Artigo de Andre Lima: Por que repetimos comportamentos que não concordamos? - | Artigos do Clube
 
Por que repetimos comportamentos que não concordamos?  
   

Por que repetimos comportamentos que não concordamos?

Autor Andre Lima - andre@eftbr.com.br


Recebi a seguinte pergunta de uma aluna: você saberia me dizer por que nosso subconsciente nos faz reproduzir comportamentos dos nossos pais que não concordamos? E como podemos nos libertar dessa continuação de padrões familiares?

Por que estamos funcionando, basicamente, no piloto automático. Vou esclarecer melhor.

O nosso comportamento é muito mais influenciado pelo inconsciente, do que pela mente racional. As emoções e crenças influenciam poderosamente o nosso comportamento, e elas estão no nosso inconsciente. Se agíssemos pelo racional, ou seja, pelo consciente, ninguém fumava, nem se drogava, nem comeria mais do que necessita, ninguém procrastinava, não haveria comportamentos destrutivos, nem qualquer tipo de autossabotagem.

Vou dar um exemplo de como isso funciona. Atendi certa vez uma cliente que se comportava de forma extremamente ciumenta e possessiva com o seu namorado. Ela não gostava de se comportar dessa maneira, sofria com isso, mas não conseguia mudar. Investigando um pouco mais sua vida, descobrimos um intenso sentimento de rejeição que tinha da infância por que seu pai não lhe dava a menor atenção. O comportamento ciumento era apenas o reflexo dessa insegurança. Depois que esse sentimento foi identificado, trabalhado e curado, utilizando a técnica da *EFT (técnica para autolimpeza emocional), o comportamento possessivo simplesmente desapareceu.

Quando você não concorda com algum tipo de comportamento dos seus pais, esse não concordar está no nível racional. Mas o que realmente conta é o que você guarda no seu inconsciente, ou seja, suas emoções e crenças. O consciente é bem pequeno, talvez 10%, da nossa mente, enquanto que o inconsciente é vasto, talvez represente 90% ou mais.
Conforme ilustrei no caso da minha cliente, por trás de um comportamento nocivo, sempre existem emoções negativas e crenças limitantes, invariavelmente. Sempre existe algum tipo de medo, culpa, raiva, frustração, tristeza etc.. O comportamento é somente um reflexo dessa negatividade, que está guardada no inconsciente. A nossa forma de pensar e agir passa pelo filtro da carga emocional que nós carregamos e é distorcida por ela.

Pela convivência com seus pais na infância, você acaba adquirindo emoções e crenças parecidas com as deles, e por isso acontece a tendência de se comportar de forma parecida, mesmo que racionalmente você não queira.
Se você cura essas emoções e crenças que estão presas no inconsciente, deixa de haver essa distorção, e mudar o comportamento fica fácil, ou mesmo, o comportamento muda sem que você precise fazer nenhum esforço.
As crenças e emoções é como se fossem os programas que você aprendeu com seus pais e que rodam no seu inconsciente. Quando você limpa esses programas, e a EFT serve muito bem pra isso, o comportamento tende a mudar rapidamente.
Por isso, a melhor e mais rápida forma de se libertar dos padrões de repetição de comportamentos nocivos é curando suas crenças e emoções negativas.

Outro aspecto importante é o seguinte: o nosso inconsciente procura automatizar nossas ações, decisões e formas de pensar e agir pra que fique tudo mais fácil, e que não precisemos gastar energia ao agir.
Pensar sobre o que fazer e agir consome bastante da nossa energia. Quando você vai aprender algo novo, é tudo mais difícil no começo, por que não foi ainda internalizado. Quando se aprende a dirigir, por exemplo, no começo você gasta muita energia pensando em tudo que tem fazer pra dirigir, e é comum que a pessoa fique cansada, por que ela tem que pensar o tempo todo no que fazer.

Por isso, o nosso cérebro quer levar tudo pro nível inconsciente, pois lá tudo pode entrar no piloto automático. À medida que você pratica o ato de dirigir, chega num ponto que você não precisa mais pensar, você apenas dirige, sem esforço mental nenhum.

Você aprende a sua forma de ser e agir com seus pais, através das coisas que eles fazem e dizem, antes que você tenha a compreensão racional que você tem hoje. Com o que você vê e ouve, crenças e emoções limitantes são geradas e impregnadas no seu inconsciente. E, conforme já mencionei, são essas crenças e emoções que comandam a forma como você age e pensa.

Surgem então comportamentos automatizados no nível inconsciente. Mesmo que você saiba racionalmente que um determinado comportamento não é bom, no seu inconsciente a forma de se comportar já está registrada. Então,isso nos leva a repetir as coisas, mesmo que não façam mais sentido racionalmente.
Depois que você se dá conta disso, prestando atenção, você consegue ir desautomatizando o processo e automatizando novos comportamentos e pensamentos mais saudáveis.

Entretanto, o processo mais rápido e efetivo para mudar o comportamento de uma forma natural e definitiva, é, sem dúvida, pela cura das emoções negativas. E eu não conheço nada que seja mais simples e eficiente pra curar essas emoções do que a prática da EFT. Você pode baixar o seu manual e começar de modo rápido a limpar profundamente seus sentimentos negativos.

André Lima

*EFT - Emotional Freedom Techniques - Técnica que ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse este link

Texto revisado




Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   

Autor: Andre Lima   
André Lima é engenheiro e trabalha exclusivamente com autoconhecimento desde 2006. Vem divulgando e esinando em palestras e cursos presenciais e online sobre a EFT - Emotional Freedom Techniques, uma técnica revolucionária, simples e eficaz, para limpeza e cura de todos os tipos de emoções, pensamentos e crenças limitantes.
E-mail: andre@eftbr.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.

Publicado em 26/11/2014
 

Deixe sua opinião sobre este artigo



Acessar seu Clube STUM


© Copyright 2000-2017 SOMOS TODOS UM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso STUM.