Esqueci a senha
 

 
Mitologia pessoal: os arquétipos das histórias
Bookmark and Share

Mitologia pessoal: os arquétipos das histórias

por Marisa Petcov - bruxaqueconta@bol.com.br

                        As civilizações se baseiam em mitos... Joseph Campbell

Um arquétipo é uma forma de pensamento ou de comportamento, um símbolo das experiências humanas básicas, que são as mesmas para qualquer indivíduo, em qualquer época e qualquer lugar. Sendo resultado de uma experiência que foi repetida durante  muitas e muitas gerações, os arquétipos estão carregados de uma forte emoção, que Jung chama de "energia". Essa energia lhe dá o poder de interferir no comportamento do indivíduo e da coletividade. E nesse particular os arquétipos parecem funcionar como os "complexos", mas enquanto os complexos individuais não produzem mais do que singularidades pessoais, os arquétipos criam mitos, religiões e filosofias que influenciam e caracterizam nações e épocas inteiras.

Tomemos como exemplo a ideia de que como todos seres humanos sempre tiveram mãe, a criança já nasce com a capacidade de reconhecer a figura materna e de reagir a sua presença. Essa capacidade é a realização de uma potencialidade herdada, ou seja, é o fruto das experiências passadas da raça humana. Assim Jung vê o inconsciente coletivo: o alicerce genético da personalidade do homem, sobre o qual se constroem o ego, o inconsciente individual e os demais elementos da psique, e chama de arquétipo ou imagens primordiais os seus componentes estruturais.

Assim, podemos dizer que entre os arquétipos do inconsciente coletivo estão o nascimento, a maternidade, o casamento, a morte, o renascimento, o poder, a magia e as respectivas figuras da criança, da mãe, do herói, dos deuses e demônios. Todas essas imagens e figuras arquetipicas estão nos mitos e contos e fadas, embora não sejam percebidas racionalmente pelos ouvintes e contadores. E é evidentemente porque não se dirigem ao inconsciente racional que essas imagens se conservam e se transmitem por muitos séculos, preservando a estrutura primeira da narrativa.

Assim, os arquétipos do nascimento do herói, da iniciação sexual e da passagem para o outro mundo estão nos contos mais conhecidos e apreciados. A personagem principal geralmente é uma criança que enfrenta o problema do relacionamento com os pais, é submetida às provas da vida, situações difíceis que são resolvidas com a ajuda da magia, e chega à maturidade, representada pelo casamento, que será felicidade eterna, o despertar para a luz, depois de um longo período de trevas.

As fadas, detentoras do poder mágico, podem representar a antiga divindade feminina das sociedades matriarcais ou a imagem arquetípica da mãe, com seu lado bom (fada.. é mesmo?) e seu lado mau (bruxa... é mesmo?), a deusa bela e generosa, mas também cruel, de que fala Jung. A princesa, ou moça pobre que se torna princesa, representa o caminho a ser percorrido pela mulher no papel que a sociedade patriarcal lhe reservou: a realização por meio do casamento. Estão aí representados tanto o poder quanto a fragilidade da mulher.

 

Baseado nos livros: Em busca dos contos perdidos, Mariza B. T. Mendes - O homem e seus símbolos, C. G. Jung

 

Marisa Petcov

Numeróloga, Sacerdotisa da Tradição Diânica Nemorensis, Contadora de histórias. Desenvolve um trabalho ligado à pesquisa dos contos de fadas como ferramenta para definir os traços reais da identidade humana. 

Comunicadora do site www.biosegredotv.com.br onde faz o programa Contando histórias e números, todas as segundas-feiras, a partir das 17 horas.

e-mal: bruxaqueconta@bol.com.br

blog: bruxaqueconta.blogspot.com 

Tel.: 9212 81 69 




por Marisa Petcov   
Presidente da Associação dos Místicos e Esotéricos Contatos: 11 2021 6788 / 9 5980 2467
Lido 711 vezes, 4 votos positivos e 0 votos negativos.   
E-mail: bruxaqueconta@bol.com.br
Visite o Site do autor

Gostou deste Artigo?
Sim Não    
Imprimir
este Artigo
Enviar para
um amigo
Outros Artigos
deste autor


© Copyright 2000-2014 SOMOS TODOS UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
PRINCIPAL ARTIGOS
LOGAR PRODUTOS
ASSINAR SERVIÇOS
PARTICIPANTES EVENTOS