TRATAMENTO DA ARTRITE REUMATÓIDE COM PLANTAS MEDICINAIS DO CERRADO - Mauricio Alves Gomes | Artigos do Clube
 
Esqueci a senha
 

 
Bookmark and Share

TRATAMENTO DA ARTRITE REUMATÓIDE COM PLANTAS MEDICINAIS DO CERRADO

por Mauricio Alves Gomes - magom_55@yahoo.com.br

Artrite reumatóide é uma doença crônica de causa desconhecida. Sua característica principal é a inflamação articular persistente, mas há casos em que outros órgãos são comprometidos. É doença comum e a prevalência pode chegar a 1,5% da população em algumas regiões. É mais freqüente em mulheres e costuma iniciar-se entre 30 e 50 anos de idade, mas compromete também homens e crianças.

Para que se desenvolva a doença são necessárias algumas combinações de defeitos genéticos e a presença de um ou mais estímulos externos, o que faz com que a incidência em familiares de pacientes com Artrite Reumatóide não seja grande. Tanto a invasão da membrana sinovial como a ação das enzimas provocam destruição das estruturas articulares (cartilagem e ossos vizinhos) e junta-articulares.

Uma característica da Artrite Reumatóide é a rigidez matinal. Após uma noite de sono, os pacientes amanhecem com importante dificuldade em movimentar as articulações, a qual permanece por mais de 1 hora. Alguns pacientes queixam-se de mal-estar, fadiga e dor muscular que podem acompanhar ou anteceder a artrite. Rigidez matinal e fadiga no final da tarde são usados para avaliar a atividade da doença.

As alterações destrutivas articulares são variáveis em um mesmo enfermo e entre a população com Artrite Reumatóide. Há casos bastante benignos e com alterações discretas ou ausentes e outros em que as deformidades instalam-se progressivamente e tornam-se extremamente graves mesmo com tratamento adequado. Raramente ocorre inflamação do músculo. Por outro lado, inflamação articular e desuso são causas obrigatórias de hipotrofia muscular. Medicamentos de uso habitual na Artrite Reumatóide como corticóides e antimaláricos podem ser causa de fraqueza muscular e, às vezes, é difícil distingüir entre as manifestações da doença e as dos medicamentos.

É comum o comprometimento das raízes nervosas periféricas. Quando somente as raízes sensitivas são atingidas o sintoma é formigamento ou queimação, como se o paciente estivesse usando luvas ou botas e o prognóstico é bom, ao contrário dos casos menos freqüentes de neuropatia motora. Também são comuns as neuropatias por compressão devido à inflamação e proliferação do tecido articular. O sintoma mais comum é formigamento nos dedos polegar, indicador e médio devido à compressão do nervo mediano ao nível do punho.

A associação de Artrite Reumatóide com aumento do volume do baço, anemia, queda de glóbulos brancos e outras manifestações da doença chama-se síndrome de Felty. Inflamações ao redor das unhas não são raras e têm boa evolução. Os pacientes com Artrite Reumatóide grave podem apresentar áreas extensas de vasculite cutânea provocando úlceras de difícil controle.

Tratamento com Plantas Medicinais do Cerrado

Utilizamos no tratamento da artrite reumatóide, a fórmula Santa Branca + Mikania sp + Tintura de Acácia.

A Santa Branca e a Mikania são utilizadas na forma de pó (cápsulas) e a Acácia na forma de tintura, já que o princípio ativo desta planta encontra-se na parte central do caule da planta e é uma goma, o que fica muito difícil de desidratar e triturar para transformar em pó.

Problemas gástricos: grande número de pessoas com problemas de artrite tem apresentado também problemas no estômago, devido ao uso contínuo de anti-inflamatório. Temos associado ao tratamento da artrite, duas plantas para recuperação do estômago: Erva Pombinha + Falsa Bomba.

Informações sobre tratamento em todo o Brasil, acesse www.saraecura.com.br

Texto revisado por Cris


por Mauricio Alves Gomes   
Engenheiro Agrônomo, fitoterapeuta, Acupunturista e Terapeuta Homeopata.
Lido 7995 vezes, 61 votos positivos e 0 votos negativos.   
E-mail: magom_55@yahoo.com.br
Visite o Site do autor

Gostou deste Artigo?
Sim Não    
Imprimir
este Artigo
Enviar para
um amigo
Outros Artigos
deste autor


© Copyright 2000-2014 SOMOS TODOS UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
PRINCIPAL ARTIGOS
LOGAR PRODUTOS
ASSINAR SERVIÇOS
PARTICIPANTES EVENTOS