Artigo de Flávio Bastos: Qual o seu compromisso com a vida? - | Artigos do Clube
 
Qual o seu compromisso com a vida?  
   

Qual o seu compromisso com a vida?

Autor Flávio Bastos - flavio01bastos@gmail.com


"O amor à verdade ensinou-me a beleza do compromisso". (Mahatma Gandhi)

Proposta por Freud, as pulsões de vida se opõem às pulsões de morte. As primeiras tendem não apenas a conservar as unidades vitais existentes, como a constituir, a partir destas, unidades mais globalizantes. As segundas tendem para a destruição das unidades vitais, para a igualização radical das tensões e para o retorno ao estado anorgânico que se supõe ser o estado de repouso absoluto.

As pulsões de vida não têm o caráter regressivo característico das pulsões, mas sim um caráter construtivo, uma vez que um princípio fundamental de tal pulsão é o princípio de ligação, que consiste em instituir unidades cada vez maiores e conservá-las, princípio este que está associado a nova concepção de Freud sobre a sexualidade.

Voltadas inicialmente para o interior e tendendo à autodestruição, as pulsões de morte seriam secundariamente dirigidas para o exterior, manifestando-se então sob a forma da pulsão de agressão ou de destruição.

As experiências traumáticas parecem não fazer sentido, no entanto, com o passar do tempo e a superação de seus efeitos mais nocivos, começamos a perceber uma lição de vida em sua mensagem, a qual transformamos em aprendizado. O mesmo ocorre em situações de crise coletiva que gerou conflitos e inimizades por motivações políticas, pois superadas as divergências e o mal estar social, retornamos à normalidade da vida com lições que se transformam em aprendizados.

Nesse fluxo que mal conhecemos, mas que chamamos de vida, muitas coisas acontecem em curto espaço de tempo. Quando vimos, já somos pais, avós e, quem sabe, bisavós, pois o "trem" da vida não permite que voltemos algumas estações para resgatar algo que ficou para trás.

Às vezes, a sensação é de que estamos num educandário, ou seja, que somos aprendizes na expectativa de uma aprovação após o cumprimento das tarefas que nos competem. Noutras vezes, a sensação é de que devemos aproveitar a vida de uma forma intensa, sem maiores compromissos, devido a brevidade de seu curso.

Entretanto, em situações especiais, nos deparamos com a experiência do vazio existencial, de que está faltando algo que preencha a sensação que oprime o peito e esvazia a alma de conteúdo.

Na verdade, as três distintas sensações, demonstram o quanto somos inseguros e indecisos no enfrentamento do maior desafio de nossas vidas: entender a nós mesmos.

Por este motivo, é importante que tenhamos consciência de qual seja o nosso compromisso com a vida. Clareza de intenções que passa pelo conhecimento de si mesmo e do outro, inseridos no contexto da experiência vital.

Não somos ilhas isoladas, somos arquipélago cujas ilhas se interdependem e se interconectam para que a união de forças consiga desbravar o oceano da existência.

Compreender o seu compromisso de vida requer uma ligação consciencial com o Todo do qual fazemos parte, onde não existem heróis ou heroínas cinematográficas, mas humanos que entram e saem de um processo vital levando consigo uma bagagem carregada de boas e más intenções.

Portanto, o compromisso maior com a vida é a construção de uma base sólida, aliviando o pesado fardo que carregamos durante a trajetória existencial do espírito. É substituir as más intenções e atos acumulados, por intenções e atos que elevem a alma e tragam leveza no ser e no existir entre semelhantes. Mas para tal é imprescindível que tenhamos a consciência de que somos arquipélago rodeado por um imenso oceano de descobertas e possibilidades. Um oceano mais do que receptivo, um oceano convidativo e aberto a quem tem um real e verdadeiro compromisso com a vida.

Texto revisado


Gostou deste Artigo?   Sim   Não   

Autor: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva, Psicoterapia Reencarnacionista, Terapia Floral, Psicoterapia Holística, Parapsicologia, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: flavio01bastos@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.

Publicado em 05/09/2016
 

Deixe sua opinião sobre este artigo



Acessar seu Clube STUM


© Copyright 2000-2017 SOMOS TODOS UM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso STUM.