Artigo de Keli Soares: ESCOLHA: Problema ou solução? - | Artigos do Clube
 
ESCOLHA: Problema ou solução?  
   

ESCOLHA: Problema ou solução?

Autor Keli Soares - kelisoares@hotmail.com


Nossa vida é recheada de problemas. Muitas vezes a gente ouve ou mesmo fala: - Nossa, minha vida é só problema! São problemas no trabalho, problemas financeiros, problemas de relacionamento, problemas de saúde, de família, existenciais e assim segue-se uma lista infindável deles. O fato é que eles fazem parte das nossas vidas e normalmente ficamos chateados, xingamos, achamos ruim e dedicamos grande parte do nosso tempo pensando e falando deles e claro aumentando seu poder já que tudo aquilo que damos atenção cresce.Fique tranqüilo, eu não estou propondo que deixe de resolvê-los e que dê as costas a eles como se não existissem, isso seria fuga e provavelmente não daria certo.

O que eu vou propor aqui é uma abordagem mental diferente para esta questão difícil de resolver...

Vamos pensar em problema de outras formas mais produtivas:

1- Problema é a distância de onde você está para onde quer chegar.
2- Problema é uma oportunidade de melhoria.
3- Problema é para nossa vida assim como as fibras são para nossa saúde (este conceito é de Milton Erickson).
4- Problemas são oportunidades de nos tornar melhores, de aumentar nosso know how.
5- Problema é apenas algo que exige uma resposta diferente e criativa.
6- Problema é uma oportunidade de conhecer melhor a situação e saber algo mais sobre ela.
7- Problema é a reeencenação de uma memória equivocada do ego, como definiu Dr. Hew Len.
8- Problema é crise, então, tire o S da palavra e CRIE.
9- Problema é mudança na certa!

"Temos dentro de nós todos os recursos que precisamos para resolver os problemas". Sábias palavras de Milton Erickson. Dentro de cada problema está a solução, ou melhor, as soluções, basta se dar a chance de enxergar essas possibilidades.

Pode ser que você esteja pensando... Keli, mas o meu problema é muito grave, não tem jeito... E eu posso lhe dizer que milagres acontecem todos os dias, "é simples, basta ter fé", como me disse uma amiga querida... Imagine sua mente como uma casa cheia de cômodos, na porta de um deles está escrito: PROBLEMA... Se você acha que sua vida só tem problemas é porque está ficando muito tempo neste cômodo. Tenha coragem de sair e abrir a porta das soluções... Tem um mundo vasto lá fora, um universo de riquezas que está a disposição de todos nós! Ficamos tantas vezes fixados nas dificuldades que não conseguimos visualizar o que está a nossa frente, pronto para nos ajudar... Einstein disse: "Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres e a outra é que tudo é um milagre".

Você sabia que existem mais de duzentas e cinquenta e duas formas de lavar uma louça? Não basta mudar o ponto de vista, precisamos mudar a vista do ponto, mudar a perspectiva, ampliar a consciência e perceber que existem inúmeras e variadas formas de resolver sua questão, você só não as enxergava até agora. Estamos tão acostumados a pensar da mesma forma sobre as coisas que não conseguimos perceber que é preciso mudar de verdade.

Tem uma história que conto em meus treinamentos que ajuda um pouco a perceber quando estamos rígidos e fixados em uma idéia, assim como mostra a necessidade de mudar os padrões mentais.

Então, preste atenção...

A mãe disse para sua filha: - Nunca abra a porta do porão!
A filha obediente não abria a porta do porão.
Um dia, sozinha, a filha resolveu abrir a porta.
Agora responda: O que acha que ela viu???

Nesta parte, as pessoas respondem: ela viu coisas velhas, escuridão, ratos, caixas empoeiradas, móveis, teias de aranha e alguns, que são bem organizados, dizem que ela viu um ambiente limpo e organizado com móveis, ferramentas na parede; outros, na brincadeira, dizem que ela viu o bicho papão, e bem feito, já que desobedeceu...

Mas, na verdade, a história em nenhum momento fala que ela estava na casa, apenas cita que não é para abrir a porta do porão. Quem disse que ela estava do lado de fora dele? Na história, a garota estava dentro do porão... E o que ela viu??? Você pode imaginar e criar à vontade...

Precisamos aprender a ver sob outros aspectos, arriscar a mudança de paradigmas de verdade... Começar a enxergar por outros ângulos...

A solução está aí dentro de você. A chave está em suas mãos. Mantenha uma atitude mental positiva, aprenda com a adversidade, use sua visão criativa. Faça Ho oponopono e limpe essas memórias equivocadas como sugere o Dr. Hew Len (Sinto muito, te amo, por favor, me perdoe, sou grata ou te amo, te amo, te amo, te amo).

Peça ajuda, se achar que é necessário, mas saiba que sempre há uma saída, uma porta, uma janela, uma forma de ver e resolver diferente. "Não existe maior insanidade do que fazer as mesmas coisas todos os dias e querer alcançar resultados diferentes". Einstein mais uma vez nos ajuda aqui.

Confie mais em Deus, na vida, em você, nas pessoas. Imagine o seu problema resolvido mesmo que seja de forma mágica, CRIAR é a maior mágica que podemos fazer, tudo acontece primeiro na mente e toda vez que consegue criar uma imagem nítida na sua mente ela se concretiza. IMAGINE A SOLUÇÃO e quando vier um pensamento negativo sobre isso, falando sobre a impossibilidade... Limpe as limitações mentais, as memórias equivocadas... Purifique... Purifique... Purifique....

E vou terminar este texto com a frase de Goethe:

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e lança sobre ele toda a força de sua alma, todo o Universo conspira ao seu favor".

Lembre-se de manter o amor como uma melodia constante em sua vida!

Eu desejo que comece a enxergar hoje soluções para os problemas e que mais e mais informações de como fazer isso cheguem até você com grande facilidade. Acredite: milagres acontecem.

Com amor,

Keli

Texto revisado


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   

Autor: Keli Soares   
Pós-graduada em Gestão de Pessoas; Graduada em Psicologia; Formação na Abordagem Ericksoniana, Abordagem Estratégica; PNL e Coaching. Psicoterapia, hipnoterapia, terapia breve. Analista de PI (Predictive Índex) – Arquitetura Humana – Brasil. Treinamento e consultoria na área de Gestão de Pessoas.
E-mail: kelisoares@hotmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.

Publicado em 10/01/2012
 

Deixe sua opinião sobre este artigo



Acessar seu Clube STUM
Faça
seu login


© Copyright 2000-2017 SOMOS TODOS UM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso STUM.