-se agraciado e grato. Você é rico! 

Sempre que você firmar seu castelo em cima da honestidade e da verdade, não existirá forças nesse mundo que não lhe ajudarão a prosperar. Toda verdadeira prosperidade nasce da honestidade. Não existe prosperidade sem honestidade e não existe honestidade sem prosperidade.

Sua consciência não mente nunca e sempre é a melhor amiga que se pode ter. Você pode escolher qual jogo irá jogar!

* O termo "homem" usado ao longo do artigo não se restringe a sexualidade. Foi o termo que usei como base para palestra e não como uma definição que separa homem e/ou mulher, masculino e feminino. Namastê.



Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   

Autor: José Luís Alves   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Publicado em 19/03/2017
 

Deixe sua opinião sobre este artigo



Acessar seu Clube STUM


© Copyright 2000-2017 SOMOS TODOS UM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso STUM.