Sem mais conceitos  
   

Sem mais conceitos

Autor Marco Moura - marcomoura@dao.com.br


Poder trilhar o caminho da vida sentindo a unidade entre o "eu" e todos os seres é uma grande dádiva. É o objetivo do autoconhecimento, não é? Reconhecer que somos todos um só organismo vivo. O que nos impede de sentir isso? O "eu". "Todos os seres" inclui a todos, sem necessidade de incluir o "eu". Quando digo "eu", automaticamente estou me excluindo. O "eu" é um agente com um ponto de vista particular que automaticamente entra em conflito com outros "eus" que possuem seus devidos pontos de vista e desejos. De acordo com os interesses soberanos do "eu", não é possível estar em paz com outros seres e condições que vão contra a minha visão particular. "Eu" sou o problema.

Imaginamos que se o "eu" é o problema, devemos eliminá-lo para resolvermos a questão de vez. Aí está outro erro. Eliminar pressupõe a ideia de um agente que elimina. Ainda há conflito. O "eu" só existe porque a sua existência está sendo alimentada, seja favorecendo-o ou lutando contra. É apenas um conceito, uma miragem. Não há necessidade de eliminar nada, apenas deixá-lo em paz. Sentir a vida do universo em sua totalidade é aceitar a unidade e entrar em comunhão com a existência. Nada mais é necessário - nem palavras, nem conceitos.

Marco Moura


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação:
Sem mais conceitos
5 2


Autor: Marco Moura   
Marco Moura desenvolve no Centro Cultural do Templo Tzong Kwan (Vila Mariana, São Paulo) atividades para o desenvolvimento integral de corpo e mente através de terapias orientais, meditação e artes marciais. Fisioterapeuta, faz atendimentos de Acupuntura; ministra aulas de Tai Chi Chuan, Kung Fu e Meditação.
E-mail: marcomoura@dao.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.

Publicado em 19/03/2014
 

Deixe sua opinião sobre este artigo



Acessar seu Clube STUM
Faça
seu login


© Copyright 2000-2018 SOMOS TODOS UM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso STUM.