AUTO-ANÁLISE: CHAVE PARA A MAESTRIA DA VIDA

Autor Jaqueline Macedo - jaquemacedo@uol.com.br


Segue um texto do Mestre Yogananda para reflexão.:

" Deixe-nos abandonar o confinamento do ego e refletir sobre os vastos campos do progresso espiritual. (...) A iniciativa de assumir o seu mais importante dever desta vida está quase sempre enterrada embaixo dos entulhos dos hábitos humanos. Vocês devem se libertar das influências embrutecedoras e começar a plantar as sementes do sucesso que vocês desejam. A vida vale a pena quando vocês estão executando o trabalho mais essencial, que é encontrar o sentido e os verdadeiros valores da sua existência.
O homem deveria se instruir pelo filme cósmico da vida. Ele não nos é mostrado sem razão.

À cada dia observamos diferentes cenas e cada dia possui sua lição. Vocês estão destinados a aprender a lição concentrando-se no supremo propósito da existência humana: o de conhecer Quem está por trás de suas vidas.

Sem auto-análise o homem leva uma vida robotizada; milhões de pessoas nunca analisam a si mesmas. Mentalmente elas são produtos mecanizados da fábrica dos seus ambientes, preocupadas com café-da-manhã, almoço, jantar, trabalho e dormir, e indo daqui para ali para se divertirem. Elas não sabem o porquê ou o que estão procurando, nem porque nunca atingem completa felicidade ou satisfação duradoura. Ao fugir da auto-análise as pessoas acabam se transformando em robôs, condicionadas por seus ambientes. A verdadeira auto-análise é a maior arte do progresso.

Todos devem aprender a analisar desapaixonadamente a si mesmos. Relacione diariamente seus pensamentos e aspirações. Descubra o que você é - não o que imagina que seja! - porque você deseja fazer de você mesmo o que você deve ser. Muitas pessoas não mudam porque não enxergam os seus próprios defeitos.

Todo mundo é resultado de sua hereditariedade e ambiente. (...) O seu ambiente é o resultado da sua verdadeira hereditariedade – as peculiaridades e desejos adquiridos por você em vidas passadas. Esta hereditariedade de encarnações passadas lhe levou a nascer na família e ambiente específicos nos quais agora você se encontra.(...)

Peculiaridade de vidas passadas nos influencia atualmente
(...) Cada pessoa de uma família é um espírito individual que trás os seus traços distintos de vidas passadas. Considerando que sempre existe alguma semelhança em família proveniente da hereditariedade biológica, mesmo assim cada pessoa é diferente em caráter.(...)

Apesar disso o homem é o arquiteto do seu próprio destino. Pode-se muitas vezes se prever o que alguém será na próxima vida através da análise dos seus interesses e hábitos atualmente dominantes.

Qualquer coisa que você tenha feito, você pode desfazê-la (...)
Nós podemos nos modificar muito rapidamente com uma forte determinação; (...) ninguém pode mudar sem esforço, ou em poucos minutos, os padrões de hábitos de anos. Para erradicar um hábito antigo você deve aplicar a força total de sua determinação na ação oposta até que que o mau hábito seja extirpado. Muitas pessoas não possuem a necessária paciência.
Mas todos devem se sentir encorajados por esta verdade: qualquer coisa que vocês tenham criado ou feito, vocês podem desfazer.

O pensamento produz todas as coisas no universo (...) Tudo no universo é pensamento materializado. (...) Os aspectos físicos e mentais do homem são intrinsecamente relacionados. (...) Seus pensamentos e emoções são afetados pela sua condição física.

Uma fraqueza dos órgãos gera um correspondente efeito de enfraquecimento no poder mental(...) A mente influencia mais o corpo do que vice-versa, mas a química do corpo influencia constantemente a mente. Corpo e mente são interdependentes.

Mude a sua atitude mental!

Vocês devem manter em mente, entretanto, que não é sábio negligenciar o corpo. Devemos comer alimentos apropriados preferencialmente a alimentos inadequados. E se vocês precisam viver com pessoas que te deixam nervoso, bem, então seria melhor mudar de ambiente. Mas seria melhor ainda se vocês conseguissem mudar as suas atitudes mentais, desta forma não sendo mais pertubados pelas ações de terceiros. Mudem a vocês mesmos, e vocês poderão viver em paz e felicidade em qualquer lugar.

A maior parte do mundo é como um hospital psiquiátrico. Muitas pessoas são doentes de inveja, outros de raiva, ódio e paixão. Elas são vítimas dos seus hábitos e emoções. Mas vocês podem fazer de seus lares lugares de paz.

Analisem a vocês mesmos. Cada emoção se reflete no corpo e na mente. Inveja e medo empalidecem o rosto, o amor o faz brilhar. Aprendam a ser calmos e vocês serão sempre felizes.

Então lembrem-se, independentemente do tipo de ego que vocês possuam, do tipo de personalidade que vocês estejam tentando expressar, vocês devem fazer um esforço de analisar as suas verdadeiras naturezas e tentar desenvolver suas melhores qualidades.(...)

Aqueles que são produtos do ego material sofrem muito e desnecessariamente. Essas pessoas devem aprender o autocontrole, de outra forma são como pedaços de matérias em ação - elas têm que fumar várias vezes ao dia, elas têm que comer certos tipos de comida e sempre ficam com dor de cabeça caso não almocem, e elas somente conseguem dormir em determinados tipos de cama.

Tudo bem em usufruir dos confortos, mas sem ser escravo dos mesmos. As condições para a felicidade: vida plena e pensamentos superiores. Uma vida plena e pensamentos superiores devem ser as suas metas. Aprendam a levar todas as condições de felicidade dentro de vocês, meditando e sintonizando suas consciências ao sempre-existente, sempre-consciente e ao sempre-novo regozijo que é Deus. A sua felicidade nunca deve ser submetida a qualquer influencia exterior. A despeito do que seu ambiente seja, não permita que a sua paz interior seja por ele tocada.(...) Seja capaz de fazer as coisas quando e porque você deva fazê-las e evite fazer coisas que você saiba serem prejudiciais - essas são as chaves para o real sucesso e felicidade.

Não mantenha a sua mente engajada em muitas atividades. Analise o que você delas obtém e veja se elas são realmente importantes. Não perca o seu tempo. Ler um bom livro lhe acrescenta muito mais que assistir filmes. Sempre digo: Se você ler por uma hora, escreva duas no seu diário espiritual; e se você escrever por duas horas, pense três horas; e se você pensar por três horas, medite o tempo todo. Independente de onde eu vá, sempre mantenho continuamente a minha mente na paz de minha alma. Você também deve sempre focar a sua atenção no Pólo Norte do regozijo espiritual. Então ninguém vai atrapalhar o seu equilíbrio.

Lembre-se, se a cada dia você não se tornar uma pessoa melhor do que a que você foi no dia anterior, então você estará andando para trás - em saúde, em paz mental e em satisfação espiritual. Por que? Porquê você não se exercitou o suficiente no controle de suas ações. Você mesmo constrói os seus hábitos e você pode mudá-los. Se você tem pensado erroneamente, dirija a sua mente para as boas companhias e para o estudo e meditação. Uma mudança de companhia pode fazer uma grande diferença para você.(...)"

Paramahansa Yogananda - A ETERNA BUSCA DO HOMEM, do Guru, pagina 73.


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação:
AUTO-ANÁLISE: CHAVE PARA A MAESTRIA DA VIDA
5 175


Autor: Jaqueline Macedo   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Publicado em 26/07/2004
 

Deixe sua opinião sobre este artigo



Acessar seu Clube STUM
Faça
seu login


© Copyright 2000-2018 SOMOS TODOS UM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso STUM.